Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Chá de hibisco e cavalinha causam hepatite e morte de enfermeira #boato

Chá de hibisco e cavalinha causam hepatite e morte de enfermeira #boato

Boato – Uma enfermeira morreu de hepatite fulminante por causa que ela bebia chá de hibisco com chá de cavalinha. Médicos dizem que mata.

Dentre todos os tipos de boatos que circulam na internet, dois, particularmente, me chamam atenção: boatos com dicas milagrosas de saúde e boatos que expõem as pessoas. Infelizmente, o caso de hoje juntou as duas coisas em uma só.

Circula no WhatsApp e no Facebook um texto e um áudio apontando que uma mulher morreu de hepatite fulminante por causa de uma mistura que está cada vez mais popular em quem deseja perder peso: chá de hibisco com chá de cavalinha. Escute o áudio, leia a transcrição e o texto que circula online (junto com a foto da mulher, que não vamos publicar aqui):

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Essa menina era enfermeira, ex-namorada de Bruno, amigo de Marlos. Ela começou com quadro de insuficiência hepática… ela já entrou para a lista de transplante de fígado… ela piorou muito e morreu esta noite.

Você sabe qual foi a causa? Chá de Hibisco, Cavalinha e outra aí. Aí conversei com a minha amiga que é nefrologista e que eu tomo chá de hibisco. Ela falou para, para agora de tomar. E a quantidade de pacientes com problemas por causa de chá é enorme. Foi provado que suplemento causa menos mal do que chá

Chá de hibisco com cavalinha causou morte de enfermeira por hepatite?

Não demorou muito para a mensagem, o áudio e a imagem do casal (e vítima e o esposo) se espalharem na internet. Mas será mesmo que a pessoa da foto morreu por causa do chá de hibisco e cavalinha? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Tentamos procurar por mais detalhes sobre as pessoas da foto e descobrimos que, infelizmente, a parte que dá conta da morte da mulher é real. De acordo com o SEEB (Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia), Ellen Freitas Santos faleceu no dia 24 de setembro, aos 32 anos de idade.

Fazendo uma checagem em redes sociais, descobrimos, por meio de postagens de pessoas próximas à enfermeira que a causa da morte foi, de fato, complicações no fígado. Porém, também descobrimos que a causa da morte não está relacionada ao consumo de chá de hibisco ou chá de cavalinha.

Duas postagens foram extremamente importantes para o nosso desmentido. Em uma delas, uma amiga de Ellen comenta que “foi se despedir”. Em meio às polêmicas do boato, alguém pergunta se a causa da morte foram os chás. Ela cola uma mensagem da irmã dela, que desmente o boato. Leia trechos:

Infelizmente a internet ferramenta importantíssima de informação, está sendo usada de forma errada por pessoas que, sem nenhum escrúpulo e caráter estão tentando denegrir a memória de minha irmã. Corre pela internet mensagens e boatos de que minha irmã morreu por vaidade, de que morreu por uso abusivo e descontrolado de chás para emagrecer… Que a causa da hepatite dela foi por intoxicação por uso contínuo e excessivos destes chás e medicamentos e que, até mesmo tendo conhecimento disso ela não quis parar … estão mentindo por aí, dizendo que minha irmã suicidou-se em nome da vaidade …

Quem a conheceu sabe quão linda ela era por dentro e por fora e que NUNCA cometeria tal atrocidade contra ninguém nem tão pouco a si mesma … Ela não usava de produtos pra emagrecer como estão divulgando por aí e nem precisava de ser vaidosa pois já era linda de todas as formas. O laudo técnico da causa mortis dela aponta para a hepatite fulminante e Septcemia. Peço a todos os amigos que repassem adiante essa msg e peço encarecidamente que não repassem essas informações levianas e descabidas e venho fazer um apelo para que respeitem esse momento de dor da família e respeitem a memória de uma pessoa tão querida por todos com quem ela teve o mais simples contato. Aviso também que as investigações já foram abertas contra esse crime cibernético e que os responsáveis por tais divulgações estão sendo identificados e serão punidos dentro da lei. 

Indignado com os boatos que circulam na internet, o marido da enfermeira também tratou de desmentir a história falsa em uma postagem no Instagram e Facebook. Ele reiterou que já identificou os criadores da história. Leia trechos da postagem, publicada originalmente aqui: 

Os pecados de minha esposa foram ser inteligentíssima, feliz, bem-sucedida profissionalmente, querida por todos e, além de tudo, LINDA…Isso uma outra mulher não pode perdoar! Outro abutre mesquinho e pequeno propalou mentiras ainda mais torpes e nojentas. TODOS JÁ DEVIDAMENTE IDENTIFICADOS, aguardem em prontidão: no devido momento, serão regiamente responsabilizados.

A sua causa mortis se deve a uma fatalidade do destino – ou um desígnio de Deus – e, em nada tem a ver com o que os ditos “PROFISSIONAIS” DA ÁREA DE SAÚDE levianamente compartilharam nas redes sociais. Deste modo, e com esse nível de PROFISSIONALISMO, fica o alerta: cuidado a quem você entrega sua saúde, sua vida… Você, minha princesa, realmente não merecia viver num mundo assim.

Logo, é possível perceber que a história que aponta chá de hibisco e cavalinha vitimaram a enfermeira é falsa. Ou seja, já pode parar de compartilhar a informação falsa e tentar respeitar a dor de uma família.

Em tempo: obviamente, tudo que é excesso não é saudável. Porém, não há, ainda, nenhum estudo que comprove que o chá de hibisco ou chá de cavalinha podem causar hepatite. Tampouco há qualquer estudo que fale que é melhor tomar suplementos do que chá de hibisco ou chá de cavalinha.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.