Aidéticos estão passando vírus HIV em medição de glicose #boato

Boato – Grupo de aidéticos disfarçados de enfermeiros está passando HIV para pessoas em teste falso de glicose.

Saúde é coisa séria, embora muita gente deixe essa “questãozinha” em segundo plano. Na correria do dia a dia, as pessoas acabam esquecendo certos cuidados com o corpo e a mente, exageram em alimentos nada saudáveis e deixam até de fazer exames de rotina.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Nessa espécie de “nova ordem mundial da pressa”, as pessoas, além de relapsas com a saúde, estão cada vez menos cuidadosas com as informações que consomem e repassam. Isso facilita a propagação de histórias falsas. Junte a facilidade que a internet nos proporciona e voilà, surge um aviso preocupante sobre aidéticos disfarçados de enfermeiros que estão infectando as pessoas com HIV enquanto realizam exames de glicose fajutos.

boato-diz-que-pessoas-estao-passando-hiv-em-exame-falso-de-glicose
Boato diz que pessoas estão passando HIV em exame falso de glicose

É isso mesmo. Segundo uma mensagem de alerta que está circulando na web, é preciso tomar cuidado e se negar a fazer qualquer medição de glicose repentina na rua. Caso contrário o risco é pegar Aids de gente atuando propositalmente para o mal. E o caso é tão sério que, de acordo com o texto, foi a PM e a Vigilância Sanitária quem divulgou o aviso. Confira:

Gente, a vigilância Sanitária e a PM acabou de informar que um grupo Aidéticos estão em varias cidades para abordar as pessoas e pedirem pra elas fazerem a medição da glicose: DENUNCIE! Este suposto teste está passando o vírus HIV… Repassem para os contatos de vocês! Obs: Eles estão se passando por um grupo de enfermeiros estudantes. CUIDADO! É muito sério isso!

Aidéticos estão passando HIV em medição de glicose?

Antes de esclarecer qualquer coisa, é preciso ressaltar o quanto utilizar o termo “aidético” é errado e pejorativo. Associações de apoio a pessoa com HIV e instituições de renome como a Organização Mundial de Saúde estabeleceram há muitos anos que este termo está (e deve permanecer) em desuso. Pessoas que contraíram o HIV também são denominadas soropositivas e podem desenvolver ou não a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids).

Finalizado o adendo, o importante é saber que essa história de enfermeiros do mal passando HIV para os outros durante medições de glicose é completamente mentira. E mais, é mentira velha. O fato é que essa mesma história circula há algum tempo na internet e já foi até esclarecida aqui no site.

Fora os erros de ortografia, o uso da palavra “aidético” também torna muito suspeito a afirmação de que a PM e/ou a Vigilância Sanitária deram esse aviso. Além disso, procuramos por qualquer comunicado do tipo na internet e o resultado foi o esperado – nada foi divulgado por essas instituições sobre o assunto. O que pipocam nas buscas são replicações dessa história em sites duvidosos em diferentes datas.

Como é típico de correntes alarmistas, o suposto aviso informa sem informar nada realmente. Não se sabe nem o básico – onde essas pessoas disfarçadas estão atuando? No país inteiro? É uma quadrilha organizada, uma máfia que atua em todos os lugares? Óbvio que não. Além do que, a história tem sofrido variações e já foi esclarecida por vários veículos locais em diferentes cidades.

Ou seja, nada procede. Não têm “aidéticos”, não têm enfermeiros do mal, não tem teste falso de glicose. Falsa é essa história. Faz bem aquele que conseguir tirar uns minutinhos para cuidar da saúde e das informações que compartilha.

7 comentários em “Aidéticos estão passando vírus HIV em medição de glicose #boato

  • 13/07/2017 em 12:57
    Permalink

    Medir a TIROIDE também, faça me o favor né? Primeiro, como medir TIREOIDE?? Segundo, erraram até o nome da glandula…

    Resposta
  • 03/07/2017 em 15:37
    Permalink

    Ótimo recurso! Não repasso nada, sem antes de consultar o site. Continuem assim, pois precisamos de vocês para “desalarmar” os amigos.

    Resposta
  • 05/05/2017 em 14:52
    Permalink

    Essa mensagem esta circulando no whatsapp e associada ao baleia azul. Parabéns ao site, eu acho um absurdo como as pessoas gistam de ficar espalhando boato falso sem verificar antes. Estamos em pleno século 21, fazer uma busca no google é a coisa mais fácil de se fazer mas lógico que o povo adora um drama e fica repassando essas coisas ao invés de tirar 5 minutos pra verificar a legitimidade da coisa.

    Vou começar a bloquear todo mundo que faz isso por que é muito chato

    Resposta
  • 03/05/2017 em 21:33
    Permalink

    Parabéns ao site. Chega até ser de utilidade pública. Sempre vem coisas absurda de repasse e eu mando o link p parar a palhaçada.

    Resposta
  • 03/05/2017 em 01:58
    Permalink

    Agora essa mensagem está vindo associada com o jogo da baleia azul.

    Resposta
  • 02/05/2017 em 17:50
    Permalink

    muito bom, sempre que tem noticias desse tipo nos grupos eu recorro ao site pra verificar e dar um gelo nelas nos grupos pra ver se desconfiam e param de espalhar essa maldição que enche o saco… affs valeu galera, um abraço!

    Resposta
  • 10/01/2017 em 21:04
    Permalink

    Até a terminologia soropositiva está incorreta, a não ser que se fale soropositiva para o HIV, porque pode ser soro positiva pra Hepatite A,B,C… É pra tantas outras sorologias. O termo correto é PVHA: Pessoa Vivendo com HIV/AIDS. Sou um PVHA há qse 22 anos e não o.aginei que iria ver tanto retrocesso na luta contra o preconceito as PVHa’s.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)