Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Farinha de trigo serve para tratar queimaduras #boato

Farinha de trigo serve para tratar queimaduras #boato

Boato – Para tratar queimaduras graves coloque farinha de trigo na pele, ela não deixa manchas e evita a formação de bolhas.

Brincar com fogo é coisa séria, e quando não é brincadeira a seriedade é maior ainda. Afinal, acidentes domésticos envolvendo fogo acontecem aos montes no Brasil, grande parte das vezes tendo crianças como as principais vítimas.

Assista ao desmentido em vídeo

Como resultado desses constantes acidentes, as queimaduras domésticas estão entre as causas mais populares de entradas em prontos-socorros. E o que acaba sendo comum também são os “remédios” caseiros para acidentes desse tipo. Quem nunca ouviu dizer que para queimaduras tem que passar pasta de dente? Ou maisena? Ou então borra de café?

A lista é criativa e se vê mesmo de quase tudo. Na internet, porém, estão dizendo que uma nova receita é infalível. Segundo uma corrente que vem sendo compartilhada o remédio mais eficaz contra queimaduras graves é farinha de trigo. Conforme as informações, a farinha de trigo age de forma tão poderosa que não deixa bolhas nem manchas na pele queimada. Confira:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

FARINHA DE TRIGO.  Uma vez eu estava cozinhando milho verde e quando coloquei o garfo na água fervendo para ver se o milho estava pronto, sem querer, acabei queimando a mão toda com água fervendo… Um amigo meu que era veterano de guerra no Vietnam, estava lá em casa e ele me perguntou se eu tinha e onde estava a farinha de trigo…

Eu mostrei a ele, que tirou o pacote e enfiou minha mão inteira dentro e disse pra eu conservar a mão na farinha por 10 minutos, o que eu fiz. Diz ele que, no Vietnam, um camarada estava incendiado e, no pânico, os companheiros jogaram um saco de farinha nele todo, o que apagou o fogo, isto não só apagou o fogo, mas ele não teve nem sequer um bolha!!!

Encurtando a estória, eu pus minha mão no saco de farinha por dez minutos, e quando a retirei não tinha nem uma mancha vermelha nem bolha e NEM DOR ALGUMA!!! Agora, eu mantenho um pacote na geladeira e toda vez que me queimo eu uso a farinha e NUNCA tive uma bolha nem cicatriz nem nada. A farinha gelada é melhor ainda do que a com temperatura ambiente.

Mantenha um saco de farinha de trigo na sua geladeira, você ficará feliz de assim ter feito, eu que o diga. Experimente e verá que é verdade. Lembre de pôr a parte queimada diretamente na farinha, não enxague em água fria primeiro. DIRETO NA FARINHA POR DEZ MINUTOS E VOCÊ > EXPERIMENTARÁ ESTE MILAGRE. Fundação UCS – Hospital Geral de Caxias do Sul

Farinha de trigo serve para tratar queimaduras?

A sabedoria popular é muito válida, há que se respeitar e cuidar para que ela seja passada adiante. Mas existe uma diferença bastante perceptível entre sabedoria popular e invenção sem sentido. O caso de hoje se encaixa exatamente nesse segundo grupo – é invenção, é mentira, simplesmente não tem lógica alguma.

Primeiro, não existe um manual de tratamento, um estudo, uma pesquisa sequer que tenha indicado farinha de trigo como um remédio eficiente no caso de queimaduras. Simplesmente não há menção alguma na internet a não ser as replicações dessa corrente.

Depois, essa história de farinha de trigo em feridas causadas por fogo não é recente. Circula a internet há um tempo e vem sofrendo modificações desde sua origem. Inicialmente, se espalhou por e-mail que o ideal era tratar casos de queimadura com flúor (IMAGINEM A DOR). A versão original surgiu em inglês e vinha com o mesmo “mimimi” de acidente na cozinha e um amigo atencioso que teve uma ideia brilhante. O site Snopes, por exemplo, desmentiu essa balela em 2015.

E, como se não bastasse tudo que já foi exposto, o próprio Hospital Geral de Caxias do Sul inocentemente envolvido nessa corrente falsa se pronunciou sobre o “santo remédio”. A instituição postou uma nota esclarecendo que não divulgou informação alguma que indicasse o uso de farinha de trigo para queimaduras. Aqui a imagem:

Nota do hospital esclareceu parte da balela sobre a farinha de trigo
Nota do hospital esclareceu parte da balela sobre a farinha de trigo

Resumindo a obra, não usem farinha de trigo em queimaduras porque essa história é balela total e das sérias. Afinal, porque brinca com saúde. Em caso de queimaduras leves apenas lave o local com água corrente para abaixar a temperatura da área queimada. Para os casos graves, procurem um pronto-socorro. Essa é a única verdade sobre esse assunto. Todo o resto é boato e ignorância.

PS: Esse artigo foi uma sugestão dos leitores Edison Petito, Adelino BM e diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.