Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Pare com o açúcar, beba limão e óleo de coco e o câncer já era #boato

Pare com o açúcar, beba limão e óleo de coco e o câncer já era #boato

Boato – Dr. Gupta, dos EUA, dá dicas sobre como evitar o câncer e afirma que, na atualidade, só morre de câncer quem é descuidado.

Dicas sobre saúde sempre circularam na internet (e parece que não vão parar de circular tão cedo). E um dos temas mais abordados nesse tipo de postagem, com certeza, é o câncer. E o fato é que muita gente acredita nos conselhos que são dados na internet por pessoas que, muitas vezes, nem são da área da saúde.

Para piorar, essas pessoas, de vez em sempre, conseguem ter um bom alcance com esse tipo de história. Nos últimos dias, mais uma postagem sobre dicas de saúde começou a circular na rede. E se não bastasse isso, a postagem afirmava que o “Dr. Gupta” teria encontrado a solução para o câncer. Segundo ele, as dicas garantem o fim da doença e só morre de câncer quem é descuidado. Confira:

O CÂNCER JÁ ERA. O Dr. Gupta diz: Ninguém deve morrer de câncer, exceto por descuido; (1). O primeiro passo é parar toda a ingestão de açúcar, sem açúcar no seu corpo, células cancerígenas morreriam de morte natural. (2). O segundo passo é misturar uma fruta inteira de limão com uma xícara de água quente e beber por cerca de 1-3 meses antes DE SE ALIMENTAR e as células cancerígenas desaparecem, segundo pesquisa da Faculdade de Medicina de Maryland, é 1000 vezes melhor do que a quimioterapia. (3). O terceiro passo é beber 3 colheres de óleo de coco orgânico, de manhã e de noite e o câncer desaparecerá, você pode escolher qualquer uma das duas terapias depois de evitar o açúcar. A ignorância não é desculpa; Tenho compartilhado esta informação há mais de 5 anos. Deixar que todos ao seu redor saibam, é um sacrilégio para quem este dia morra de câncer; Deus abençoe. Reencaminhado como recebido.

Pare com o açúcar, beba limão e óleo de coco e o câncer já era?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Bom, nem tudo o que reluz é ouro. E, apesar dessas postagens com dicas de saúde circularem bastante na internet, é necessário refletir um pouquinho sobre o que elas dizem. Porque nem toda informação que você lê na internet é verdadeira. E caros leitores, essa história de cura do câncer é pura balela. Quer mais detalhes? Continua lendo.

A história usa o nome de um médico muito famoso nos EUA, o Dr. Sanjay Gupta. Entretanto, ao buscar pelo texto na versão em inglês, só encontramos “correntes” como essa em português. Não identificamos nenhuma declaração do Dr. Sanjay Gupta confirmando a história. O que faz sentido, afinal de contas, ele é um neurocirurgião sem nenhuma especialidade em oncologia.

O conteúdo das dicas também não é muito confiável. Sobre o uso do açúcar, é impossível (hoje) afirmar que ele seja a causa da doença. Não há consenso entre os pesquisadores sobre a relação do açúcar com o câncer. Além disso, é certo que somente deixar de comer açúcar não vai te deixar livre da doença, até porque, existem diversas causas para o câncer.

Sobre o uso do limão, bem, essa história é antiga. Ela existe desde antes a criação desse site e foi um dos primeiros boatos que desmentimos no Boatos.org. Ou seja, tomar água com limão não vai impedir que você desenvolva câncer no futuro ou se cure da doença.

Já falar sobre o uso do óleo de coco na cura do câncer é uma história tão sem pé nem cabeça, que nem deveria estar sendo dado como dica por aí. Desde que o óleo de coco se tornou a nova sensação do mundo fitness e das blogueiras de beleza, muitas pessoas passaram a usar o óleo de coco em diversas coisas, como substituto do óleo comum e para hidratar o cabelo. Mas o fato é que curar o câncer não é uma das suas funções. É o mesmo que dizer para a pessoa abandonar a quimioterapia e começar a beber só água.

Por fim, o texto ainda tem aquele pedido clássico de compartilhamento, que evidencia ainda mais a mentira. Sendo assim, a postagem não passa de balela. Deixar de consumir açúcar, beber todo dia água com limão e passar a consumir óleo de coco não vai evitar ou curar o câncer. Não acredite em tudo o que lê por aí, especialmente nessa história que é só mais um #boato. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.