Boato sobre Fanta Uva alerta para câncer e problema nos rins

By | 22/07/2013
Boato dá conta que Fanta Uva causaria câncer

Boato dá conta que Fanta Uva causaria câncer

Boato – Beber Fanta Uva causaria problema nos rins e tumores no reto

Um boato criado no início dos anos 2000 periodicamente volta à internet. Trata-se da história da popular bebida que pode levar alguém à morte. Neste boato, o “veneno” da vez é a Fanta Uva (refrigerante de uva da Coca-Cola). De acordo com o texto que circula na web, o refrigerante causaria problemas nos rins e tumores no reto.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

O boato da Fanta Uva surgiu no ano de 2006, mas em julho de 2013 voltou a ser compartilhado no Facebook. Uma das postagens que alertava para o perigo teve nada menos do que 20 mil compartilhamentos em 12 horas. Leia a mensagem que tem circulado na rede social:

ALERTA GERAL ATENÇÃO” FANTA UVA!!!!

A propaganda parou…

Porque??????? Reparem… a propaganda quase não se vê mais na mídia… Por que será???

Estamos repassando o e-mail abaixo para conhecimento e prevenção, principalmente para aqueles que bebem este refrigerante: Fanta Uva.

Este e-mail está sendo repassado dentro do Hospital que trabalha uma pessoa amiga.

Fato já está confirmado: Vinte e três pessoas já passaram pelo Hospital das Clínicas com um mesmo sintoma: falta de atividade renal e o aparecimento de tumores no reto. Todos os internados relataram o começo das dores e a conseqüente internação após ingerirem altas doses de Fanta Uva.

Pesquisas realizadas pelo renomado Instituto Fleury, apontaram grande quantidade de Fenofinol, almeido e Voliteral, substâncias tóxicas e que causam, respectivamente, a má atividade dos rins e câncer.

Segundo Dr.Paulo José Teixeira, formado pela USP e especialista em Toxicologia, as pessoas não devem ingerir mais o citado refrigerante.

A Direção da Coca-Cola já assumiu sua culpa e prometeu indenizar os pacientes e todos aqueles que venham a se contaminar com o refrigerante.

Lembre-se: Divulgar a todos de sua família, é a consciência de cada um que deve decidir, mas a nossa deve estar tranqüila.

….

Por favor não deixem de repassar esta mensagem para todos que vocês conhecem….

Boato sobre perigos da Fanta Uva é falso

O consumo de refrigerantes em excesso pode sim causar problemas de saúde em longo prazo. Afinal, pode causar obesidade e acarretar em doenças como o diabetes. Porém, afirmar que a Fanta Uva causa câncer já é exagero. Mesmo que a mensagem tivesse nexo, muitos indícios a apontam como hoax. Vamos a eles:

– Ao procurar no Google sobre o assunto, não se vê nenhum artigo em sites de notícias. Um fato como o do suposto câncer em massa esse viraria notícia facilmente.

– A mensagem é escrita com linguagem extremamente coloquial com muitos pontos de interrogação, três pontos, erros no uso de maiúsculas e minúsculas e falhas de pontuação.

– As substâncias Fenofinol, Almeido e Voliteral, que foram citadas como responsáveis pelas doenças, não existem.

– Ao contrário do que foi citado, a Coca-Cola não reconheceu o problema. Inclusive, a empresa mantém uma nota no site oficial sobre os boatos relacionados à Fanta Uva.

6 thoughts on “Boato sobre Fanta Uva alerta para câncer e problema nos rins

  1. Gorete

    Eu acho sim que todos os refrigerantes fazem mal sim porque eles nos viciam como as drogas viciam as pessoas . Eu tenho muito medo principalmente porque tenho um neto de dois anos e ele não quer comer sem refrigerante mas quando ele está comigo eu não dou eu substituí por suco de gelatina que acho saudável .

    Reply
  2. Ivete Ferreira

    Estranho que o alvo dos boatos sejam sempre os produtos da “coca cola”. Todos sem sustentação científica. Haja paciência com estes “boateiros”!

    Reply
  3. Maria da luz de Paula

    É verdade mesmo que a Coca-Cola da problemas nos rins, conheço um caso de uma pessoa que ficou com esse problema, mas ela substituía a água pela Coca-Cola.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *