Cadeiras de rodas gratuitas no Clube Naval de Charitas #boato

By | 28/04/2016

Boato – No dia 16 a 20 de maio, o Clube Naval de Charitas vai entregar cadeiras de rodas. Interessados devem falar com Laura em um telefone do Rio.

Depois dos boatos de morte e (muitos) boatos políticos, parece que a moda voltou a ser boatos relacionados a instituições de caridade. Além de histórias velhas que voltam a circular, como a doação de cadeiras de rodas por parte do CRAS, algumas histórias novas (mas muito parecidas com as antigas) começam a circular online.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Cadeiras de rodas estão sendo doadas no CNC, diz boato

Cadeiras de rodas estão sendo doadas no CNC, diz boato

A mais nova febre da internet dá conta que cadeiras de rodas serão entregues no Clube Naval de Charitas (Niterói). Além disso, há um telefone para quem quer se informar e conseguir a cadeira com uma “Laura”. Leia:

Gostaria de pedir a vcs q divulgassem sobre entrega de cadeiras de rodas gratuitas q acontecerá no Clube Naval de Charitas, de 16 a 20 de maio. As cadeiras são adaptadas lá para o tamanho e postura da pessoa. Podem ser crianças, jovens e adultos.

Contato: (telefone)

falar com Laura

Necessário laudo médico.

Será mesmo que vão distribuir cadeiras gratuitas para as pessoas no dia 16 de maio e é só se inscrever com a Laura? Pois é. Como você deve imaginar a história não é bem assim. Por isso, vamos aos fatos.

Primeiro, há sim um evento de entrega no local. Será entre os dias 13 a 20 de maio. Aí você pergunta: então não é boato, certo? Errado. Há muita desinformação na mensagem.

A primeira delas é que o Clube Naval de Charitas não faz a doação. Ele apenas cede o espaço para o evento. Fizemos o questionamento para a assessoria de imprensa do local e olha o que falaram:

O Clube Naval Charitas apenas cedeu o espaço, somos parceiros do Rotary Club e da ONG Joni and Friends, que anualmente realizam essa distribuição de cadeiras no Brasil, realmente não sabemos como essa informação chegou ao conhecimento geral pois existe um cadastro de pessoas com o número limitado de cadeiras.

A resposta da Charitas mata o segundo ponto da questão. Não há como ligar para a Laura e conseguir as cadeiras. Como conseguimos ver, é uma ONG internacional chamada Joni and Friends que organiza a entrega. Em 2015, o Estadão fez uma matéria falando das ações da ONG, que é gerida por um brasileiro que mora nos EUA.

Na matéria é explicado que as inscrições (em 2015 foram mais de 200 cadeiras entregues) são feitas no site da ONG. Olhando o site da ONG, descobrimos que já não há mais chances de conseguir cadeiras neste ano. Mais: chegamos ao terceiro erro. A data do evento é 13 e não 16 de maio.

Isso faz a gente chegar ao nosso quarto erro da mensagem. Não adianta falar com a Laura porque não vai ter nada de marcações com ela (que por sinal existe e é membro do Rotary Club de Niterói). Procurando, descobrimos que ela já foi responsável pelas cadeiras. Só que em 2012. 

Resumindo: existe entrega de cadeiras de rodas. Sim. Porém, as inscrições já estão encerradas há algum tempo. Agora vale ficar atento se vai acontecer mais entregas no futuro.

2 thoughts on “Cadeiras de rodas gratuitas no Clube Naval de Charitas #boato

  1. Greici Cattoni

    Estou muito decepcionada pois estava contando em arrumar uma cadeira de rodas para minha amiga de infância de 59 anos que está cega, fazendo hemodiálise e está andando com dificuldades. Na semana passada mesmo caiu e machucou os dois joelhos quando voltada do exame. Como é que as pessoas podem inventar boatos desse tipo? Não estamos conseguindo uma cadeira para ela. Moramos em S. Gonçalo – RJ.

    Reply
  2. Alexandra santana

    Gostaria de saber o número para contato meu filho já esteve aí gostaria de trocar a cadeira dele

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *