Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Alerta falso: menino morre após atender chamada com celular carregando

Alerta falso: menino morre após atender chamada com celular carregando

Boato – Após colocar celular para carregar, menino foi atender uma chamada, teve um súbito de vibração no coração e morreu por causa dos altos índices de radiação do telefone.

Que o Facebook é uma fonte inesgotável de conselhos (muitos deles furados), os leitores assíduos do Boatos.org já devem saber. Pois dessa vez, “dica” que circula em uma mensagem fala de um perigo que pode estar nas suas mãos nesse instante: os telefones celulares.

Um texto que começou a viralizar na rede no início de fevereiro de 2014 aponta para o perigo de atender chamadas telefônicas enquanto o aparelho está sendo carregado. O texto conta a triste história de um menino que morreu após atender um telefone enquanto o aparelho celular estava carregando.

De acordo com o texto, a radiação do telefone é mil vezes maior quando a bateria está baixa. Por fim, o texto pede para que a mensagem seja compartilhada para que vidas sejam salvas. Junto ao texto há uma imagem de um telefone queimado e de um menino em uma maca. Leia:

Assista ao nosso recado sobre celulares que explodem e fotos de pessoas mortas e compartilhe:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

COMPARTILHE ISTO PARA TODOS OS PARENTES & AMIGOS!!! ATENÇÃO A TODOS OS USUÁRIOS DO SMARTPHONE! Hoje, outro menino morreu por causa de atender uma chamada enquanto o celular dele ainda estava carregando. Naquela época teve uma súbito da vibração de seu coração, e depois queimou suas mãos. Então por favor não responder a chamadas ou falar , ligar durante o carregamento do seu telefone celular. Quando a bateria do telefone estiver baixa na última barra não fazer uma chamada ou responder a todas as chamadas recebidas, porque a radiação é 1000 vezes mais forte. Por favor, passe esta informação a todos com quem você se importa e não se esqueça de compartilhar isto com os que vc ama e para sua própria segurança. Não vai acreditar? Vai arriscar?.

Como se pode imaginar, um texto com todas as características de boatos (falta de fontes, exageros, erros de digitação e pedido de compartilhamento) é para ser suspeito. E, após análise, vimos que muitas informações contidas nele não procedem.

Em relação à imagem, ela realmente trata de um caso de acidente com celular. Ele aconteceu na Índia em janeiro deste ano. Mas, ao contrário do que fala a matéria, o garoto não morreu. Um detalhe, ao contrário do celular que é mostrado na imagem (da Samsung), o celular que explodiu era chinês. Leia o texto do site New Indian Express. E veja um vídeo sobre a matéria.

Mas é aí, a radiação do celular enquanto está carregando pode representar um perigo para as pessoas? A resposta provavelmente é não. A história de que os telefones carregando apresentam um perigo para as pessoas não é nova. Este texto do site Snopes (uma espécie de Boatos.org gringo), fala de textos datados de 2004 que alertam para o risco da radiação em celulares carregados.

Apesar de realmente existir risco de explosão no celular (se ele tiver algum defeito), não há nenhuma relação entre radiação telefônica e o fato de ele estar carregando. Ou seja, o nível de radiação não vai aumentar 1000 vezes se o aparelho estiver na tomada.

Um detalhe em relação à própria radiação dos aparelhos celulares: ainda não há estudos conclusivos se ele realmente é prejudicial. A Câmara dos Deputados está fazendo um debate sobre o assunto e os próprios especialistas divergem sobre o assunto.

Com todas essas informações, chegamos à informação de que a história de um acidente com telefone celular realmente existiu. Mas não tem nada relacionado com radiação e também o garoto não morreu. Além disso, não há comprovação de que carregar o telefone celular e falar possa acarretar em riscos para a saúde. Celulares explodem porque têm algum defeito. Seja ele carregando ou não.

PS: esse artigo foi uma sugestão do leitor (e amigo) Davi de Castro. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.