Hoax: água oxigenada clareia os dentes e mata germes

By | 30/09/2013
Conselho de Odontologia desmentiu que água oxigenada deve ser usada para clarear dentes

Conselho de Odontologia desmentiu que água oxigenada deve ser usada para clarear dentes

Boato – A água oxigenada traria muitos benefícios para o tratamento dos dentes. Além de matar os germes da boca, poderia ser usada em tratamento de clareamentos dentais.

Esta é mais uma receita dos “tempos da vovó” que acabou sendo potencializada com a força da internet. Em um texto que circula há muito tempo na web, o autor (desconhecido, claro) cita quais são os principais benefícios do uso da água oxigenada para tratar os dentes.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

No texto, que pode ser lido aqui, o autor começa dizendo que os dentistas “manipulam tudo” pelos meios de comunicação e querem esconder os benefícios da água oxigenada para a saúde dos dentes.

O texto cita 21 utilidades que o produto tem. Dessas, quatro falam do uso do produto na saúde bucal. De acordo com o texto, a água oxigenada ajuda a clarear os dentes, mata os germes da boca, tira os germes da escova de dentes e remove o tártaro.

Além das qualidades na saúde bucal, o texto também fala de outras utilidades do produto como para desinfetar superfícies, tirar chulé, aliviar o nariz, clarear a pele e limpar roupas.

Como era de se esperar, a realidade não é tão linda como o que foi descrito sobre a água oxigenada. Especialistas apontam que o uso do produto na boca pode ser prejudicial à saúde. Neste ano, o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco lançou uma nota falando sobre o assunto. No texto, há a explicação dos riscos do uso do produto. Leia o trecho

A sua utilização sem orientação profissional pode resultar em irritação nos olhos, nariz, mucosa bucal e garganta, processos de inflamação das córneas, eritemas, erupções dérmicas e manchas na pele.

Sobre a questão do clareamento, o Conselho aponta que qualquer tratamento deve ser feito com a orientação de um profissional. Isso acontece porque cada pessoa deve seguir uma indicação específica de concentração de produto clareador. Fazer isso por conta pode prejudicar a saúde. Veja o que diz o texto:

Clarear os dentes deve ser um tratamento realizado sob a orientação de um cirurgião dentista. Os clareadores dentais possuem concentrações, composição e consistência específicas com uso recomendado exclusivamente pelo Cirurgião-Dentista. Receitas caseiras, como esta, podem prejudicar a sua saúde. Existem situações nas quais o procedimento clareador está contra-indicado: gravidez, lactação, predisposição ao câncer, cáries, restaurações infiltradas, problemas periodontais, fraturas, lesões cervicais não cariosas. O uso de substâncias não recomendadas para contato com os tecidos bucais podem gerar lesões gengivais, na mucosa bucal que podem ser carcinogênicas.

Sobre a questão dos germes, a nota aponta que a água oxigena mata apenas alguns tipos. O uso indiscriminado do produto pode causar uma falsa sensação de limpeza e ser prejudicial. Em relação às escovas, o Conselho aponta que não houve nenhum estudo que apontasse para a eficácia da água oxigenada para a limpeza. Veja o que fiz o Conselho:

As pesquisas científicas apontam para uso de outras substâncias como sendo efetivas. E elas devem ser prescritas em casos específicos, de acordo com o grau de comprometimento de cada paciente. Apenas o cirurgião dentista poderá analisar qual será a melhor solução. Ainda assim, substâncias antissépticas têm uso limitado e não substituem a escovação e o uso do fio dental. Ou seja, utilizar a ‘água oxigenada’ pode causar uma falsa sensação de limpeza!

Não existem relatos científicos que comprovem a eficácia da ‘água oxigenada’ na eliminação dos microrganismos envolvidos com a doenças gengivais presentes nas escovas de dentes após a escovação. A contaminação das escovas dentais tem sido alvo de muitos estudos sobre a melhor forma de mantê-la limpa. Porém nenhuma das pesquisas publicadas em bases científicas de impacto menciona o uso do H2O2.

Por fim, o texto aponta que o tártaro só pode ser removido mecanicamente pelo dentista no consultório. A água oxigenada não desmineraliza a placa e logo, não remove o tártaro.

O cálculo dental, também conhecido como ‘tártaro’, consiste em uma formação mineral (calcificação) que se adere ao dente e permite o acúmulo de microrganismos e consequente presença de inflamação gengival (sangramento, inchaço, dor). A remoção do cálculo é realizada mecanicamente pelo dentista em consultório. A ‘água oxigenada’ não solubiliza nem desmineraliza o cálculo. Se você tem cálculo dental, agende uma consulta com o seu dentista para que ele possa avaliar e cuidar da sua saúde.

Esta reportagem do Portal Terra fala sobre problemas que podem ser ocasionados no caso de ingestão de água oxigenada, uma vez que o produto está relacionado com a liberação de radicais livres, que podem acelerar o envelhecimento.

Com isso, chegamos à conclusão de que o uso da água oxigenada não só não é eficaz para a limpeza dos dentes como também pode prejudicar a saúde das pessoas se for feito indiscriminadamente.

Leia na íntegra o texto que fala dos benefícios da água oxigenada

8 thoughts on “Hoax: água oxigenada clareia os dentes e mata germes

  1. Paulo José

    Olá,

    Meu gastro ¨receitou¨ gargarejo antes de deitar e após escovar os dentes com meio copo de água filtrada misturado com uma colher de sopa de água oxigenada 10vl, pois tive muita amigdalite (de repetição) e atualmente tive 2 infecções seguidas na garganta. Tomei 2 antibióticos diferentes e não obtive resultado, o Dr. identificou que trata-se de uma bactéria anaeróbica, portanto ela é suscetível a água oxigenada.

    Reply
  2. gilvan henrique

    agora essa de falar que agua oxigenada pode causar cancer e uma piada!! logico que dentistas inescrupolosos iriam falar mal da agua oxigenada agora o engracado e que ela foi usada nas guerras e salvou muitas vidas falar mal da agua oxigenada e o mesmo que falar mal do ovo que o segundo melhor alimento do mundo!! mas agua oxigenada nao rende dinheiro para dentista mas podem usar que nao vai fazer mal algum agora logico evitem ingerila mas para gargarejos com ante bactericida, antssepico e etc podem usar sem medo algum!! nao vai matar ninguem e nem causar cancer e tem outra coisa barata e exelente para a saude humana o cloreto de magnesio P.A e ainda tem a auto-hemoterapia !! mas essas praticas nao interessam os laboratorios farmaceuticos que faturam bilhoes com remedios caros que na maioria das vezes nao curam nada e so amenizam os sintomas.

    Reply
  3. Rafael

    Claro que irão dizer que é boato, se não os consultorios dentários iriam ficar vazios pois, os preços que se cobra por um clareamento dental é um absurdo.

    Reply
  4. oscar

    Eu comecei a usar a pouco tempo quando vi um comentário no face. E realmente meus dentes Ja estão mais brancos,e olha que estavao bem amarelos…

    Reply
  5. julio cesar carvalho resende

    O engraçado é que quando criança e tínhamos alguma ferida, minha mãe usava a água oxigenada e em 3 dias a ferida cicatrizava…..Será que os dentistas estão com mêdo de não ter pacientes? Que povo mais egoista.

    Reply
  6. Paloma

    Engraçado que meu próprio dentista recomendou água oxigenada para lavar e desinflamar os dentes, quando estes estão atacados pela gengivite.. O meu dentista, e de outras várias pessoas. Para clareamento acho arriscado, mas para tratar infecções e inflamações desde que combinados a antibióticos, sendo que na própria Água Oxigenada tem essa recomendação para tal fm.

    Reply
  7. Vitor Campos

    Posso garantir, por experiência própria, que de facto mata bactérias. Quando tenho a garganta irritada ou inflamada nada melhor, uma tampinha de Água Oxigenada diluída num copo de água e faz bochechos com ela até ao final. Isso é de facto o fim da inflamação da garganta. Experimentem e comprovem.

    Reply
    1. Wagner Ferreira

      Eu também uso como o Vitor e tenho ótima resposta do uso da água oxigenada.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *