Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Abacaxi com Cola-Cola cura pedras nos rins e pedras na vesícula #boato

Abacaxi com Cola-Cola cura pedras nos rins e pedras na vesícula #boato

Boato – A mistura de duas fatias de abacaxi com dois copos de Coca-Cola é um potente remédio para a cura de pedras nos rins e na vesícula. 

Sem dúvidas, a Coca-Cola é o refrigerante mais julgado e apreciado (ao mesmo tempo) em toda a internet desde. São vídeos insinuando que a bebida pode “ajudar” com muitas coisas e histórias falando sobre os malefícios do refrigerante.

Já podemos dizer que a Coca-Cola é o novo ovo do século. E, bem, não faz muito tempo que desmentimos aqui que a combinação de abacaxi com Coca-Cola seria um veneno mortal que já teria matado muitas pessoas. Mas parece que a medicina das redes sociais não só descobriu que isso era uma mentira, como também chegou à conclusão de que a mistura trata-se de um remédio. Segundo as publicações, tomar abacaxi com Coca-Cola é um potente remédio para remover pedras nos rins e na vesícula. Confira vídeo e leia a transcrição da mensagem que circula online:

Mensagem: “Eu tenho pedra nos rins e pedra na vesícula vou fazer para ver se é verdade mesmo eu já não aguento sofrer tanto muitas dores”. Transcrição do vídeo: “Vamos mostrar pra vocês hoje um remédio, que a gente acabou descobrindo recentemente, é: abacaxi com Coca-Cola. Até que enfim descobrimos uma utilidade pra Coca-Cola, né? […] Este remédio foi indicado por uma irmã minha, que deu pra um sobrinho meu tomar. Ela tinha descoberto também e deu pra um sobrinho meu tomar. E ela pediu pra ele tomar, porque ele tava muito mal, né? Foi parar no hospital e, realmente, ele tomou à noite e, quando foi de manhã, ele colocou as pedras pra fora. […] Esse remédio serve pra tirar as pedras do rim ou da vesícula. […] Aí, depois, claro, a pessoa que tem tendência a ter pedra é sempre bom estar fazendo. […] Você pode tomar isso a qualquer hora, mas se você preferir, achar mais conveniente, você toma à noite, né? Até por prevenção, qualquer pessoa pode tomar”.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Abacaxi com Cola-Cola cura pedras nos rins e pedras na vesícula?

Bem, como dissemos anteriormente, a Coca-Cola é o novo ovo do século. Mas se para a instituição medicina das redes sociais a mistura de Coca-Cola com abacaxi ainda é uma incógnita (se é veneno ou remédio), para os médicos a resposta é muito clara: abacaxi com Coca-Cola não ajuda a tirar pedras nos rins ou vesícula. Quer mais informações? Então, continua lendo.

Tanto o vídeo quanto a história possuem as principais características de boatos. Além da história ser totalmente vaga, cita fontes “muito confiáveis” (como a irmã e o sobrinho, que ninguém sabe quem é). E no final do vídeo, o homem ainda afirma que o próprio filho já havia tomado (o que é confuso, porque, no início do vídeo, ele afirma que acabou de descobrir o “remédio”).

Ao procurar por mais informações sobre o potencial médico da mistura, nada encontramos. Aliás, no Google, o primeiro resultado da pesquisa é o nosso desmentido sobre a mistura de abacaxi com Coca-Cola ser um veneno mortal. Também não existe nenhuma corrente na medicina que defenda o uso de abacaxi com Coca-Cola para tratar ou curar pedras nos rins ou na vesícula. Muito pelo contrário, eles têm uma opinião bem diferente.

Em um bate-papo com algumas pessoas na internet após sua participação no programa Hoje em Dia (da TV Record), o médico Antonio Sproesser, clínico geral, deixou claro que Coca-Cola ou qualquer outro refrigerante a base de cola faz mal para a saúde de quem tem problemas nos rins (afinal, são bebidas com alto teor de sódio). Já o abacaxi, se consumido sozinho, não tem nenhum problema.

Vale dizer que o tratamento de pedras nos rins consiste em eliminar as pedras com bebidas diuréticas (nesse sentido, o suco de abacaxi até ajudaria). Em casos mais severos, há a necessidade de medicação ou intervenção cirúrgica. E é claro que tudo sempre com orientação médica.

Já o caso das pedras na vesícula é totalmente diferente. Nessa situação, a remoção é feita com cirurgia de remoção da vesícula. Já em outros casos, opta-se por se manter o órgão e as pedras no lugar. E novamente repetimos: só quem pode fazer essa avaliação é um médico.

Em resumo: a história que diz a mistura de abacaxi com Coca-Cola é um remédio para pedras nos rins e vesícula é falsa. A dica não tem nenhuma base médica e trata-se de um boato. Tanto vídeo quanto história possuem diversas características de boato, como ser vaga e não indicar fontes confiáveis. Além disso, não existem outras informações que possam provar a informação. Por fim, os médicos não indicam o consumo de Coca-Cola para quem possui pedras nos rins (ou vesícula). Até a próxima!

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164