Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Cadeiras de rodas gratuitas no Clube Naval de Charitas #boato

Cadeiras de rodas gratuitas no Clube Naval de Charitas #boato

Boato – No dia 16 a 20 de maio, o Clube Naval de Charitas vai entregar cadeiras de rodas. Interessados devem falar com Laura em um telefone do Rio.

Depois dos boatos de morte e (muitos) boatos políticos, parece que a moda voltou a ser boatos relacionados a instituições de caridade. Além de histórias velhas que voltam a circular, como a doação de cadeiras de rodas por parte do CRAS, algumas histórias novas (mas muito parecidas com as antigas) começam a circular online.

Cadeiras de rodas estão sendo doadas no CNC, diz boato
Cadeiras de rodas estão sendo doadas no CNC, diz boato

A mais nova febre da internet dá conta que cadeiras de rodas serão entregues no Clube Naval de Charitas (Niterói). Além disso, há um telefone para quem quer se informar e conseguir a cadeira com uma “Laura”. Leia:

Gostaria de pedir a vcs q divulgassem sobre entrega de cadeiras de rodas gratuitas q acontecerá no Clube Naval de Charitas, de 16 a 20 de maio. As cadeiras são adaptadas lá para o tamanho e postura da pessoa. Podem ser crianças, jovens e adultos.

Contato: (telefone)

falar com Laura

Necessário laudo médico.

Será mesmo que vão distribuir cadeiras gratuitas para as pessoas no dia 16 de maio e é só se inscrever com a Laura? Pois é. Como você deve imaginar a história não é bem assim. Por isso, vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Primeiro, há sim um evento de entrega no local. Será entre os dias 13 a 20 de maio. Aí você pergunta: então não é boato, certo? Errado. Há muita desinformação na mensagem.

A primeira delas é que o Clube Naval de Charitas não faz a doação. Ele apenas cede o espaço para o evento. Fizemos o questionamento para a assessoria de imprensa do local e olha o que falaram:

O Clube Naval Charitas apenas cedeu o espaço, somos parceiros do Rotary Club e da ONG Joni and Friends, que anualmente realizam essa distribuição de cadeiras no Brasil, realmente não sabemos como essa informação chegou ao conhecimento geral pois existe um cadastro de pessoas com o número limitado de cadeiras.

A resposta da Charitas mata o segundo ponto da questão. Não há como ligar para a Laura e conseguir as cadeiras. Como conseguimos ver, é uma ONG internacional chamada Joni and Friends que organiza a entrega. Em 2015, o Estadão fez uma matéria falando das ações da ONG, que é gerida por um brasileiro que mora nos EUA.

Na matéria é explicado que as inscrições (em 2015 foram mais de 200 cadeiras entregues) são feitas no site da ONG. Olhando o site da ONG, descobrimos que já não há mais chances de conseguir cadeiras neste ano. Mais: chegamos ao terceiro erro. A data do evento é 13 e não 16 de maio.

Isso faz a gente chegar ao nosso quarto erro da mensagem. Não adianta falar com a Laura porque não vai ter nada de marcações com ela (que por sinal existe e é membro do Rotary Club de Niterói). Procurando, descobrimos que ela já foi responsável pelas cadeiras. Só que em 2012. 

Resumindo: existe entrega de cadeiras de rodas. Sim. Porém, as inscrições já estão encerradas há algum tempo. Agora vale ficar atento se vai acontecer mais entregas no futuro.