Alerta falso: asa de frango é igual a veneno por causa do hormônio

By | 07/05/2015

Boato – Asas de frango podem causar problema hormonais em mulheres, câncer e até matar. Não coma!

Não são raras as dicas anônimas de saúde que costumam aparecer na internet. O grande problema é que boa parte delas é falsa. E aí vamos nós com mais uma história da carochinha. Tem circulado, há muito tempo, um texto que aponta que comer asa de frango é um perigo para saúde por causa do hormônio contigo na região.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Asa de frango é um veneno, diz hoax

Asa de frango é um veneno, diz hoax

O texto também conta uma história aterrorizante de uma “amiga” do autor que ficou doente após comer asa de frango, tem uma fala de “especialista” (o médico que atendeu a amiga), é gigante e pede compartilhamento. Leia trechos do texto:

Asa de frango = VENENO! Repassando-utilidade pública.

Evite comer asas de frango com muita frequência – as mulheres; especialmente: uma história verdadeira…!

Uma amiga minha recentemente teve um inchaço no útero e foi submetida a uma operação para remover o cisto. O cisto removido estava cheio de sangue de coloração escura. Ela pensou que ficaria curada após a cirurgia mas estava redondamente enganada.Uma piora ocorreu poucos meses depois. Assustada, ela procurou seu ginecologista para uma consulta.

Durante a consulta, seu médico lhe fez uma pergunta que a deixou perplexa. Ele perguntou se ela era uma consumidora frequente de asas de frango e ela respondeu que sim, se perguntando como ele conhecia o seu hábito alimentar. Veja bem, a verdade está nessa era moderna; os frangos são injetados de esteroides para acelerar seu crescimento para que possam suprir a necessidade da demanda da sociedade.

Esta necessidade nada mais é do que a necessidade de alimentação.Os frangos que são injetados de esteroides são geralmente espetados no pescoço ou nas asas.Por essa razão, são nesses lugares que existe a maior concentração de esteroides.Estes esteroides tem efeitos terríveis no corpo já que aceleram o crescimento.Isso produz um efeito ainda muito mais perigoso na presença de hormônios femininos, ele deixa as mulheres ainda mais vulneráveis ao crescimento de cisto no ovário. Por isso, eu aconselho as pessoas lá fora a controlarem suas dietas e diminuírem a frequência do consumo de asas de frango!As pessoas que receberam este e-mail, por favor, repassem-no para seus amigos e para os entes queridos. Tenho certeza que ninguém quer vê-lo(la) sofrer!

Mais uma vez: poxa! E pensar que um franguinho faz todo esse mal. Calma, não é bem assim. Apesar de que comer, por exemplo, asas de frango (ou coxa ou peito) fritas em excesso pode fazer mal, está longe de ser verdade a história que liga o consumo do alimento com problemas hormonais em mulheres.

Para além de toda estrutura do texto, que não cita fontes fiáveis (só uma amiga, um médico e sei lá o quê), pede compartilhamento (característica de um bom hoax) e tem lá seus errinhos de ortografia, não há qualquer indicação científica que comprove a história contada.

Ao contrário. No Brasil, por exemplo, não se utiliza hormônio na criação de frangos. Essa matéria da Folha explica que o uso de hormônios é um mito. Essa matéria do O Globo endossa a informação. Por fim, o site mineiro UAI aponta que o uso de esteroides na alimentação de animais é crime. Agora pense: se não há uso sistemático dos hormônios, não há padronização. Mesmo que alguém fosse usar hormônio, quem garante que seria na asa?

Com o caráter do texto (digno de uma boa balela online) e o desmentido em relação ao uso de hormônios, podemos dizer que a informação de que asa de frango é um veneno para mulheres por causa de esteroides é só mais um hoax da internet.

16 thoughts on “Alerta falso: asa de frango é igual a veneno por causa do hormônio

  1. lidiane

    Comentei com minha vó de 88 anos que estava rolando esse boato ela riu e desmentiu disse que era para ela estar com problemas no útero porque ela toda vida come o pescoço e a asa do frango então possa ser mentira mesm pois ela esta bem sem nenhum problema no útero

    Reply
  2. João Paulo

    Só usar o cérebro que vc vai saber a verdade. Um criadouro de frango para o abate, cria milhares de frangos certo? Pensem nisso, frangos !!! Agora você imagina dar uma injeção de, vai saber quantos ml, em frango por frango, sendo que todos são iguais, da mesma cor e não ficam separados um por um. Imaginou ??? Então se vocêchegou a conclusão de que é impossível, aí você está no caminho certo. Enfim, se tem hormônios ou não, eles são colocados na RAÇÃO e não aplicados com uma seringa, por uma ou várias pessoas, em um frango por um, e todos na veia certinhas da asa !!! ACORDA !!!

    Reply
  3. noémia granito

    Desde há muitos anos sempre ouvi dizer , que as asas dos frangos não se deveriam comer, principalmente as pontas. porquê não sei. pois diziam que quando matam os frangos, um composto menos bom para a saúde, se alojava nas asas, agora verdade ? mentira ? pois não sei, mas que sempre desde há muitos anos que oiço dizer isso , ainda mais no talho, quando vejo cortar frango para vender a alguém vejo sempre cortarem a ponta das asas para fora, então alguma coisa é, deve haver aí um piquinho de qualquer coisinha …

    Reply
  4. Hilario

    Se isso fosse verdade o Brasil não estaria exportando frango para o mundo todo, as exportações ja teriam sido suspensas a muito tempo.

    Reply
  5. Marlene

    Vivemos num mundo de incertezas e inversão de valores, como podemos saber de fato quem fala a verdade nesse Brasil onde tudo é falsificado, omitido, ignorado?
    Quando surge esses alertas eu prefiro acreditar, melhor prevenir do que remediar.
    Só em Deus podemos confiar Ele é infalível, imutável, fiel e perfeito.

    Reply
  6. Victor Andrade

    Dizem que o hormônio é colocado na ração, inclusive já li coisas falando que é por isso que hoje em dia as meninas estão menstruando mais cedo, colocando corpo de mulher mais cedo por conta desses hormônios que colocam na ração dos animais, agora injetar hormônio 1 por um 1 não acredito nisso, muito mais prático na ração.

    Reply
  7. Elivaneide

    Olha alguns meses atrás minha cunhada me falou que a cunhada dela foi ao médico passando mal,e o médico dela falou isso das asinhas de frango que tem hormônios e prejudica a saúde da mulher. Realmente muitas coisas na net é mentira,mas essa da asinha creio que seja verdade.

    Reply
    1. Renata

      me desculpe, mas como e onde são aplicados esses hormônios? A criação de animais para abate é rigorosamente inspecionada por Médicos Veterinários, como estudante da profissão não creio que a classe permitiria tal ato! Além de ir contra a ética profissional ia contra a saúde humana!

      Reply
  8. Isamara

    O primeiro texto não se baseou em dados, como pesquisas, apenas o citou, mas o próximo texto em sua defesa também reclamou que não havia a citação de nenhum dado relevante , mas ele também não o fez em sua defesa. Aff…….

    Reply
  9. maria de fatima costa

    proibido na onde so sei que e aplicado hormonios se e nas asas nao eu nao sei so sei que nem tudo que e postado e verdade mas ninguem e inocente se nos leites de caxinhas e utilizados soda em poucas quantidade e aceita pela ministerio da saude todos sabemos e ainda continua tomando imagina so.

    Reply
  10. Elisama gomes

    Ainda bem q não gosto de frango e qdo compro é somente peito sem pele, mas muito raramente. Prefiro galinha caipira, mas só compro de criador confiável é claro. Sei q qualquer carne faz mal a saúde, principalmente as de hoje em dia q são muito mal alimentadas e tb criadas em condições lastimáveis,,abatidas de uma forma muito ante higiênica. Tá difícil a coisa viu? Se alimentar bem ficou muito difícil. Por isso tantas doenças, principalmente câncer.

    Reply
  11. Márcio

    A carne animal sempre fez mal e sempre irá fazer nós q inventamos desculpa para comê-la

    Reply
  12. Alex Souza

    Quem postou esta “defesa das asas de frango” é no mínimo dono de uma granja. Acreditar que no Brasil é proibido o uso de hormônios em frango e que todos os produtores seguem fielmente a lei é mais fantasia que Papai Noel, Saci Pererê e Coelhinho da Páscoa juntos.

    Reply
  13. Dayana Silva

    Em quais pesquisas se baseiam esses fatos? Baita irresponsabilidade divulgar algo tão mentiroso. Deveriam pesquisar primeiro, se informar com profissionais da área pra depois sair por ai falando algo. Isso é MITO. Assim como dizer que o ovo faz mal.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *