Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Dica falsa: casca de bananas clareia os dentes

Dica falsa: casca de bananas clareia os dentes

Casca de banana clareia os dentes, diz boato
Casca de banana clareia os dentes, diz boato

Boato – Usar cascas de banana nos dentes ajudaria a clareá-los.

A internet está cheia de receitas milagrosas que ajudam, entre outras coisas, a perder 10 kg em 5 dias, curar diabetes, câncer, entre outras. Por isso, o hábito de buscar na internet a resolução para tudo é perigosa. Ainda mais se tratando da saúde, pois qualquer um pode criar conteúdo através de um blog ou qualquer outra ferramenta, simples e gratuita. É esse o caso da receita “milagrosa” que vamos apresentar hoje no Boatosorg.

Tem circulado nas redes sociais uma mensagem que aponta que cascas de banana são ótimas para clarear os dentes. A informação vem acompanhada de uma imagem onde contém o “antes” e o “depois” dos dentes. A primeira imagem mostra um sorriso bem amarelado. Já a segunda um sorriso totalmente branco, supostamente ocasionado pelo uso da casca de banana. Leia o texto abaixo:

Pegue um pedaço de dentro da casca de banana e esfregue suavemente em torno dos seus dentes por cerca de 2 minutos. Os minerais surpreendentes na casca como o potássio, magnésio e manganês, absorvem em seus dentes e em seguida dentes brancos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Tudo não passa de um boato. Para tirar as dúvidas, procuramos o dentista Félix Canchari. Ele afirma que a banana não faz esse efeito. “É mito, não há nenhum teste comprovando que banana possui o efeito de clareamento nos dentes. Muitos também dizem que a maçã proporciona esse efeito, no entanto, ela possui apenas um componente que de certa forma, ajuda a limpar os dentes e não clarear”, diz.

O dentista também ressalta que o clareamento caseiro, com água oxigenada pode ser perigoso. ‘’Os agentes clareadores possuem peróxido de carbamina e o peróxido de hidrogênio que nada mais é a água oxigenada com concentração diferente. A reação que ela proporciona nos dentes de certa forma desmineraliza o esmalte dentário’’.

Outro mito, segundo o dentista, são as pastas de dente que prometem ‘’braquear os dentes’’, muitas marcas são abrasivas e acabam prejudicando os dentes, causando sensibilidade. O melhor é procurar um profissional antes de por em prática qualquer tipo de receita caseira vinda da internet. O barato pode sair caro para saúde. Desconfie de autores anônimos ou sem renome e lembre-se na internet tem de tudo é importante fazer uma filtragem do que pode ser aproveitado e o que pode ser descartado.

Voltando à história da casca de banana. Não é só o nosso entrevistado que diz que ela não clareia os dentes. O site R7 traz também uma entrevista com a dentista Juliana Thompson, e afirma que o clareamento com o uso da casca de banana não é verdadeira. ‘’Mito. Muitas maneiras alternativas de clarear os dentes aparecem na internet, porém a maioria é falsa. Para clarear os dentes, a melhor alternativa é consultar seu dentista. ’’

Outra controvérsia da ‘’receita para clarear os dentes’’ são os nutrientes que são citados como o potássio, magnésio e o manganês. Na tabela de classificação dos nutrientes das cacas de frutas disponibilizada no site Scientific Eletronic Library Online, o manganês não está entre elas.

Concluindo, não é recomendável usar cascas de banana para clarear os dentes. O ideal é procurar um dentista para indicar o melhor tratamento a ser utilizado. Essa receita caseira que possui até vídeos com instruções de como clarear os dentes usando cascas de banana não passa de um mito. Tudo isso, dá margem para a criação de notícias falsas. E muitas pessoas acreditam e compartilham sem mesmo investigar a veracidade do conteúdo. É dessa que forma que esse tipo de informação tende a se propagar em curto período de tempo.