Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Dráuzio Varella alerta que mamografia causa câncer na tireoide #boato

Dráuzio Varella alerta que mamografia causa câncer na tireoide #boato

Boato – Dráuzio Varella disse, na quarta-feira, que o câncer na tireoide é causado por radiografia dentária e mamografia. Manta seria solução, mas máfia médica não quer.

Agora, em outubro de 2016, completam três anos e quatro meses que estamos nesta brincadeira de caçar boatos na internet. Neste período, a gente já desmentiu boato de tudo que é tipo. Mas um dos mais recorrentes são aqueles “das antigas” que voltam com uma roupagem nova.

Em 2013, desmentimos uma história que apontava que exames de mamografia causavam câncer na tireoide. À época, o texto que apontava para os “perigos” do exame citava como fonte o “Dr. Oz” e era um texto que circulava por e-mail. Os tempos passaram e as coisas mudaram. Agora, a história fala em Dráuzio Varella e é reforçado por um vídeo no WhatsApp. Leia e assista:

Olha que absurdo. Na quarta-feira, o Dr. Varela fez um programa mostrando o porquê do câncer da tireóide está se expandindo rapidamente entre as mulheres. Ele afirmou que possivelmente possa ser um resultado das radiografias dentárias e das mamografias. No avental que protege os radiologistas odontológicos, há uma pequena PESTANA que pode ser levantada e encostada ao pescoço (cobrindo a glândula tireóide). Normalmente não é usada.

Há também um PROTETOR de Tireoide para uso durante as mamografias… mas é necessário pedi-lo ao radiologista. Agora vem o comentário. Ontem, coincidentemente, fui fazer uma mamografia e perguntei ao técnico pelo protetor de tireóide e completamente seguro de si, ele o tirou de uma gaveta. Perguntei-lhe : Por que voce não me ofereceu espontaneamente? E ele respondeu: “Não sei, mas basta pedi-lo”. ABSURDO!!

Eles sabem, mas sao orientados pelos patroes da Mafia Medica a nao oferecerem para diminuir custos. Agora eu me pergunto: como é que eu me lembraria de pedir, se não tivesse visto aquele programa? Agora, voce que esta lendo ja sabe, espalhe e exija os seus direitos!!

Compartilhe esta informação com suas AMIGAS e AMIGOS, peçam para que ELES tb ajudem a divulgar para suas mães, irmas, primas, esposas, namoradas, vizinhas, amigas, enfim!! E que eles peçam para todos fazerem o mesmo e divulgar Tb pelas ruas, trabalho, etc. Quanto maior número de mulheres informadas, mts vidas serao poupadas!!

Dráuzio Varella falou em câncer da tireoide, exame de mamografia e máfia médica?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A pessoa que estava no vídeo mostrou ter bastante coragem de mostrar o rosto. Normalmente, quem espalha este tipo de informação (mesmo com boas intenções) se esconde atrás de áudios no WhatsApp. Apesar da coragem e da convicção (que chega a dar impressão que se trata de uma experiência pessoal) a história é falsa.

Como falamos anteriormente, este mesmo texto circulava como do Dr. Oz e há muito tempo. Então, não há como uma pessoa ter visto o Dr. Dráuzio falar sobre isso. Até porque ele fala o oposto disso quando se trata de mamografia. Assiste o vídeo aí:

Varella aponta que o exame é uma das grandes armas contra o câncer de mama já que consegue verificar tumores em tamanho bem menos do que um exame de toque. Ele recomendou que o exame deve ser feito a partir dos 40 anos. Se a mulher tem casos na família, a partir dos 30.

Ok. Dráuzio não disse nada sobre câncer e mamografia. Mas afinal, há riscos? A resposta é não. Para solucionar o caso de fato, releia o nosso desmentido lá de 2013. Está logo abaixo:

Após o boato se tornar popular na web, o Instituto Oncoguia lançou uma nota falando sobre a relação mamografia e câncer de tireoide. De acordo com o instituto, os níveis de radiação no exame são ínfimos e não chegam a expor paciente ao risco de câncer. Além disso, o Oncoguia explicou que o uso do protetor de tireoide não é recomendado para o exame, pois poderia atrapalhar no diagnóstico. Se isso acontecesse, a paciente teria de fazer um novo exame e ficaria exposta por duas vezes à radiação.

O site News-Medical endossa o argumento de que a mamografia não causa câncer de tireoide. Para o site, a radiação exposta no exame é equivalente à meia hora de exposição ao sol. Sendo assim, um exame anual não causaria riscos às mulheres. Por fim, o próprio NY Times também tocou no assunto neste artigo. O resultado é tranquilizador.

Deu para se convencer que a história é definitivamente falsa. Não importa se com o Dr. Oz ou com Dráuzio Varella como “fonte”. Por isso, aproveite o Outubro Rosa e vai fazer o seu exame. Só cuidado com os boatos de exames gratuitos.

Esse artigo foi uma sugestão da leitora Larissa Lari. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.