Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Febre amarela é uma farsa criada pelo governo para vender vacina #boato

Febre amarela é uma farsa criada pelo governo para vender vacina #boato

Boato – Febre amarela é uma farsa criada pelo governo para vender vacina vencida e desviar recursos públicos.

Há boatos que se “transformam” e acabam se tornando um novo viral da internet. Isso pode levar meses, às vezes um pouco mais ou até menos de um dia. Aliás, se tem um tipo de boato que tem se transformado e repetido é o da febre amarela.

No caso de hoje, vamos falar de um vídeo e um novo falso alerta sobre a febre amarela. O vídeo apontaria que a febre amarela é uma farsa criada pelo governo para desviar recursos públicos. Em outra publicação, a mensagem apontaria que, na verdade, estaria acontecendo uma “campanha massiva no Brasil, pois o governo está com estoque alto e não quer ter prejuízo se a validade vencer”. O texto aponta ainda que a “vacina não é segura” e que não possuiria comprovação clínica. Confira o texto e o vídeo:

Está acontecendo uma campanha massiva no Brasil, pois o Governo está com estoque alto e não quer ter prejuízo se a validade vencer, jogar fora sai mais caro que vacinar o povo pelos exigências de descarte adequado para não contaminar o meio ambiente. Também tem os lucro$ obtidos da BigPharma se bater a meta… Negócios, sempre negócios!!! Esta vacina não é segura, alguns meses atrás houve alerta para suspender, agora estão fazendo terror no povo de novo falando que encontraram macacos mortos pra lá e pra cá… Não tomem!!!…

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Muitas vezes burlam as normas de descarte de vacinas vencidas, com vírus, material bio-contaminante, verdadeiras armas bioquímicas, levando para descartar na costa da Africa, dai lá um monte de gente fica doente, e eles lucram de novo, vendendo vacinas!!! As tais doses fracionadas é parte de um programa de experimentação e estão usando o povo do Brasil como cobaias!!! Não oferece eficácia, nem segurança!!! Não tem comprovação clínica!!! Muito cuidado!!!”

Febre amarela é uma farsa criada pelo governo para vender vacina?

A mensagem e o vídeo se espalharam feito pólvora no WhatsApp. Mas será mesmo que a febre amarela é uma farsa criada pelo governo para vender vacina? A resposta é não. Vamos aos fatos.

O caso é resolvido com um pouco de lógica e pesquisa. No vídeo, o interlocutor confia na tese de que “o governo sempre solta um mosquito para vender vacina”. O primeiro exemplo citado é a cólera. Pois bem, a cólera não é transmitida por mosquito (pasmem!). A transmissão acontece através da água, alimentes e talheres contaminados pelo Vibrio cholerae e, ao contrário do que se imagina, não possui vacina. Além disso, o surto no Brasil ocorreu no período anterior ao governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

A gripe suína, que também foi citada no vídeo, não é transmitida por um mosquito. Na verdade, a doença possui genes de vírus que podem atingir suínos, aves e humanos. A transmissão acontece pelo ar ou pelo contato direto com secreções de pacientes infectados. E mais: não foi um surto só no Brasil. Em 2009, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou uma pandemia global da gripe suína.

Sobre a dengue e a chikungunya, em nenhum dos casos houve vacinação massiva. A vacina contra a dengue foi registrada no Brasil em dezembro de 2015, e começou a ser vendida apenas na rede privada, em agosto de 2016.  A vacina contra a chikungunya ainda está em fase experimental. Só isso já é o suficiente para provar que o pastor não está tão preparado para falar sobre esse assunto. Ou seja, não dá para acreditar que a acusação dele seja baseada em fatos, pelo menos, não nos fatos apresentados no vídeo.

Agora, vamos ao texto. O primeiro ponto está na própria mensagem. Afinal, o texto faz parte de uma história comprovadamente falsa. Só isso já faz o texto perder a credibilidade.

Além disso, não faz sentido a tese de que o governo tenha um estoque alto e está para vencer. Aliás, não faz o menor sentido a tese de que “é mais barato vacinar todo mundo do que jogar fora”, já que envolve gastos e uma mobilização grande. Tampouco faz sentido o governo fracionar a vacina se quisesse acabar com o estoque.

Por fim, não é a Big Pharma que produz vacina para o governo. Na verdade, é a Fiocruz. Inclusive, a própria Fiocruz divulgou um alerta sobre os boatos envolvendo a febre amarela.

Logo, chegamos à conclusão que, assim como no vídeo, o texto que aponta que a febre amarela é uma farsa criada pelo governo para vender vacina está cheio de informações equivocadas, o que nos leva a crer que se trata de mais um #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.