Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Água em garrafa de plástico aquecida causa câncer de mama #boato

Água em garrafa de plástico aquecida causa câncer de mama #boato

Boato – Beber água em garrafa de plástico aquecida pode causar câncer de mama por causa do antimônio, veneno que vai para o seu seio. 

No mundo da boataria nada se perde, tudo se transforma. Às vezes, passam-se meses ou até anos, até que os boatos aparecem de novo, rebuscados, modificados, e prontos para outra.

Sabe aquela história de que beber água em garrafa plástica faz mal e dá câncer? Pois é, ela ainda está dando o que falar e inspirando muitas mentes brilhantes por aí. A prova disso está na nova versão da história. Isso mesmo! De acordo com uma mensagem que circula no Facebook e WhatsApp, se você beber água em garrafa de plástico aquecida, corre o risco de desenvolver câncer de mama. Confira a mensagem:

Print de notícia falsa que aponta que beber água em garrafa de plástico aquecida causa câncer de mama
Print de notícia falsa que aponta que beber água em garrafa de plástico aquecida causa câncer de mama

Beber água em garrafa de plástico aquecida causa câncer de mama?

É claro que a informação causou alvoroço em muita gente. Porém, vamos com calma porque a informação é falsa. Vamos aos fatos.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Pois bem, na versão da qual estamos falando hoje as mentes brilhantes misturaram o boato de que beber água em garrafa plástica faz mal e dá câncer e de que chá em copo plástico e comida em sacola plástica causam câncer com o bônus “Outubro Rosa”.

Acontece que essa história de que água em garrafa plástica dá câncer já foi desmentida pela Sociedade Americana de Câncer. Além disso, a história do microondas e a tal “Associação Americana de Médicos” já foi assunto no Snopes, site gringo que desmente boatos na web.

A mensagem também aponta para o consumo de café e chá em copos plásticos. Sobre isso, o médico especialista em câncer Shyam Aggarwal afirmou que não existe nenhuma evidência cientifica que ligue o chá em copo plástico à doença. Isso porque o tempo de contato da bebida com o plástico é muito pequeno para um impacto real à saúde.

É claro que deixar a garrafa plástica com água exposta ao calor (em excesso) pode produzir determinados organismos microbiológicos que podem ser prejudiciais à saúde. Além disso, vale lembrar que garrafas plásticas não foram feitas para reutilização eterna e higienizá-las corretamente é fundamental para evitar possíveis problemas.

Por fim, ao buscamos informações sobre as possíveis causas do câncer de mama, não encontramos nada relacionado ao uso de garrafas plásticas. O que sabemos é que os fatores de risco ainda são os mesmos: idade avançada, exposição prolongada aos hormônios femininos, histórico familiar, ser portadora dos genes BRCA1 e BRCA2 e excesso de peso.

Ou seja, a história de que beber água em garrafa de plástico aquecida causa câncer de mama é falsa. Tudo não passa de mais um desses boatos que circulam na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99432548.