Carne bovina com câncer (tumor) é flagrada em vídeo #boato

Boato – Vídeo mostra carne bovina com câncer. Narrador fala que vende carne vermelha com tumor e qualidade dela pode ser causa do mal da vaca louca.

Nos últimos dias, a internet tem ficado um tanto quanto cabreira com o consumo de carne vermelha. Há poucos dias, pessoas ficaram em polvorosa por causa de boatos de casos da chamada doença da vaca louca no Rio de Janeiro. Já desmentimos essa história (leia aqui). Agora, outra polêmica sobre o assunto apareceu na rede.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Um vídeo de mais ou menos dois minutos chamou atenção em redes sociais. Nele, um homem faz a narração enquanto outro corta uma peça de carne. Ao encontrar algumas bolinhas com pus (um tanto quanto nojentas), o homem fala que a vende mesmo assim. Assista ao vídeo e leia a transcrição da filmagem:

Confira o desmentido em vídeo

Aí ó. Olha que coisa linda. Esse é o lombinho, muitos vendem como acém. Eu estava conversando com o velho aqui que tem uma experiência fora do comum. Ele já tirou aquelas partes que tá com tumor, né? Aí ó, tá vendo? Sebo! Esse aí é um câncer bravo. Dentro da carne, bota para moer e você não vê.

Ele tá explicando aqui que a pessoa está com câncer e vai fazer uma operação. Aí vem aqui e tira. Mas olha. Abri aqui com a mão. Aqui ó: tá todo enraizado. Ele foi cortando e mostrando que ele tá aí com a raiz. Infelizmente, a gente tem que vender. Eu não costumo tirar não. Costumo vender assim mesmo, velho.

O velho tira. Agora ele vai tirar essa raiz toda. Eu não tiro não. Olha aí ele tirando a raiz brava. Tô brincando gente, tiro também. Tiro p… nenhuma. Caramba. Neste ponto, você não vê. Olha só como está enraizada. A experiência do velho é f…, fora do comum. Diz que tá enraizada e tá mesmo. Tá vendo. Olha! PQP! Meu Deus do céu. Fora do comum. Você mistura com a carne, bota para moer e, meu Deus do céu. Que nojo.

Carne bovina com câncer (tumor) é flagrada em vídeo?

É claro que a história deixou muita gente impressionada e com dúvidas sobre a qualidade da carne bovina. No WhatsApp, o vídeo (que já havia sido publicado na web em dezembro do ano passado) passou a ser compartilhado em conjunto com os áudios (falsos) que falavam dos casos de vaca louca.

Já dá para sacar a narrativa que foi criada: “a carne com câncer está sendo vendida e pessoas morrendo pelo mal da vaca louca”. Mas será que tudo isso é real? A resposta é não. E, dessa vez, vamos aos fatos por partes.

Ponto 1 – O vídeo mostra carne bovina com câncer ou tumor

A pergunta de um milhão de dólares era se realmente o que foi mostrado no vídeo era um tumor ou um câncer na carne bovina. Depois de muito pesquisar e ler a respeito do assunto, conseguimos cravar que não.

O que foi vendido como câncer pelo “indeciso” açougueiro (que não sabia se a vendia) era, na verdade, uma série de abscessos. Para quem não sabe, um abscesso é definido como “uma bolsa de pus que se acumula em tecidos, órgãos ou espaços dentro do corpo”.

De acordo com veículos especializados em pecuária, os abscessos bovinos têm inúmeras causas. As mais comuns são problemas no manejo dos animais e reações vacinais (como, por exemplo, a de febre aftosa). Este outro texto crava que um a cada quatro bovinos terá um abscesso. Este vídeo mostra a retirada de alguns (só veja se tiver estômago forte):


Mas o que acontece (ou deveria acontecer) com a parte da carne que têm abcessos? Ser invalidada para a venda. É difícil saber se o homem que estava narrando era um vendedor de carnes ou apenas fanfarrão (depois de chamar o negócio câncer, dá para suspeitar de tudo que ele fala), mas se ele vende a carne com o pus, não deveria o fazer.

Mais do que isso, quando é encontrado em fiscalização sanitária, a carne é “perdida” (ou a parte afetada ou a carcaça inteira do animal). Um relato de um pecuarista dá conta que, em um mês, a empresa dele perdeu três toneladas de carne. Isso nos leva a crer que a carne do vídeo pode ter uma procedência de um abatedouro clandestino ou que burlou a fiscalização.

Ponto 2 – Carne com câncer, tumor ou abscesso causa vaca louca

Agora e se carne tiver câncer, o que acontece? De acordo com esse manual de práticas de inspeção sanitária, o procedimento é variável (assim como no caso dos abscessos). Nem sempre a carcaça inteira é descartada. Isso apenas é feito com a parte afetada. Por exemplo: se o animal tem o pulmão condenado, ele tem a carcaça liberada.

Pois bem, e qual a relação de um animal que teve câncer ou mesmo um abscesso com o mal da vaca louca? A resposta é nenhuma. A vDCJ (variante da Doença de Creutzfeldt-Jacob) é causa por animais com uma doença chamada Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB). No caso de animais com essa doença, o rebanho todo é abatido.

Só por um exemplo, 49 animais foram abatidos em Mato Grosso em 2014 por causa da suspeita (depois descartada) da EEB. Vale reforçar o que falamos no outro texto do Boatos.org: nunca houve no Brasil caso confirmado da doença em humanos (vale relembrar a diferença entre DCJ e vDCJ).

Resumindo: nem o vídeo que fala que a carne bovina tem câncer é verdadeiro nem esse tipo de mal (ou mesmo abcessos) pode ter relação com a doença da vaca louca. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de Jordan da Silva, Jaqueline Tergolina, Alzimar Cordeiro, “Tharica”, “Grilo Bicho” e diversos leitores pelo WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

6 comentários em “Carne bovina com câncer (tumor) é flagrada em vídeo #boato

  • 17/03/2017 em 22:59
    Permalink

    E agora? Da ou não da para acreditar? Com a operação carne fraca, fica evidente que nao da para confiar nem nos órgãos públicos e nem nas empresas.

    Resposta
  • 12/03/2017 em 15:16
    Permalink

    na minha opinião o texto aqui é evasivo. explica mas não convence.estou há 3 dias sem comer carne porque estou com nojo do que vi.como tem tanta falcatrua no Brasil, será que os frigoríficos são sérios mesmos? Ao ponto de perder dinheiro?

    Resposta
    • 23/03/2017 em 15:13
      Permalink

      Quem conhece frigoríficos sabe que o texto acima é bem claro. Não tem mais o que explicar alem disso.

      Resposta
  • 09/03/2017 em 22:53
    Permalink

    Essa ocorrência é muito grave e merece toda a atenção de nossas Autoridades, pois esse tipo de informação poderá levar o Brasil a perder as exportações de carne para outros Países
    .

    Resposta
  • 09/03/2017 em 22:48
    Permalink

    Quem garante que as carnes contendo tumores cancerígenos e abscessos não são transformadas em patês e linguiça, quando não passam pela Inspeção da Vigilância Sanitária ?
    Essas carnes seriam de abatedouros suspeitos ?
    Nos Frigoríficos acima de qualquer suspeita as partes da carne contaminadas são removidas mesmo ?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)