Campanha falsa: site do Câncer de Mama precisa de cliques para não acabar

By | 16/10/2014
Campanha falsa procura conscientizar sobre a história do câncer de mama

Campanha falsa procura conscientizar sobre a história do câncer de mama

Boato – Para o site não acabar, o www.cancerdemama.com.br precisa de acessos e cliques. Por isso entre na página e espalhe a notícia para dez amigos.

Um dos tipos de correntes que mais se espalham no mundo da internet são as chamadas “correntes do bem”. Em busca de repercussão online, pessoas se aproveitam de incautos e criam campanhas que são incessantemente repassadas e compartilhadas. O caso de hoje trata exatamente disso.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Circula, principalmente pelo WhatsApp, uma campanha para ajudar o site www.cancerdemama.com.br. De acordo com o texto que circula por aí, a página corre o risco de acabar se não conseguir acessos. Ou seja, para o site sobreviver é pedido que seja repassado a pelos menos 10 amigos o endereço e é pedido que se clique em um banner que está na página. Leia:

Recebi no whatsapp Quem puder ajudar. .. Gente, vou fazer um pedido a vocês:O Instituto do Câncer de Mama está com uma importante campanha.Vamos salvar o site do câncer de mama?Não custa nada.O Site do câncer de mama não tem obtido o número de acessos e cliques necessários para alcançar a cota exigida pelos patrocinadores oferecerem mamografias gratuitas em troca de publicidade. Basta ir ao site e clicar no icone cor-de-rosa que diz ‘Campanha da Mamografia Digital Gratuita’.Repassem a pelo menos 10 amigos para que eles repassem a mais 10 ou mais amigos! Este gesto fará uma enorme diferença. www.cancerdemama.com.br

De cara, o pedido é muito estranho. Apesar de sites realmente sobreviverem de audiência (isso vale inclusive para o Boatos.org), uma “visita” que não renda interação acabar mais por prejudicar do que por ajudar uma página.

Na dúvida, entramos no tal site do Câncer de Mama. E logo nos deparamos com um esclarecimento de hoax. Apesar de dizer que a mensagem foi criada com o intuito de ajudar o site, os responsáveis pela página dizem que não há relação algumas entre audiência e benefícios que a site vai receber.

Resumindo a história: apesar de se tratar de uma “boa ação”, acessar o site e clicar no tal banner não vai ajudar em nada as pessoas que estão com câncer de mama. E repassar a mensagem só vai fazer você alimentar um hoax.

PS: esse artigo foi uma sugestão do leitor Vania Rodrigues. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook. 

7 thoughts on “Campanha falsa: site do Câncer de Mama precisa de cliques para não acabar

  1. Roberto

    O Google diz que o site cancerdemama.com.br pode ter sido invadido (coloca o nome do site na busca do google, e veja o detalhes escrito abaixo do link do site). Pode ter sido um ataque coordenado, colocando algum malware no site, e ao mesmo tempo, iniciando a campanha para que cliquem nos banners.
    Na dúvida, melhor não clicar!

    Reply
  2. abel

    Não entendi. Acesso esse site e clico dez vezes p-or dia – ou mais. Estou perdendo meu tempo ? De nada vale minha intenção ?

    Reply
  3. João Araujo

    Caro Willian, o site é muito pobre em conteúdo e entupido de anúncios de marketing para que o dono do site possa ganhar dinheiro. Vamos fazer campanha por um site melhor. Fazer marketing do tipo HOAX para este site é uma furada.

    Reply
  4. Willian Wagner Lautenschläger

    Prezados, acho muito importante o trabalho de vocês, mas creio que vocês cometeram um erro ao afirmar que a Campanha é falsa, na realidade a campanha existe e somente o fato de que o site vá acabar é que é boato, conforme está contido no esclarecimento.
    Portanto ao afirmar que “acessar o site e clicar no tal banner não vai ajudar em nada as pessoas que estão com câncer de mama” vocês, no mínimo, estão atrapalhando a campanha.
    Saudações.
    Willian Wagner

    Reply
    1. Lika

      Concordo plenamente contigo. Basta ler no site as ações delas. E as propagandas que tem no site são para pagar o funcionamento dele… Também acho que falta esclarecer que a campanha é verdadeira, o que é falso é que o site vá acabar…

      Reply
  5. Willian Wagner Lautenschläger

    Prezados, acho muito importante o trabalho de vocês, mas creio que vocês cometeram um erro ao afirmar que a Campanha é falsa, na realidade a campanha existe e somente o fato de que o site vá acabar é que é boato, conforme está contido no esclarecimento.
    Portanto ao afirmar que <> vocês, no mínimo, estão atrapalhando a campanha.
    Saudações.
    Willian Wagner

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *