Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Celulite bacteriana está sendo transmitida por mosquito #boato

Celulite bacteriana está sendo transmitida por mosquito #boato

Boato – Doença nova chamada celulite bacteriana está sendo transmitida por mosquito. Bactéria se espalha rápido e pode matar.

Já perdemos as contas das vezes em que o Boatos.org desmentiu alertas de doenças, vírus e epidemias. Mas esse tipo de boato é como a fênix, da mitologia grega: quando se pensa que acabou, ele renasce das cinzas. Digo isso porque só neste ano já apareceram histórias sobre vaca louca, epidemia de aranha marrom, aspartame e até surto de febre amarela. Agora, a balela da vez dá conta da nova doença: a celulite bacteriana.

Segundo o áudio que circula no WhatsApp, a doença é transmitida por mosquito e é muito perigosa. Na mensagem, a informação é que a “bactéria se espalha rapidamente para o sangue e é tão poderosa que pode matar”. Leia o que diz o áudio:

Pessoal, não sei se vocês estão sabendo. Mas existe uma doença nova transmitida pelo mosquito chamada de celulite. Ela gera uma bactéria muito poderosa no organismo. Essa bactéria vai rapidamente para o sangue e é tão poderosa que mata. Tá? E, para minha surpresa, vim aqui em São João do Miriti (RJ) no meu mecânico e o irmão dele não estava trabalhando com ele hoje. Eu perguntei pelo irmão dele e ele disse que enterrou o irmão dele segunda-feira. Eu perguntei: o que houve? Não, ele passou mal na quinta. Passou mal de que? Ele morreu com celulite bacteriana. Eu não sei o que é isso. Dei um abraço no rapaz, porque ele estava muito triste.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Aí eu fui atender outro cliente, porque eu estou no meu horário de trabalho. Chegando nesse outro cliente e conversando com a filha do dono comentei sobre esse meu amigo, que perdeu o irmão por uma doença chamada celulite. E a menina chorou quando me ouviu falar. Eu perguntei: você está chorando porque? Estou chorando porque a minha filha passou mal ontem e levei ela no hospital e ela está com celulite também. Aí eu perguntei para ela: o que é isso? Ela respondeu que é uma bactéria muito forte transmitida por mosquito.

Então, rapaziada é verão, chuva e calor é uma proliferação de mosquito violenta. Então repelente em geral. Não é só nas crianças. O mecânico que morreu tinha quase dois metros, negro, alto e forte. Repelente em geral. Quem puder colocar tela nas janelas das casas. Se cuidem! Para quem já sabia da informação, compartilhe com os seus amigos. Prevenir é melhor do que sofrer. Tá ok? Então vamos trabalhar na prevenção. Um abraço a todos! Deus abençoe nossas casas e nossas famílias.

Celulite bacteriana está sendo transmitida por mosquito?

A gente sabe que quando o assunto é saúde, a frase de ordem é “todo cuidado é pouco”, mas não precisa exagerar e sair compartilhando a mensagem sem checar as informações, porque no final das contas você vai perceber que caiu em mais uma cilada da internet. Vamos os porquês.

Para começo de conversa, essas mensagens com intenções de “alertar” a população são, na maioria dos casos, falsas. Além disso, o áudio possui todas as características de boatos na internet: informações vagas, sem datas e fontes confiáveis e pedidos de compartilhamentos.

Pois bem, de fato, a doença existe, mas é mais popularmente chamada de celulite infecciosa ou celulite facial (quando atinge o rosto). Na verdade, trata-se de uma inflamação na camada subcutânea, causada por bactérias. Normalmente, aparecem lesões com inchaço, vermelhidão e temperatura elevada. Você deve estar se perguntando porque ler esta matéria se a tal doença existe, não é mesmo? Mas o grande problema é que o áudio faz uma explicação completamente errada sobre a doença.

Acontece que (ao contrário do que diz o texto) a celulite pode ter várias formas de contaminação. Para a inflamação se estabelecer é necessária uma porta de entrada, que pode ser um corte, arranhão, unha encravada, espinha e até uma picada de mosquito (apesar de ser mais raro). Ou seja, não é um mosquito “tipo dengue” que pica as pessoas e elas se contaminam.

Claro que, essa pessoa até pode ter encontrado duas vítimas no mesmo dia – o que seria difícil, considerando que a celulite atinge de 10 a 100 pessoas a cada 100 mil por ano e o índice de letalidade ainda chega a ser menor que isso. Além disso, as chances de contaminação são maiores em pessoas com baixa resistência, como idosos, portadores de HIV, pessoas em pós-operatório, que sofreram grandes queimaduras ou em tratamento de câncer.

Resumindo: por tudo que explicamos acima, não há como acreditar na história de que a celulite bacteriana está sendo transmitida por mosquito. A dica de usar repelente e tela nas janelas é até válida, mas essa história de “doença nova transmitida por mosquito” não faz o menor sentido.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.