Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Pastor Sérgio Von Helder, que chutou santa, não virou católico

Pastor Sérgio Von Helder, que chutou santa, não virou católico

Boato – O pastor Sérgio Von Helder, da Igreja Universal do Reino de Deus, teria se arrependido de chutar uma imagem de Nossa Senhora Aparecida e virado católico.

Durante a visita do Papa Francisco ao Brasil em julho de 2013, um texto que circulava há mais de uma década na internet ganhou força nas redes sociais. O personagem principal da história é o Bispo Sérgio Von Helder, que ficou famoso após chutar uma imagem de Nossa Senhora Aparecida durante o programa Palavra de Vida, transmitido pela TV Record em 1995.

O texto, que pode ser lido aqui, conta uma história que seria comovente para qualquer católico. Após contextualizar o que aconteceu em 1995, a mensagem conta que Von Helder começou a sofrer dores na perna direita (a mesma com que havia chutado a santa) após o ato.

As dores teriam sido tão grandes que ele foi procurar ajuda nos Estados Unidos. No hospital, uma enfermeira negra passou a orar por ele, o que acabou dando resultado. A recuperação rendeu uma festa e, no meio dela, Von Helder teria perguntado onde estava a enfermeira. A resposta de todos é que ela não existia. De acordo com o texto, Von Helder se ajoelhou naquele momento e se converteu ao catolicismo.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A história é realmente muito bem escrita. É tão bem escrita (realmente, o autor está de parabéns) que até padres acreditaram na história. De acordo com uma matéria da revista Isto É de 2004, o boato começou a tomar dimensões gigantescas quando foi publicado na revista católica Pergunte e Responderemos e, como diz o texto, saiu na TV Canção Nova.

Apesar de crível (principalmente para quem acredita em milagres), a história já foi desmentida. Primeiro pela própria Isto É, que conversou com Dom Estevão Bettencourt e este disse que soubera da história pela internet (provavelmente caiu no hoax também). A revista também conseguiu apurar que, em 2004, Von Helder trabalhava para a Universal no EUA.

Edir Macedo também desmentiu a história em 2012. No texto publicado no blog de Macedo, há informação que Von Helder se desligou da Igreja, mas não havia virado católico. O texto também fala que o ex-pastor nunca teve problemas na perna, e por fim, acusa o “clero católico” de espalhar o hoax para “recuperar credibilidade”.

Por fim, em 2011, Von Helder gravou um vídeo falando sobre o episódio da santa. Apesar do boato já estar circulando na internet há muito tempo, ele não falou no vídeo como um católico. Ou seja, discussões religiosas à parte, chegamos à conclusão de que a história não é verdadeira.

Leia na íntegra o texto sobre a conversão de Sérgio Von Helder após chutar santa