Dráuzio Varella alerta que mamografia causa câncer na tireoide #boato

By | 05/10/2016

Boato – Dráuzio Varella disse, na quarta-feira, que o câncer na tireoide é causado por radiografia dentária e mamografia. Manta seria solução, mas máfia médica não quer.

Agora, em outubro de 2016, completam três anos e quatro meses que estamos nesta brincadeira de caçar boatos na internet. Neste período, a gente já desmentiu boato de tudo que é tipo. Mas um dos mais recorrentes são aqueles “das antigas” que voltam com uma roupagem nova.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Dráuzio Varella diz que mamografia causa câncer, diz boato

Dráuzio Varella diz que mamografia causa câncer, diz boato

Em 2013, desmentimos uma história que apontava que exames de mamografia causavam câncer na tireoide. À época, o texto que apontava para os “perigos” do exame citava como fonte o “Dr. Oz” e era um texto que circulava por e-mail. Os tempos passaram e as coisas mudaram. Agora, a história fala em Dráuzio Varella e é reforçado por um vídeo no WhatsApp. Leia e assista:

Olha que absurdo. Na quarta-feira, o Dr. Varela fez um programa mostrando o porquê do câncer da tireóide está se expandindo rapidamente entre as mulheres. Ele afirmou que possivelmente possa ser um resultado das radiografias dentárias e das mamografias. No avental que protege os radiologistas odontológicos, há uma pequena PESTANA que pode ser levantada e encostada ao pescoço (cobrindo a glândula tireóide). Normalmente não é usada.

Há também um PROTETOR de Tireoide para uso durante as mamografias… mas é necessário pedi-lo ao radiologista. Agora vem o comentário. Ontem, coincidentemente, fui fazer uma mamografia e perguntei ao técnico pelo protetor de tireóide e completamente seguro de si, ele o tirou de uma gaveta. Perguntei-lhe : Por que voce não me ofereceu espontaneamente? E ele respondeu: “Não sei, mas basta pedi-lo”. ABSURDO!!

Eles sabem, mas sao orientados pelos patroes da Mafia Medica a nao oferecerem para diminuir custos. Agora eu me pergunto: como é que eu me lembraria de pedir, se não tivesse visto aquele programa? Agora, voce que esta lendo ja sabe, espalhe e exija os seus direitos!!

Compartilhe esta informação com suas AMIGAS e AMIGOS, peçam para que ELES tb ajudem a divulgar para suas mães, irmas, primas, esposas, namoradas, vizinhas, amigas, enfim!! E que eles peçam para todos fazerem o mesmo e divulgar Tb pelas ruas, trabalho, etc. Quanto maior número de mulheres informadas, mts vidas serao poupadas!!

Dráuzio Varella falou em câncer da tireoide, exame de mamografia e máfia médica?

A pessoa que estava no vídeo mostrou ter bastante coragem de mostrar o rosto. Normalmente, quem espalha este tipo de informação (mesmo com boas intenções) se esconde atrás de áudios no WhatsApp. Apesar da coragem e da convicção (que chega a dar impressão que se trata de uma experiência pessoal) a história é falsa.

Como falamos anteriormente, este mesmo texto circulava como do Dr. Oz e há muito tempo. Então, não há como uma pessoa ter visto o Dr. Dráuzio falar sobre isso. Até porque ele fala o oposto disso quando se trata de mamografia. Assiste o vídeo aí:

Varella aponta que o exame é uma das grandes armas contra o câncer de mama já que consegue verificar tumores em tamanho bem menos do que um exame de toque. Ele recomendou que o exame deve ser feito a partir dos 40 anos. Se a mulher tem casos na família, a partir dos 30.

Ok. Dráuzio não disse nada sobre câncer e mamografia. Mas afinal, há riscos? A resposta é não. Para solucionar o caso de fato, releia o nosso desmentido lá de 2013. Está logo abaixo:

Após o boato se tornar popular na web, o Instituto Oncoguia lançou uma nota falando sobre a relação mamografia e câncer de tireoide. De acordo com o instituto, os níveis de radiação no exame são ínfimos e não chegam a expor paciente ao risco de câncer. Além disso, o Oncoguia explicou que o uso do protetor de tireoide não é recomendado para o exame, pois poderia atrapalhar no diagnóstico. Se isso acontecesse, a paciente teria de fazer um novo exame e ficaria exposta por duas vezes à radiação.

O site News-Medical endossa o argumento de que a mamografia não causa câncer de tireoide. Para o site, a radiação exposta no exame é equivalente à meia hora de exposição ao sol. Sendo assim, um exame anual não causaria riscos às mulheres. Por fim, o próprio NY Times também tocou no assunto neste artigo. O resultado é tranquilizador.

Deu para se convencer que a história é definitivamente falsa. Não importa se com o Dr. Oz ou com Dráuzio Varella como “fonte”. Por isso, aproveite o Outubro Rosa e vai fazer o seu exame. Só cuidado com os boatos de exames gratuitos.

Esse artigo foi uma sugestão da leitora Larissa Lari. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

5 thoughts on “Dráuzio Varella alerta que mamografia causa câncer na tireoide #boato

  1. Luzia Pedular da Silva Lemes

    Pode até ser que seja boato o fato de Dr Drauzio dizer isso, mas há documentários, palestras e vídeos de Dr Lucy kerr sobre a farsa da mamografia ( Inclusive que médicos dos EUA sabem da ineficácia da mamografia tanto para prevenção como para diagnóstico, mas são proibidos de divulgar devido aos interesses econômicos…). A quem se interessar é só pesquisar.(isso não é boato)

    Reply
  2. Rosemary

    Porque o Dr. DRAUZIO até hoje não veio á públco e desmentiu o video? Afinal está sendo usado o nome dele para uma inverdade.

    Reply
  3. Sil

    Se não tem perigo, por que então existe a proteçao para ser usada qdo se faz os exames citados no assunto?

    Reply
    1. Tiago Simas

      Não existe proteção alguma que deva ser utilizada. O protetor de tireóide, aventais de chumbo, óculos plumbíferos, são equipamentos de proteção para os profissionais técnicos de radiologia e outros que possam a vir a se expor à radiação ionizante. Nenhum equipamento deve ser usado por paciente, pois, como o Instituto Oncoguia afirmou, esses equipamentos bloqueiam a passagem de radiação pelo corpo, e fatalmente vão prejudicar o diagnóstico por imagem.

      O nível de radiação absorvido por pacientes durante qualquer tipo de equipamento de imagem para diagnóstico (raios-x, tomografia, e outros) é tolerado e autorizado pelo CNEN.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *