Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Alerta falso: asa de frango é igual a veneno por causa do hormônio

Alerta falso: asa de frango é igual a veneno por causa do hormônio

Boato – Asas de frango podem causar problema hormonais em mulheres, câncer e até matar. Não coma!

Não são raras as dicas anônimas de saúde que costumam aparecer na internet. O grande problema é que boa parte delas é falsa. E aí vamos nós com mais uma história da carochinha. Tem circulado, há muito tempo, um texto que aponta que comer asa de frango é um perigo para saúde por causa do hormônio contigo na região.

Asa de frango é um veneno, diz hoax
Asa de frango é um veneno, diz hoax

O texto também conta uma história aterrorizante de uma “amiga” do autor que ficou doente após comer asa de frango, tem uma fala de “especialista” (o médico que atendeu a amiga), é gigante e pede compartilhamento. Leia trechos do texto:

Asa de frango = VENENO! Repassando-utilidade pública.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Evite comer asas de frango com muita frequência – as mulheres; especialmente: uma história verdadeira…!

Uma amiga minha recentemente teve um inchaço no útero e foi submetida a uma operação para remover o cisto. O cisto removido estava cheio de sangue de coloração escura. Ela pensou que ficaria curada após a cirurgia mas estava redondamente enganada.Uma piora ocorreu poucos meses depois. Assustada, ela procurou seu ginecologista para uma consulta.

Durante a consulta, seu médico lhe fez uma pergunta que a deixou perplexa. Ele perguntou se ela era uma consumidora frequente de asas de frango e ela respondeu que sim, se perguntando como ele conhecia o seu hábito alimentar. Veja bem, a verdade está nessa era moderna; os frangos são injetados de esteroides para acelerar seu crescimento para que possam suprir a necessidade da demanda da sociedade.

Esta necessidade nada mais é do que a necessidade de alimentação.Os frangos que são injetados de esteroides são geralmente espetados no pescoço ou nas asas.Por essa razão, são nesses lugares que existe a maior concentração de esteroides.Estes esteroides tem efeitos terríveis no corpo já que aceleram o crescimento.Isso produz um efeito ainda muito mais perigoso na presença de hormônios femininos, ele deixa as mulheres ainda mais vulneráveis ao crescimento de cisto no ovário. Por isso, eu aconselho as pessoas lá fora a controlarem suas dietas e diminuírem a frequência do consumo de asas de frango!As pessoas que receberam este e-mail, por favor, repassem-no para seus amigos e para os entes queridos. Tenho certeza que ninguém quer vê-lo(la) sofrer!

Mais uma vez: poxa! E pensar que um franguinho faz todo esse mal. Calma, não é bem assim. Apesar de que comer, por exemplo, asas de frango (ou coxa ou peito) fritas em excesso pode fazer mal, está longe de ser verdade a história que liga o consumo do alimento com problemas hormonais em mulheres.

Para além de toda estrutura do texto, que não cita fontes fiáveis (só uma amiga, um médico e sei lá o quê), pede compartilhamento (característica de um bom hoax) e tem lá seus errinhos de ortografia, não há qualquer indicação científica que comprove a história contada.

Ao contrário. No Brasil, por exemplo, não se utiliza hormônio na criação de frangos. Essa matéria da Folha explica que o uso de hormônios é um mito. Essa matéria do O Globo endossa a informação. Por fim, o site mineiro UAI aponta que o uso de esteroides na alimentação de animais é crime. Agora pense: se não há uso sistemático dos hormônios, não há padronização. Mesmo que alguém fosse usar hormônio, quem garante que seria na asa?

Com o caráter do texto (digno de uma boa balela online) e o desmentido em relação ao uso de hormônios, podemos dizer que a informação de que asa de frango é um veneno para mulheres por causa de esteroides é só mais um hoax da internet.