Hoax aponta que Batom com chumbo causa câncer

By | 03/09/2013
A foto também não tem nada a ver com câncer. Ela aparece em sites que falam de queilite angular.

A foto também não tem nada a ver com câncer. Ela aparece em sites que falam de queilite angular.

Boato – A oncologista Claudia Pirisi aponta que batons de diversas marcas têm grandes quantidades de chumbo e podem causar câncer nas mulheres.

Há 10 anos circula nas redes sociais, e-mails e blogs um alerta para as mulheres. Assinada pela oncologista Cláudia Pirisi e Dra. Elizabeth Ayoub, o texto (que pode ser lido aqui) mostra uma lista de dez marcas de batons que contêm grandes quantidades de chumbo. O uso do batom poderia causar câncer nas mulheres.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

A lista de marcas de batons com chumbo é Mary Kay, Clinique, Estée Lauder, Shiseido, Red Earth (Lip Gloss), Chanel (Lip Conditioner), Mark America, Motivos, Batom e Avon. A última seria a marca com maior quantidade de chumbo. Junto com a mensagem, aparece uma foto de uma mulher com feridas na boca.

Muitos elementos mostram que o texto é falso. Em relação ao fato dos batons terem chumbo, estudos nos EUA realmente analisam quantidade de chumbo em batons. Porém, a própria agência reguladora do país aponta que os níveis de chumbo encontradas em batons não são nocivos à saúde.

A foto também não tem nada a ver com câncer. Ela aparece em sites que falam de queilite angular. Outras versões do boato também têm fotos de pessoas com herpes labial.

Ao procurar por Claudia Pirisi, encontramos uma médica com este nome na Argentina. Porém, não se encontra nada que relaciona a publicação dela sobre o batom com câncer (exceto o boato). Outra médica citada é a Dra. Elizabeth Ayoub. Existem duas médicas com esse nome no Brasil. Porém, nenhum texto oficial sobre o assunto é encontrado. Detalhe: essa doutora é nutricionista.

Sobre os preços do batom da Red Earth. O texto aponta que os preços baixaram para R$9,90. Ao consultar no site da marca, o preço é de US$18,90. 

Seguindo a lista de incorreções, muitas das marcas citadas sequer existem. Só para citar algumas: Mark América, Motivos e, por incrível que pareça, uma marca chamada Batom. Por fim, o teste citado ao fim do “alerta” parece ser puro senso comum. Não há nenhum estudo que relacione teste com anel de ouro e quantidades de chumbo.

Com tantos indícios, não há como não apontar a mensagem como hoax.

Leia na íntegra o texto que diz que batom causa câncer

One thought on “Hoax aponta que Batom com chumbo causa câncer

  1. Helena

    Adoro o site e as msgs q recebo. Sempre compartilho tudo, principalmente com as pessoas que divulgam as MENTIRAS sem pesquisarem a fonte.
    Obrigada a toda equipe do Boatos.org por desvendar estas estórias.
    Grata

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *