Alerta falso diz que peixe panga tem vermes e faz mal à saúde

Boato sobre peixe panga se espalha na internet

Boato sobre peixe panga se espalha na internet

Boato – Comer m… é a mesma coisa que comer peixe panga. História fala de animal cheio de vermes.

Uma das iguarias mais contestadas nos boatos da internet novamente vem com uma história à tona. É, o peixe panga volta a atacar! Um texto que circula por blogs e redes sociais dá conta que a iguaria é um perigo para a saúde. O motivo: tem vermes e é muito sujo. Leia:

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Curta também a nossa página no Facebook e não caia em boatos

PEIXE PANGA – ALERTA – TEM EM VÁRIOS SUPERMERCADOS DO BRASIL, DOS PEQUENOS AOS GRANDES E NOS RESTAURANTES QUE VOCÊ COME TODOS OS DIAS. ELE TEM UMA APARÊNCIA MUITO BONITA CONGELADO NO PACOTE.

Caros amigos,

Em algumas oportunidades tive o desprazer de observar o malfadado peixe branco, sempre servido em self-services e/ou “à la carte.” Em um self-service, tive a curiosidade de ver melhor o peixe no meu prato. Ao abrir a posta do peixe, notei que a massa estava impregnada de filamentos. Encostei o prato, retirei para o guardanapo parte do peixe e levei para análise. Os filamentos, na verdade, eram vermes de até dois cm.

PANGA

Procurei me informar, lá mesmo no caixa, sobre a origem do peixe e fui informado que se tratava de peixe asiático. Após análise da porção amostrada, tirei minhas conclusões que são coincidentes com as informações prestadas:

– peixe asiático de água doce, proveniente de rios extremamente poluídos de excrementos, dejetos e toda sorte de poluição biológica, física e química devido, entre fatores diversos, à maciça ocupação de barcos que servem de vias e moradias que constituem aglomerados populacionais de pessoas carentes de serviços sanitários e salutares.

Esse ambiente condiciona, por si só, o desenvolvimento e procriação de víveres adaptados a esse habitat degenerativo. O nível de poluição dessas águas é de tamanha magnitude e as próprias pessoas que, por lá vivem, têm nojo e repugnância dos víveres dessa água.

Deu um nojinho, não é? Esse e outros textos sobre os malefícios do peixe panga circularam há um bom tempo nas redes e agora voltaram a assombrar os internautas. Mas é claro que o Boatos.org já desmentiu tudo uma vez e volta a desmentir essa história cabeluda.

O primeiro ponto da história é o modo que ela é suspeitamente contada. Mais uma coisa, quem é essa pessoa que encontrou vermes no peixe? Onde isso aconteceu? E essa análise veio de onde? Já explicamos (e mais de uma vez) que textos que não trazem nenhuma referência sobre sua origem são os mais propícios a serem lorotas.

Quem, em sã consciência, tira filamentos de um alimento servido em um restaurante e “leva para análise”. É simples assim achar um laboratório disponível? Imagina só: “Saí para comer, mas resolvi ir no laboratório de análises para completar o meu dia”.

Além disso, todos os argumentos citados são falaciosos. No Brasil, o controle e fiscalização dos pescados é responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Portanto, nada chega ao consumidor sem ser fiscalizado. Ou seja, se o produto é exportado do Vietnã há cinco anos, com certeza uma equipe foi ao outro continente para ver como é feita a verificação do produto.

Com a história bombando na internet, a Proteste resolveu fazer o teste com o tal peixe panga. Ela aponta que as amostras apresentaram resultados normais e não houve motivos para suspender a importação. O peixe panga é exportado para países do mundo inteiro e cada país manda seus órgãos de inspeção para verificar a higiene e qualidade do produto.

Resumindo e novamente afirmando. A história do peixe panga que circula na internet nada mais é do que uma besteira que está se espalhando pelos quatro cantos da web. Espero que, agora, os boateiros aprendam.

13 thoughts on “Alerta falso diz que peixe panga tem vermes e faz mal à saúde

  1. ELIANA

    HÁ REPORTAGENS SOBRE ISSO E BRASILEIRO QUE COMPROU E COMEU ESSE PEIXE, ANTES DE LER A REPORTAGEM, AFIRMA QUE O GOSTO NÃO É BOM E DEPOIS TER PASSADO MUITO MAL.

    Reply
  2. Serjão

    Pessoal, o Panga é um peixe carnudo e muito delicioso! Tenho hábito de comê-los em casa e em restaurantes e NUNCA vi nenhum verme ou algo parecido que me fizesse desistir de ingeri-lo.
    Se ele estivesse contaminado, o Ministério da Agricultura e a nossa ANVISA já teriam interditado a sua comercialização. Trabalho na área de Legislação Sanitária e posso assegurar-lhes que o Brasil, possui uma das mais completas e rígidas legislações nessa área. É mais um HOAX que circula pela internet.

    Reply
  3. Nelson R. Pregnolatto

    Vi o tal panga congelado num supermercado e examinando a embalagem, creio sim que vi os tais vermes. Garanto que não vi demais, entretanto, não sou autoridade sanitária… detesto boatos… e essa questão de ver certinho de onde vem, etc… com fiscais e tudo… não dá pra confiar…. mesmo no Brasil há coisas ilegais, imagina então do outro lado do mundo??? E se fossem fiscais pra lá pra ver, os caras iriam mostrar o ambiente real dos peixes, ou mostrar algo mais limpinho? O que vcs acham?

    Reply
    1. Natalia

      O que você viu não são vermes, mas pequenos vasos que existem dentro de qualquer carne.

      Reply
  4. Iria Valverde Rocco

    E dá pra confiar nas análises? Eu não confio em nada que venha de indústrias principalmente quando o governo tenta defende-las, mas confio menos ainda no rio de onde vieram. Pesquisar sobre o rio de onde ele saiu ninguém quer, ou saber se os vietnamitas chegam perto desse peixe não foi pesquisado. Com toda corrupção que essas organizações fazem, vocês não tem vergonha de fazer uma publicação dessas?

    Reply
  5. Flavia

    O peixe pode ser tão saudável quanto qualquer outro, mas o grande problema é que muitos comerciantes vendem esse peixe como linguado. Alguns programas de TV foram em alguns locais com câmera escondida para testar isso e alguns nem admitem que vendem esse tipo de peixe. E concordo com o Rodrigo, duvido que haja alguma fiscalização séria.

    Reply
  6. Rodrigo

    Aham, tá certo! Certeza que mandaram alguém ao Vietnan mesmo! Talk to my hand, seu lok!
    Papo furado, isso é pra inglês ver!

    Reply
    1. Surubão

      Tá bom… Os peixes viajam do Vietnam até o Brasil cheio de vermes… Pode não ser sempre, mas com essas inverdades circulando na internet, é provável sim que tenha algum órgão fiscalizador na outra ponta… Trabalhei com isso e sei como funciona. Obrigado !!!

      Reply
    2. Natalia

      Se você entrar em contato com o Ministério da Agricultura verá toda a documentação das visitas e análises promovidas sobre o peixe.
      Se tivesse realmente este problema, meus exames não seriam bons, pois sempre consumo.

      Reply
  7. Maria Angélica Vale

    Obrigada por passar estas informações para que possamos comer este peixe com tranquilidade.
    Parabéns pelo site muito informativo!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *