Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Menina Elisa Mirela precisa de doação de sangue AB negativo #boato

Menina Elisa Mirela precisa de doação de sangue AB negativo #boato

Boato – A menina Elisa Mirela Guedes de Lima está precisando de sangue e correndo risco de morte. Ela precisa urgentemente de AB negativo. A história continua circulando até 2017. 

História voltou a circular após a tragédia de Janaúba em setembro de 2017. Se você quiser saber mais detalhes, clique aqui. 

Não são raras as vezes em que a boa-fé das pessoas é utilizada combustível para boatos na internet. Isso se potencializa em casos de correntes para salvar a vida de crianças aparecem online. Só para citar dois exemplos: a doação de toucas para o Instituto do Câncer e a história do casal que está sequestrando crianças. Agora, um pedido inusitado voltou a circular online: a doação de sangue AB negativo para salvar uma criança.

Isso mesmo. A história, que tem circulado principalmente por WhatsApp pede que as pessoas realizem a doação de sangue para uma criança que que e corre risco de morte. Na versão que recebemos, a história aponta para a cidade de Taubaté, no interior de São Paulo. Leia:

Confira o nosso desmentido em vídeo

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Alguém tem sangue AB negativo ou conhece alguém? É urgente! Uma criança está na Policlin de Taubaté precisando e no hemocentro não tem.Ela está correndo risco de morte..O nome dela é Elisa Mirela Guedes de Lima. É só chegar no hemocentro e doar no nome dela. Se quiserem repassar para outro grupo, ajudem galera um dia podemos precisar de ajuda também

Menina Elisa Mirela precisa de doação de sangue AB negativo?

Aqui no Boatos.org somos muito preocupados com o bem estar das crianças e ficamos preocupados com a história da Elisa. Mas nem precisaríamos porque ela é falsa. Vamos aos fatos.

O primeiro ponto é que pedir sangue AB negativo é levar em conta que as pessoas não entendem o mínimo dos tipos de compatibilidade de doações. Isso porque as pessoas do tipo AB podem receber doações de quaisquer outros tipos de sangue: A, O e B. Por ser fator negativo, pode receber dos fatores A-, O- e B-. Por outro lado, o AB negativo pode doar apenas para sangues do mesmo tipo.

Seguindo uma lógica, para salvar a menina Elisa só seria preciso um sangue do fator Rh negativo. Mais do que isso, o tipo AB negativo é o mais raro de ser encontrado: com 0,5% de incidência. Sendo assim, apenas 0,5% das pessoas poderiam receber esse tipo de sangue.

Por isso, os próprios hospitais se manifestaram dizendo que não existe campanha alguma para doação de sangue AB negativo. Nesta matéria, o hemocentro de Blumenau diz que a mensagem é falsa. Por sinal, ela é de 2014. Isso significa que tratamos de um boato velho.

Sobre a menina Elisa Mirela Guedes de Lima nós apenas encontramos referências relacionadas aos boatos que circula pela internet. Ou seja, é bem provável que ela sequer exista. Atualizado em agosto de 2017: a mãe de Elisa entrou em contato conosco e disse que houve uma campanha no passado e a menina, mas que ela está bem.

Com isso, chegamos à conclusão de que a história da menina que precisa doação de sangue AB negativo é falsa. Não passa de mais um boato que circula na internet.

PS: esse artigo foi uma sugestão da leitora Van Viana. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.