Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Caso de botulismo com a salsicha Pif Paf é confirmado, diz hoax

Caso de botulismo com a salsicha Pif Paf é confirmado, diz hoax

Boato – Uma pessoa morreu após consumir a salsicha Pif Paf.  Caso de botulismo foi confirmado e autoridades já iniciaram as buscas pelo lote contaminado.

Da saga ‘histórias que sempre se repetem’ temos entre tantos o caso das infecções alimentares. Comida/bebida do mal, que mata, dá câncer ou qualquer outro tipo de doença aparece sempre na web, e nós aqui no Boatos.org alertamos sobre isso.

Caso de botulismo envolvendo a Salsicha pif paf vira alerta no WhatsApp
Caso de botulismo envolvendo a Salsicha pif paf vira alerta no WhatsApp

Mais um alerta do tipo ‘coma e morra’ foi emitido pelo WhatsApp. O aplicativo, como já explicamos, também é muito utilizado para ‘informar’ a população sobre perigos, sequestradores, confisco de poupança e etc. Agora, a mensagem avisa de um caso de botulismo com a salsicha Pif Paf, e pior, um caso de botulismo que resultou em óbito.

Confira a mensagem:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

‘MENSAGEM DE UMA PESSOA DA FUNED

ALERTA:

Temos um surto de botulismo com óbito via SALSICHA PIF PAF. Estamos tentando identificar o lote e realizar o recolhimento, não consumam!’.

Pois bem, esse alerta está circulando os celulares dos brasileiros há um tempo e até agora não há nenhum aviso formal da empresa de alimentos, da Vigilância Sanitária (responsável por esses assuntos) ou da Funed (Fundação Ezequiel Dias), que atua no setor de saúde de Minas Gerais. As palavras ‘botulismo+PifPaf+morte’ também não levam a nada na web.

Aliás, que pessoa da Funed? Quem será que está tentando identificar o lote? Quem vai recolher? Quem morreu? Muitas interrogações que enfraquecem bastante a ordem do ‘não consumam!’.

Claro que não estamos desmerecendo a seriedade do botulismo. É uma doença séria que precisa ser cuidada com rapidez. Trata-se de uma infecção causada pela Clostridium Botulinium, uma bactéria resistente que se desenvolve geralmente em alimentos de conserva e embutidos. Em casos graves ocorre a paralisia de músculos respiratórios, que pode ser fatal.

No entanto, a cartilha do Boatos.org ensina que quando uma coisa é mal contada, muito provavelmente ela é mentira. Por isso, além de cuidar com o que se come, é preciso atentar mesmo com o que se acredita.

Esse artigo foi uma sugestão do leitor Vinicius Eyer. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.