Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Dipirona S/500 da Venezuela contém vírus Marburg, que é mortal #boato

Dipirona S/500 da Venezuela contém vírus Marburg, que é mortal #boato

Boato – Cuidado com o novo Dipirona S/500 vindo da Venezuela. Ele contém o vírus Marburg, que é mortal. Repasse a informação para os seus contatos.

Você sabe que o que não falta na internet são dicas sobre medicamentos e tratamentos. O grande problema é que nem sempre as pessoas têm acesso a informações verdadeiras com os “doutores” Google, Facebook e WhatsApp. É o caso da história de hoje.

Circula na internet um alerta que fala que a Dipirona seria a nova inimiga da saúde das pessoas. De acordo com a mensagem, publicada por um blog e viral no WhatsApp, a Dipirona S/500, da Venezuela, teria o vírus Marburg. Leia o texto que circula online:

IMPORTANTE!! DIVULGUE ANTES QUE O GOVERNO TIRE ESSE AVISO DE CIRCULAÇÃO! Novo dipirona importado da Venezuela para o Brasil contêm vírus! Rádio Nacional de Venezuela: AVISO URGENTE!!! Cuidado NÃO TOME o NOVO DIPIRONA que vem escrito S/500. É um novo dipirona importado da Venezuela , muito branco e brilhante, os médicos provam que contêm vírus “Marburg”, considerado um dos vírus mais perigosos do mundo. E com alta taxa de mortalidade.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

*ALERTE SUA FAMÍLIA E SEUS AMIGOS!*‼ Por favor partilha esta mensagem, para todas as pessoas e familiares. E salve vida das mesmas….. Eu fiz a minha parte, agora é a sua Vez… lembre-se que Deus ajuda quem se ajuda fiquem atentos irmãos.. #REPASSANDO

Dipirona S/500 da Venezuela contém vírus Marburg, que é mortal?

Não precisa nem dizer que a história começou a viralizar rapidamente no WhatsApp. Mas será mesmo que é verdade que a Dipirona está contaminada com o vírus Marburg, que é mortal? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Confira o desmentido em vídeo


Não é preciso nem ir muito longe para desvendar esta história. Quem acompanha o Boatos.org sabe que o alerta é uma versão piorada de outro boato que engana muita gente: o do vírus Machupo no Paracetamol. Se você não se lembra, dê uma olhada aqui:

Rádio Nacional de Angola: AVISO URGENTE.Cuidado não tome o paracetamol que vem escrito P/500. É um novo paracetamol , muito branco e brilhante, os médicos provam que contêm vírus “Machupo”, considerado um dos vírus mais perigosos do mundo. E com alta taxa de mortalidade. Por favor partilha esta mensagem, para todas as pessoas e familiares. E salve vida das mesmas…..Eu fiz a minha parte, agora é a sua Vez… lembre-se que Deus ajuda quem se ajuda fiquem atentos irmãos..

Há só algumas adaptações no novo boato. Em vez de Paracetamol, o texto cita Dipirona. Em vez de P/500, o texto cita S/500. Em vez de Angola, o texto cita Venezuela. Em vez de Machupo, o texto cita Marburg (que por sinal, nem existe). Atualizado em 24/08: O vírus de Marburg existe sim. 

Só para terminar, a mensagem manda o usuário para um site que só publica boatos e é do mesmo grupo de sites que “pescam” usuários no WhatsApp com mensagens chamativas, com direito a muitos emojis e, claro, sempre falsas.

Resumindo: a história que aponta que a Dipirona vinda da Venezuela contém o mortal vírus Marburg é falsa. É só uma repaginação de outro boato que está enganando muita gente na internet. Ou seja, balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.