Governo vai fabricar e distribuir fosfoetanolamina de graça #boato

Boato – Governo Federal vai fabricar e distribuir gratuitamente fosfoetanolamina, remédio que cura o câncer, para pacientes do SUS.

Em tempos de polêmicas no campo político brasileiro muita gente acaba não se inteirando do que rola dos bastidores de outros cenários do país. Na ciência, por exemplo, há meses que muito se discute em torno da fosfoetanolamina, a chamada pílula do câncer.

Boato diz que governo distribuirá pílula do câncer gratuitamente no SUS
Boato diz que governo distribuirá pílula do câncer gratuitamente no SUS

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Pois a suposta cura da doença que só no Brasil, este ano chegará a 600 mil novos casos, divide opiniões. De um lado, pessoas com câncer e familiares exigindo ter acesso à pílula desenvolvida por pesquisadores do Instituto de Química da USP. Do outro, grande parte da classe médica, órgãos reguladores e a indústria farmacêutica defendem a não efetividade da pílula – ou ao menos a falta de provas de que ela realmente funciona.

Seja como for, essa disputa já não importa, uma vez que o Governo Federal vai fabricar e distribuir gratuitamente o medicamento. É isso que uma postagem no Facebook com mais de 14 mil curtidas afirma. Fosfoetanolamina de graça e para todos os pacientes do SUS. Confira:

‘Governo Federal vai fabricar e distribuir gratuitamente para os pacientes do SUS.

Vamos compartilhar porque se esperar as redes de tv divulgarem, ninguém ficara sabendo..’

E mais, a afirmação acima acompanha um banner com os seguintes dizeres:

‘TOMARA QUE VOCÊ NUNCA PRECISE DA FOSFOETANOLAMINA. NÓS PRECISAMOS E VOCÊ NÃO PERDE NADA SE APOIAR NOSSA CAUSA.FOSFOETANOLAMINA CURA O CÂNCER. INFORME-SE. APOIE’

Apesar das acusações de complô da mídia, é exatamente por ela que sabemos que essa história de remédio é falsa. Desde que veio à tona, a imprensa tem falado frequentemente sobre o caso do medicamento desenvolvido na USP. No entanto, não há nenhuma (nenhuma) notícia de que o Governo Federal fabricará a pílula. Fato estranho, já que quando o Governo anunciou o repasse de R$10 milhões para pesquisas sobre a fosfoetanolamina, saiu em todo lugar.

Sobre o banner, ele não tem nada a ver com anúncios do Governo ou distribuição de pílulas no SUS. Foi criado como uma corrente de apoio ao uso da fosfoetanolamina e tem sido compartilhado em vários perfis do Facebook e contas no Instagram.

No fim das contas, a informação mais recente e relevante a respeito desse assunto é que três laboratórios escolhidos pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação iniciaram seus testes com a pílula. Os estudos demorarão ao menos dois anos e não há previsão para distribuição ou comercialização da fosfoetanolamina.

Qualquer versão contrária é #boato.

2 comentários em “Governo vai fabricar e distribuir fosfoetanolamina de graça #boato

  • 05/03/2016 em 11:06
    Permalink

    O Caelyx passou por testes clínicos e tem estado em uso em vários países há algum tempo. Sua fórmula e mecanismo de ação são diferentes dos da fosfoetanolamina sintética. O composto contendo fosfoetanolamina é listado como ingrediente não medicinal, parte do meio de que o medicamento precisa para poder ser transportado e oferecido ao paciente. Possivelmente nem se torne bio disponível para o paciente. Aliás, a fosfoetanolamina tem outros usos na indústria. Apenas, como apontado pelos pesquisadores da USP, não em estado tão puro quanto o que eles desenvolveram. Veja http://www.medbroadcast.com/Drug/GetDrug/Caelyx
    Quero muito que a fosfoetanolamina sintética prove nos testes clínicos tudo aquilo que esperamos dela, mas toda medicação passa por testes clínicos antes de poder ser oferecida ao público.

    Resposta
  • 19/01/2016 em 09:53
    Permalink

    Médicos oncologistas do Sírio Libanês – SP sempre negaram que receitavam fosfoetanolamina para seus pacientes. Será ?

    Veja https://www.facebook.com/deiseilha/posts/1185608734785856

    Nessa mesma postagem, médico receita fosfoetanolamina sintética para médico.

    ANVISA liberou CAELYX que contém FOSFOETANOLAMINA: http://folhanobre.com.br/2016/01/15/bomba-descoberta-trapaca-da-anvisa-ela-nao-quer-liberar-cura-do-cancer-pelo-fosfoetanolamina-mas-liberou-caelyx/18025

    A Fosfoetanolamina será liberada, nem que tenhamos que sintetizá-la em casa em baldes !

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)