Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Chá em copo plástico e comida em sacola plástica causam câncer #boato

Chá em copo plástico e comida em sacola plástica causam câncer #boato

Boato – Não tome chá em copos plásticos, não coma nada quente em sacolas plásticas e não use micro-ondas. Eles são a causa do câncer.

Câncer, sempre ele. Todos os meses, voltamos aqui no Boatos.org pelo menos uma vez para desmentir uma história relacionada à doença. Normalmente, os boatos falam de “curas milagrosas” ou “causas catastróficas”. A história de hoje não é diferente.

Circula pelo WhatsApp e Facebook um texto que aponta que médicos norte-americanos encontraram a causa do câncer. De acordo com o texto, o grande vilão é o plástico. Por isso, para você não ter a doença só precisaria fazer três coisas: não tomar chá em copos plásticos, não comer nada quente em sacolas plásticas e não usar micro-ondas. Leia o texto que circula online:

O PLÁSTICO E O CÂNCER. A Associação Americana de Médicos deu as respostas para as causas de câncer: 1. Não tome chá em copos plásticos 2. Não coma nada quente em sacola plásticas. Ex: batatinha frita 3. Não esquente comida em microondas usando um material plástico.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Lembre-se: Quando o plástico entra em contato com o calor, ele produz produtos químicos que podem causar 52 tipos de câncer. Assim sendo, essa mensagem é melhor que 100 mensagens sem utilidade. Informe as pessoas que você ama para assim ficar livre de tais efeitos. COMPARTILHE COM TODO MUNDO!

Chá em copos plásticos e comida em sacolas plásticas causam câncer?

Quem não quer ajudar os outros, não é verdade? Deve ser por isso que a história viralizou na internet. Mas será mesmo que o texto que aponta que a causa do câncer está ligada a micro-ondas, chá e comida em plástico é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Para começar, o texto peca em um conceito básico: parte de um pressuposto que todos os tipos de câncer são causados pelo mesmo motivo. Não é possível, por exemplo, colocar o chá em copo plástico na conta do câncer de pulmão.

Dito isso, vamos considerar que estamos falando de “alguns tipos de câncer”. A história do micro-ondas é desmentida pelo próprio Instituto Nacional do Câncer (que é um órgão oficial, ao contrário da associação de médicos citada no texto). De acordo com o órgão, as ondas do utensílio não causam câncer. Leia:

O forno de micro-ondas possui uma forma de radiação não ionizante, que não tem capacidade para lesar o DNA das células (ou seja, o material genético das células). Portanto, a exposição não torna o alimento radioativo e também não causa risco à saúde das pessoas, desde que as instruções de utilização sejam seguidas.

A história do microondas e a tese da “Associação Americana de Médicos” também foi desmentida pelo site Snopes nos EUA. E quanto ao chá e a batata no plástico? O que há é uma confusão. Na realidade, há sim uma recomendação para que se evite aquecer produtos em recipientes plásticos. Veja o que fala o Inca sobre o assunto:

O aquecimento de recipientes plásticos contendo alimentos pode liberar substâncias nocivas com potencial de causar câncer, como a dioxina, o bisfenol A (BPA) e os ftalatos. O recomendável é nunca aquecer alimentos em recipientes plásticos. O melhor é transferir a comida para vasilhas de vidro temperado ou de porcelana que suportem o calor.

Há uma diferença em aquecer um alimento em altas temperaturas e consumi-lo. E foi aí que descobrimos que o boato do chá circulou muito lá na Índia. Quando se espalhou por lá, um médico desmentiu a tese.

Em entrevista para esse site, o médico especialista em câncer Shyam Aggarwal apontou que não há nenhuma evidência científica que ligue o chá em copo plástico à doença. De acordo com ele, o tempo de contato do chá com o plástico é muito pequeno para um impacto real à saúde.

Resumindo: é preciso tomar cuidado com recipientes plásticos em certas situações. Porém, a tese que chá e comidas quentes em copos e sacolas plásticas causam câncer é exagerada. Ou seja, boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores por WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no número (61) 99331-6821.