Beber água antes de pintar o cabelo evita câncer, diz dica falsa

By | 04/11/2015

Boato – Médica disse que é preciso beber água antes de pintar o cabelo. A tinta que causa câncer de bexiga é eliminada quando se bebe antes da tintura.

Que dicas um tanto quanto estranhas vivem circulando na internet muita gente já sabe (ou se deparou com elas). Também é fato que muitas dessas dicas estão relacionadas com o câncer. Pois bem, nos últimos dias de outubro de 2015 começou a circular um texto por WhatsApp uma “dica valiosa” que, claro, envolve a doença.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Beber água antes de pintar o cabelo causa câncer, diz hoax

Beber água antes de pintar o cabelo causa câncer, diz hoax

O texto aponta que as tinturas de cabelo causam câncer de bexiga e que a melhor forma para se prevenir contra a doença seria tomando água antes de pintar o cabelo. De acordo com o texto, a solução teria sido apontada por uma médica e faria com que a tintura que fosse para a bexiga fosse eliminada. Leia:

Quero dividir com vocês  uma informação muito importante. Eu estive em um evento que uma amiga promoveu na loja dela, em comemoração ao Outubro Rosa. Ela levou como convidada uma médica do Hospital do Câncer daqui, que desenvolve um trabalho maravilhoso! Dentre todas as informações sobre tratamento e prevenção que ela deu, uma me chamou a atenção: ela disse que todas nós que usamos tintura de cabelo (e quem não usa?) deve tomar a seguinte precaução: tomar bastante água antes da tintura, e durante todo o tempo de ação do produto, manter a bexiga cheia e só esvaziar após lavar os cabelos. O motivo: para que as partículas de chumbo que as tinturas contêm não fiquem depositadas na bexiga, que é para onde elas são direcionadas. Com a bexiga cheia, vc pode eliminar depois. E ela disse para sempre darmos preferência para os produtos sem amônia. Não é corrente, ouvi da boca da oncologista nessa tarde. Vou divulgar em todos os grupos de mulheres que eu tenho! Vamos prevenir meninas. Beijos a todas! Conversei com uma amiga(Médica) e meu marido(médico tb)…informação corretíssima  pessoal. …e vamos repassando essa dica ótima. …..Já que todas nós pintamos as madeixas.

Se você usa o WhatsApp com frequência deve estar acostumado com esse tipo de “textão”. E se acompanha o Boatos.org deve saber que a história é falsa. Mas antes de falar sobre o boato em si, vamos fazer algumas ressalvas. A primeira é que beber água (na medida certa) sempre é saudável. Ou seja, não precisa nem usar a desculpa da tinta de cabelo para beber o recomendado por dia.

Sobre a relação tinturas de cabelo x câncer. Algumas pesquisas já apontaram que há a possibilidade (possibilidade) de que tintura de cabelo possa aumentar a incidência da doença em profissionais (não em pessoas que pintam o cabelo). Essa outra pesquisa fala da relação das tinturas antigas de cabelo (antes dos anos 70) e o câncer.

Por outro lado, algumas pesquisas não conseguem relacionar a ligação entre câncer e tintas de cabelo. Mais do que isso, algumas atestam que não há aumento de câncer em mulheres que pintam o cabelo. Ou seja, há uma discussão que profissionais (que convivem com o produto diariamente) possam ter câncer. Mas não há nada que fale de câncer em quem pinta o cabelo.

Para além da controvérsia das tinturas de cabelo e câncer, o fato é que nenhum desses estudos apontou que tomar líquido possa diminuir o risco de contrair câncer. A gente bem que tentou achar algum médico que falasse sobre o assunto, mas não encontramos nenhum resultado sobre (além do texto acima).

Sobre o texto: dá para perceber que ele é o típico boato que dá certo no WhatsApp. Não cita fontes checáveis (hospital do câncer da cidade? Que cidade?), fala de uma amiga de uma amiga, colocar um “especialista na história” (se o boato fosse sobre crimes, iria colocar um policial no meio) e pede compartilhamento. Ou seja, um hoax clássico.

Por falta de evidências científicas (que nem apontam se realmente a tinta de cabelo causa câncer) e pelo caráter da mensagem, podemos dizer que o texto que aponta que beber água antes de pintar o cabelo é um boato. Mais uma mensagem falsa do WhatsApp.

PS: Esse artigo foi uma sugestão do leitor Alberto Rezak. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

6 thoughts on “Beber água antes de pintar o cabelo evita câncer, diz dica falsa

  1. Elisabeth Campos Avelino

    Recebi esse boato da tinta varias vezes ontem não te passei, pois tinha certeza que vocês, ia descobrir e me passar obrigado, vocês são especiais, parabéns parabéns que este site de vocês cresça cada vez mais.

    Reply
  2. Aylton

    No site do INMETRO existe uma pesquisa sobre a questão da presença do chumbo nas tinturas de cabelo e segundo eles os níveis estão muito abaixo da tolerância. fala também sobre a suposta origem do mito ( no Egito, 4000 mil anos atrás, embebia-se pentes de chumbo em vinagre e passavam no cabelo para disfarçar o grisalho )
    Outra questão é que o chumbo não é absorvido com facilidade pela pele, pois é denso demais, a maior parte do metal acaba virando pó na superfície depois da secagem.
    Outra … o chumbo no organismo leva a uma doença ( mais comum que o câncer) chamada “Saturnismo” que acaba com a dentição… fosse verdadeira a afirmação …não haveriam mais mulheres com dentes na atualidade.
    Outra … quem fez o texto “hoax” não sabe que para chegar ao rim, o chumbo teria que vir por meio sanguíneo (beber a tintura seria possível , mas aplicada ao coro cabeludo talvez alguns dias para chegar ao rim ou bexiga.)

    Reply
  3. Vanessa

    Postou os textos e não os leu, pois nenhum deles fala sobre isso. Um fala sobre os riscos do cigarro para o câncer de bexiga e o outro fala sobre câncer de bexiga em homens e mulheres de modo geral. É quando se fala em fontes confiáveis são artigos científicos.

    Reply
  4. Angélica

    Olha, sempre que recebo algum compartilhamento com notícia diferente eu procuro saber se s informação procede ou não para só depois compartilhar, muitas vezes acabo vindo parar em sites cimo este aqui, como o e-farsas, etc, mas como esta informação eu achei de muita importância pública, relacionada à saúde e sou enfermeira, fui mais a fundo e encontrei algumas fontes que relacionam sim o câncer de bexiga à tintura de cabelo, portanto a notícia procede sim, não é boato, só deixou de citar a fonte ou esta tal médica que deu a dica de saúde, o que seria muito bom. Mas aí seguem links sobre o assunto, em todos indicam as tintas de cabelo como fatores de risco para este câncer e citam beber água como forma de prevenção.

    https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://blogdocancer.com.br/categoria/cancer-de-bexiga/&ved=0CCYQFjADOApqFQoTCNzckLy998gCFQJCkAodAo8FnQ&usg=AFQjCNHyb28nkVDGWGeu_GtMQY-umiEA8g&sig2=w91QSfT-XzJjJdfWMB2_7g

    Fatores de risco do câncer de bexiga.
    https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://drfranciscofonseca.com.br/pode-se-prevenir-o-cancer-de-bexiga/&ved=0CCoQFjAEOBRqFQoTCLKssJi-98gCFQIXkAodsuEAQg&usg=AFQjCNFIajbHOIQj2l73yG647OuRLC4WyA&sig2=OBZy2XYl8PBZExntUjs9UQ

    No mais, é melhor prevenir do que remediar e onde há fumaça há fogo!

    Reply
    1. Drica

      Esse artigo (nao cientifico) que vc postou fala sobre AMINAS AROMATICAS em PROFISSIONAIS, dentre eles cabeleireiros. Em nenhum momento o médico fala sobre tomar água e excretar CHUMBO, como está sendo espalhado pelo whatsapp. Quem dera! Risos.
      Já pensaram o quão “cool” seria dizer pras pessoas tomarem água pra se livrar de contaminaçao por mercúrio e isso funcionar? Seria ótimo, nao? (Mercurio e chumbo sao metais pesados que infelizmente o organismo humano nao consegue excretar).
      Como o próprio médico disse sabiamente em seu blog, pra evitar CA urotelial vc deve nao fumar e usar EPIs no ambiente de trabalho. Fora isso, tudo é achismo.

      Reply
    2. Fã Pontes

      Muito esclarecedor seu comentario…
      Realmente é como vc fala onde há fumaça ha fogo. É sempre válido PREVENIR DO QUE REMEDIAR.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *