Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Casal pegou gripe HN1N3 (H1N3) em Rio Claro e diretora do HC fez alerta #boato

Casal pegou gripe HN1N3 (H1N3) em Rio Claro e diretora do HC fez alerta #boato

Boato – Um casal morreu em decorrência da gripe HN1N3 (H1N3) em Rio Claro. Diante do vírus, a diretora do HC (Hospital de Clínicas) fez um alerta sobre a nova gripe.

Mais uma vez estamos aqui para falar sobre um boato relacionado à gripe. Apesar de dados do Ministério da Saúde apontarem que o número de casos registrados em 2018 é menor do que no mesmo período de 2017 (os dados foram atualizados em 7 de abril), o assunto tem sido uma constante em redes sociais. Muitas dessas histórias relacionadas à gripe falam de “vírus novos” que chegaram ao Brasil.

Há poucos dias, o Boatos.org desmentiu uma história que dava conta de que o “vírus H2N3” havia chegado ao país. Hoje, vamos falar de mais dois genótipos que “surgiram” no WhatsApp: o HN1N3 e H1N3.

Uma mensagem que circula online aponta que um casal de Rio Claro (que não vamos publicar a foto aqui) morreu em decorrência do “HN1N3”, que o caixão foi lacrado e atentava para um áudio enviado pela “diretora do HC (Hospital das Clínicas)”. Leia o texto que circula online e escute o áudio:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Esse casal pegou a gripe hn1n3 aí em Rio Claro ele veio a óbito ontem e foi para o velório em caixão lacrado para ser sepultado hoje nas primeiras horas, ela ontem a noite estava na UTI com falência múltipla de órgãos

ATENÇAO: Muita atençao a este audio enviado pelaDiretora do HC (Hospital das Clínicas) ,preocupadacom a nova gripe que esta chegando no Brasil e promete matar muita gente. Se vc puder evitar de ir em local de multidão(cinema,shopping,etc),tomar vitamina C, comer figado, suco de acerola e laranja por favor faça. Ouça o audio até o fim, isto é muito sério… COMPARTILHEM

Casal pegou gripe HN1N3 (H1N3) em Rio Claro e diretora do HC fez alerta?

A história circulou muito na internet e deixou as pessoas em alerta para o “novo vírus”. Mas será mesmo que um casal morreu em Rio Claro em decorrência ao HN1N3 ou H1N3? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

É fato que o casal apresentado na imagem que viralizou na web faleceu em decorrência de complicações do vírus influenza. Porém, um laudo divulgado pelo Instituto Adolf Lutz aponta que os pacientes haviam contraído o vírus H1N1.

Além disso, a mensagem fala de um vírus que sequer existe. Não há na medicina qualquer classificação que aponte para a existência de um vírus “HN1N3”. O mais próximo que existe disso é o H1N3 (uma variação do H1N1). Porém, não há casos registrados no Brasil em 2018.

Já deu para ver que a história é falsa. Mas em relação ao “áudio da diretora do Hospital das Clínicas”? Simples: o áudio, que fala do “vírus H2N3”, já foi desmentido em outro texto do Boatos.org. Obviamente, não tem nada de Hospital das Clínicas (que já foi utilizado erroneamente em outro boato) na história. Ficou em dúvida ainda? Resumimos mais uma vez para você.

  1. H1N1 e H3N2: vírus da gripe com casos no Brasil. O melhor a fazer é se vacinar (se você está nos grupos de risco) e tomar a medicação correta (se você contrair o vírus).
  2. H2N3: vírus que não existe no Brasil. Apesar de ter sido divulgado em áudio no WhatsApp, não são registrados casos de H2N3 desde 1968.
  3. H1N3: vírus que existe, mas não há nenhum caso catalogado no Brasil em 2018. Variação do H1N1.
  4. HN1N3: simplesmente um erro de digitação de alguém que queria espalhar um boato na internet.

Com tudo isso, podemos dizer que a “última” mensagem que está viralizando sobre a gripe é falsa. Nem o casal que veio a óbito em Rio Claro contraiu HN1N3 nem o áudio que circula online merece ser levado em conta. Boato duplo.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.