Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Dormir de boca aberta por causa larvas de mosca no dente #boato

Dormir de boca aberta por causa larvas de mosca no dente #boato

Boato – Vídeo mostra menina com larvas na gengiva e nos dentes, infecção foi causada por que a criança dormia de boca aberta.

Saúde bucal parece tema obrigatório das aulas de cuidados pessoais no ensino fundamental. Muito justo, porque o assunto é coisa bem séria. Através da boca diversas doenças se manifestam e o descuido com a higiene dessa parte que funciona como uma porta do corpo humano pode levar a sérios problemas.

Uma pesquisa do IBGE, por exemplo, identificou que quase metade dos brasileiros não usa regularmente artigos de higiene como escova de dente, pasta e fio dental. Em 2014, outro levantamento indicou que apesar do Brasil ter a maior concentração de dentistas do mundo, mais de 24 milhões de pessoas nunca haviam ido a um consultório. Para piorar, a questão financeira esbarra nesse cenário, onde 20% das pessoas não comparecem ao dentista por falta de dinheiro.

Com as crianças a situação é semelhante e pode-se dizer que até mais séria. Por estarem mais expostas a doces e comidas de alto teor calórico, o cuidado com a saúde bucal dos pequenos precisa ser redobrado. Mas, segundo um vídeo que tem circulado no WhatsApp, o perigo não está só na comida, mas na postura das crianças ao dormir.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

As imagens repassadas dão o alerta de que é preciso ter cuidado com as crianças que dormem de boca aberta por causa de larvas provenientes de uma mosca que bota ovos durante a noite. O vídeo também está no Youtube, mas não compartilharemos aqui pelo simples fato de não haver necessidade de expor a criança dessa forma. Para quem ainda assim quer ver, basta buscar:

Vídeo CHOCANTE mostra dentista retirando 15 larvas das gengivas de menina de 10 anos

Dormir de boca aberta por causa larvas de mosca no dente?

As imagens compartilhadas no WhatsApp estão circulando com força, mas antes de sair vedando a boca das crianças na hora de dormir, vale saber que essa história tem muito mais detalhes do que dá a entender.

Primeiro, o vídeo que estão fazendo crer ser algo recente é, na verdade, de 2015 e foi gravado pelo dentista que atendeu à criança para registrar o quão raro esse caso clínico é. De acordo com informações do R7, o caso ocorreu em Brasília com um menina de 10 anos. 

Depois, é importante saber que casos de larvas em cavidades corporais (ouvidos, nariz, boca, ânus) são chamadas de miíase e, de fato, ocorrem por causa da eclosão de ovos de moscas. Acontece que há diversas moscas que podem ocasionar essas larvas e não uma específica. Tampouco um em que os ovos “eclodem em dois minutos”. Por sinal, um ovo de mosca demora entre 8 e 24 horas para eclodir. 

No caso da menina do vídeo, não se afirma em momento algum que trata-se de uma consequência de “dormir com a boca aberta”. E ainda assim, nesse artigo publicado na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) se explica que a miíase oral acontece, principalmente, pela falta de higiene bucal que causa fortes odores, atraindo assim as moscas. No estudo não há indicação de que a boca aberta simplesmente seja fator causador da doença.

Portanto, além de compartilhar a imagem da criança com descuido, a história por trás do vídeo não é bem contada e mais desinforma que qualquer outra coisa. Miíase é uma doença séria, realmente causada por larvas de moscas, mas a prevenção ainda é a higiene e cuidado pessoal. O resto é sensacionalismo e balela.

PS: Esse artigo foi uma sugestão diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.