Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Cerveja Itaipava pode causar câncer. Não beba! #boato

Cerveja Itaipava pode causar câncer. Não beba! #boato

Boato – Cerveja Itaipava causa falta de atividade renal e o aparecimento de tumores no reto. Não beba! Compartilhe.

Cerveja dá barriga. Cerveja é diurética. Cerveja faz bem. Cerveja faz mal… São muitas as histórias em torno da cerveja.

Itaipava
Itaipava causa câncer, diz boato

A última dá conta que a cerveja Itaipava tem causado falta de atividade renal e o aparecimento de tumores no reto. Leio o que diz a mensagem que circula online:

Assista ao desmentido em vídeo

ALERTA GERAL

Não beba Itaipava! A propaganda parou… Por quê? Reparem… A propaganda quase não se vê mais na mídia… Porque será??? Estamos repassando o e-mail abaixo para conhecimento e prevenção, principalmente para aqueles que bebem esta cerveja: Itaipava. Este e-mail está sendo repassado dentro do Hospital que trabalha uma pessoa amiga. Fato já está confirmado: Vinte e três pessoas já passaram pelo Hospital das Clínicas com um mesmo sintoma: falta de atividade renal e o aparecimento de tumores no reto. Todos os internados relataram o começo das dores e a conseqüente internação após ingerirem altas doses de Itaipava. Pesquisas realizadas pelo renomado Instituto Fleury, apontaram grande quantidade de Fenofinol, Almeido e Voliteral, substâncias tóxicas e que causam, respectivamente, a má atividade dos rins e câncer. Segundo Dr. Paulo José Teixeira, formado pela USP e Especialista em Toxicologia, as pessoas não devem ingerir mais a citada cerveja. A Direção da ITAIPAVA já assumiu sua culpa e prometeu indenizar os pacientes e todos aqueles que venham a se contaminar com a cerveja. Pelo amor de “DEUS”… Passem esta mensagem para frente. Pelo sim e pelo não, vamos tentar remediar enquanto há tempo. Lembre-se: Divulgar a todos de sua família, é a consciência de cada um que deve decidir, mas a nossa deve estar tranqüila.

Monique Freitas
Soc.Bras.de Cardiologia/Secretaria.

Por favor não deixem de repassar esta mensagem para todos que vocês conhecem. Repassando

Cerveja Itaipava causa câncer?

Pra quem curte tomar uma cerveja de vez em quando, pode ficar tranquilo, porque este caso, assim como a história da Fanta Uva que causava câncer e problema nos rins é falsa. Vamos entender os porquês.

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Alguns boatos se “transformam” após desmentidos. Este é o caso da história de hoje. No ano passado, desmentimos o boato que a Skol estaria causando câncer e tumores no reto.  E por incrível que pareça (ou não) a mensagem compartilhada é igualzinha essa daqui, com exceção do nome “Skol”.

Além disso, de cara já dá pra perceber que essa história é falsa. Pois, ela possui todas as características de boatos: não cita fontes confiáveis, são alarmistas e possui erros de ortografia comum.

Portanto, podemos afirmar que a história de que a cerveja Itaipava pode causar câncer é #boato. Tudo não passa de mais um desses hoax que viralizam na internet. Ah, é sempre bom lembrar  que, mesmo que a cerveja não cause câncer, beba com moderação.

Assista também: 6 fake news sobre bebidas que circulam na internet