Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Zíbia Gasparetto, escritora espiritualista, morreu aos 91 anos em São Paulo #boato

Zíbia Gasparetto, escritora espiritualista, morreu aos 91 anos em São Paulo #boato

Atualização: Zíbia Gasparetto, de fato, faleceu no dia 11/10/2018, aos 92 anos.

Boato – Três dias após a morte do seu filho Luiz, a escritora Zíbia Gasparetto morreu aos 91 anos em São Paulo por causa de um câncer no estômago.  Nos últimos dias, a “internet” voltou a ter um mau hábito que estava esquecido há algum tempo: o de espalhar boatos de morte de pessoas conhecidas. Os últimos alvos são religiosos. No último sábado, tivemos que desmentir o boato da morte do cantor gospel Feliciano Amaral. Hoje vamos falar com outra pessoa ligada à fé das pessoas: Zíbia Gasparetto, escritora espiritualista (de uma linha do espiritismo).

De acordo com mensagens que circulam na internet, Zíbia Gasparetto teria morrido em decorrência a complicações de um câncer de estômago três dias após o seu filho, Luiz, falecer também por câncer. A mensagem se espalhou em grupos ligados ao espiritismo. Leia algumas versões da mensagem que circula online:

HOJE NOS DEIXOU ZÍBIA GASPARETTO, NA QUINTA PASSADA TINHA IDO SEU FILHO LUIZ…. Ambos escritores, Espiritas que nos deixaram diversas obras. Os romances ( que eu amo ler) eram o forte dos dois que através deles nos aconselhavam sobre a vida e nos preparavam para o nosso além dela. O câncer levou os dois… tempo contado, missão cumprida!! Que Deus a receba neste novo recomeço. Descanse em paz Zíbia. Vou sentir falta dos seus romances que tanto me ensinou.

Mãe e filho Zibia e Luiz Gaspareto cumpriram suas missões! Que Deus derrame uma chuva de bênçãos sobre eles neste momento que contribui muito para Doutrina Espírita! Vão com os anjos!

Zíbia Gasparetto, escritora espiritualista, morreu aos 91 anos em São Paulo?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A mensagem, junto com muita lamentação, se espalhou na internet. Porém (e felizmente), a informação que aponta que Zíbia Gasparetto morreu é falsa. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Tão logo vimos a notícia publicada na internet, achamos um detalhe estranho. As primeiras publicações datam de 06/05/2018. Quase 24 horas depois das postagens, nenhuma fonte confiável confirmava a morte da escritora. Apenas posts no Facebook e no WhatsApp. Só para comparar, quando Luiz Gasparetto morreu, a notícia foi publicada em diversos sites. Logo, se a morte de Zíbia Gasparetto fosse real, já teria sido noticiada.

Mas não é só isso: para saber mais informações, pesquisamos a respeito do assunto e descobrimos que a também escritora Rita Duller desmentiu a informação. Primeiro, ela publicou uma mensagem no Facebook. Leia:

Pessoal estão postando mensagens dizendo que Zibia Gasparetto faleceu, isto não passa de uma grande mentira ela está se recuperando de sua saúde por isto peço que compartilhem para que todos saibam que ela está viva e lucida.

Depois, ela fez um “live” para explicar detalhes de por que a história é falsa. Ela destacou que Zíbia está, de fato, internada, mas que está recebendo notícias e está lúcida. “Ela não faleceu. Falo isso com certeza absoluta. Ela está viva, está se recuperando. É óbvio que ela está doente e isso já foi dito e todo mundo já está sabendo que ela está em um tratamento. Mas ela está se recuperando”, disse. Assista ao vídeo completo.

Para além disso, descobrimos que algumas das páginas que publicaram a informação já se retrataram. Uma delas, de um centro espírita, nos relatou o seguinte: “Boa tarde. Pedimos desculpas pela publicação. Nos baseamos em uma notícia que não era verdade.Minhas sinceras desculpas. Não é nosso perfil espalhar fake news”.

Resumindo: a notícia que aponta que Zíbia Gasparetto morreu não foi publicada em nenhum site de notícias ou perfil oficial, foi desmentida por uma pessoa próxima à escritora e já houve retratação por quem compartilhou. Com isso, podemos dizer que a informação é falsa e que desejamos melhoras para ela em seu tratamento.

Atualizado em 07/05/2018 às 16h27: as respostas do Hospital São Lus e do Centro de Estudos Gasparetto chegaram após a publicação da matéria. O hospital, por meio da assessoria, disse não saber de nada e o representante do Centro de Estudos Gasparetto negou o boato da morte: “ela está passando muito bem! O noticiário é falso”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.