Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Chá de folhas de graviola cura câncer, afirma médico oncologista #boato

Chá de folhas de graviola cura câncer, afirma médico oncologista #boato

Boato – Dr. Rafael Onuki Sato, médico oncologista em Londrina (PR), gravou um áudio afirmando que o chá das folhas de graviola cura o câncer porque a acetogenina (substância presente na graviola) mata as células cancerígenas.

Um dos caminhos para se checar os boatos que circulam na internet, principalmente os relacionados à saúde, é buscar por especialistas que atestem ou refutem uma tese. Há alguns anos (quase cinco), desmentimos uma história que apontava que a graviola cura câncer. Um dos motivos apresentados foi o fato de que ninguém na medicina endossava essa tese.

Porém, uma mensagem que circula no WhatsApp aponta que a situação mudou. De acordo com a postagem, o Dr. Rafael Onuki Sato, médico oncologista, teria gravado um áudio apontando os motivos que credenciam o chá de graviola como uma arma para tratar o câncer. Leia a mensagem que circula online, escute o áudio e leia a transcrição.

Texto: Dr. Rafael Onuki Sato. ONCOLOGISTA EM LONDRINA Formado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), possui residência em Cirurgia Geral pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) e em Cirurgia Oncológica pelo Hospital de Câncer de Barretos.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Transcrição: repito, acetogeninas contidas nas folhas e no fruto de graviola mata células cancerosas 10 mil vezes mais do que a própria quimioterapia. Hoje o que temos de melhor dentro da medicina é a quimioterapia e a radioterapia. Agora você se depara com a natureza e os médicos descobrem que a graviola, ela, tem uma extraordinária capacidade de destruir, de fagocitar. Ou seja, matar células cancerosas dez mil vezes mais rápido do que a própria quimioterapia. Isto mexe com os médicos, traz uma nova esperança para quem luta contra o câncer.

O ideal seria que a população, como preventivo, como preventivo, para não ter tumores, para não desenvolver um câncer não passasse apenas a consumir uma Graviola por mês como se você estivesse chupando uma laranja, mas seria legal se a população passasse a formar o hábito de beber Chá das folhas de graviola. Pelo menos uma xícara por semana. Só uma xícara da Folha.

Imagine você que a graviola, as folhas além de conter acetogeninas, ela contém também epigalocatequina galato. O epigalocatequina galato da graviola, além de matar células cancerosas, aumenta a defesa do organismo em 100.000 vezes. Essa criançada que vive doente, vive gripada, a imunidade baixa, o EGA baixo. Pessoas que é só mudar um pouquinho clima, ela já fica doente. Uma simples gripe já derruba a família inteira. Porque o sistema imunológico da família está comprometido e nós temos uma ideia errada quando se fala em AIDS. […]

Médico oncologista afirmou que o chá de folhas de graviola cura câncer?

O tal áudio circulou muito na internet. Mas será mesmo que o Dr. Rafael Onuki Sato endossou a informação que aponta que o chá de graviola cura câncer é real? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Depois da repercussão do áudio, o próprio médico teve que vir às redes sociais para desmentir a história. Por meio de sua conta no Facebook, ele afirmou que não é o autor do áudio, que (como médico oncologista) nunca diria que a graviola cura câncer e que registrou um boletim de ocorrência sobre o boato. Leia a mensagem publicada por ele:

E a quem mais possa interessar, venho comunicar um ocorrido envolvendo meu nome e credenciais médicas de formação e CRM nas redes sociais. Fui surpreendido neste final de semana, dia 22 de abril de 2018, com a informação de que um audio, referente a tratamento de câncer com graviola ou folhas de chá de graviola, bem como outras informações infundadas referentes a imunidade humana, AIDS e Hipertensão Arterial, descontaminação de alimentos com IODO, enfim, uma gama de informarções em formato de entrevista, aparentemente para uma rádio. […]

Informo com veemência que não sou eu o autor, divulgador ou que tenha qualquer ligação com o audio referido. Gostaria também de enfatizar neste documento que na qualidade de Cirurgião Oncológico, sou totalmente contra o conteúdo veiculado no audio, e para referências futuras, contra qualquer tipo de medicina alternativa ao tratamento convencional como substituição ao tratamento do câncer, a menos que devidamente testada e aprovada por órgãos competentes e com extensos trabalhos científicos e pesquisas, com a ressalva óbvia dos protocolos de pesquisa cientifica das grandes instituições de referência no assunto.

Informo também que as medidas legais estão sendo tomadas e uma investigação já foi iniciada, e anexo também deixo aqui cópia autenticada do boletim de ocorrência lavrado nesta data com natureza de Falsidade ideológica e Crimes contra a fé pública , tornando também a partir deste momento crime a veiculação do audio com a vinculação ao meu nome. Reitero meu repudio tanto ao conteúdo do audio veiculado como a falsa atribuição ao meu nome, não interessando o intuito ou crenças do autor. […]

Já deu para ver que o médico não é o autor do áudio sobre o chá de graviola. Mas há alguma chance da fruta curar câncer? A resposta também é não. Já falamos sobre esse assunto em 2013. Na época, a informação (que era viral assim como texto que fala que limão cura câncer) apontava que não era o chá das folhas de graviola e sim o fruto que era eficaz. Os motivos para refutar a tese são simples. Vamos relembrar um deles abaixo:

Essa matérias mostra que o consumo de graviola no combate ao câncer não tem comprovação científica. No máximo, a fruta poderia ser utilizada como coadjuvante no tratamento do câncer. Pode até ser que a graviola e derivados sirvam como remédio de alguma coisa, mas nenhuma relação direta com o câncer foi comprovada cientificamente.

Resumindo: a história que aponta que um médico afirmou que o chá das folhas de graviola cura o câncer é falsa. O médico negou a autoria do áudio e nem o chá tampouco o fruto são comprovadamente eficazes contra a doença. Na dúvida, não deixe o tratamento tradicional de lado.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.