Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Água fervida no microondas explode e fere homem de 26 anos #boato

Água fervida no microondas explode e fere homem de 26 anos #boato

Boato – Após ferver um pouco de água no microondas, um homem de 26 anos teria ficado cego parcialmente após olhar para o copo e a água “explodir”.

Esta é uma história que não é impossível de ter acontecido, mas é improvável. O texto (pode ser lido na íntegra aqui) que já circulou muito por e-mails e agora faz sucesso em redes sociais é um relato de uma mãe “desesperada”.

Ela conta que o filho, de 26 anos, esquentou um xícara de café no microondas. Depois de retirar a xícara do forno, ele percebeu que a xícara não estava fervendo. Enquanto menos ele esperava, a água saltou no rosto dele e causou feridas de 1º e 2º grau. Além disso, ele perdeu a visão (parcialmente) do olho esquerdo.

Na continuação do texto, a mãe desesperada diz que um físico explicou de que o fenômeno chamado “superaquecimento” é muito comum e que é preciso tomar cuidado ao ferver a água no microondas. A dica seria colocar um palito junto ao aparelho quando ferver a água.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Vamos aos fatos. A mensagem não é totalmente falsa, mas exagerada. Realmente, é possível a acontecer pequenas explosões de água quando ela é fervida no microondas. A explicação é que, como a água não entra em ebulição dentro do forno, pode acumular energia. Essa energia é liberada no mínimo movimento. A Brastemp explica no site oficial como ocorre o fenômeno e também dá a dica do palito na xícara. Esse vídeo também mostra como o fenômeno ocorreria.

Pelo o que se vê, a explosão até é possível de acontecer. Mas não é tão comum como dito no texto. Há muitas condicionante para a água fervida no microondas explodir. A primeira delas está relacionada ao modelo do eletrodoméstico. Como o fator que causa a explosão é a energia acumulada por falta de movimento, os modelos de forno com pratos giratórios eliminam a chance da “água explodir”.

Este site, especializado em física, mostra também que qualquer trepidação na hora de abrir o microondas já liberaria a força. O mesmo aconteceria com o movimento das mãos. Sendo assim, seria praticamente impossível o homem de 26 anos queimar o rosto na situação narrada.

Procurando na internet sobre o caso, nada sobre esse caso foi encontrado além do próprio texto original (que surgiu em inglês) do hoax. Texto que por sinal, tem todos os elementos de história falsa (falta de fontes, texto vago, erros de português e pedido de compartilhamento).

Com isso, chegamos a conclusão de, apesar da explosão de água no microondas não ser impossível de acontecer, a história é falsa. Mas vamos interpretar que foi “uma mentira” para falar de uma utilidade. Ou seja, com boas intenções.

Leia na íntegra o texto que fala sobre água no microondas

Não é possível comentar.