Pastor Júlio César gravou áudio no WhatsApp antes de se suicidar #boato

Boato – Pastor Júlio César Silva gravou um áudio no WhatsApp dias antes de tirar a própria vida em que desabafa sobre a vida de um pastor.

Dentre todos os tipos de informação, uma das mais complicadas de se noticiar são as que falam do suicídio. Há uma corrente no jornalismo que aponta que não se deve publicar esse tipo de informação pois incentivaria a prática. Nos últimos tempos, outra corrente tem defendido que é importante tocar no tema, mas de forma delicada.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Se inscreva no nosso canal no Youtube

O que muitos não previam é que, com a chegada da internet, informações sobre pessoas que tiram a própria vida são publicadas sem filtro algum. Pior do que isso, há vezes em que informações falsas fomentam que esse tipo de notícia circule. É o caso da história de hoje.

No início do mês de dezembro de 2017, o pastor Júlio César Silva, ex-presidente da Assembleia de Deus Ministério de Madureira, tirou a própria vida. O corpo dele foi encontrado no município de Araruama. Após a divulgação da notícia, começou a circular um áudio no WhatsApp que seria um desabafo dele antes de cometer suicídio.

No arquivo, Júlio César teria falado das dificuldades de ser pastor. Entre outras coisas, ele havia falado que a igreja também tem que cuidar de seu pastor e que há uma cobrança imensa sobre ele (o vídeo poderá ser visto na segunda parte deste texto).

O áudio viralizou no WhatsApp e no Facebook. Junto ao arquivo, uma mensagem dizia o seguinte: “Pastor que suicidou-se, escute importantíssimo. Palavra de desabafo do Pastor Júlio César Possivelmente o que ele estava passando”. Outra mensagem também deixava uma mensagem: “Áudio do pastor Júlio César a sua igreja dias antes de tirar sua vida….Deixou uma mensagem importante a todos. -Seu pastor não é super herói – ele também passa por problemas……. (Ame seu pastor)”.

Pastor Júlio César gravou áudio de desabafo no WhatsApp antes de se suicidar?

Ocorreu um fenômeno interessante com a história. Ao ponto que a morte do pastor Júlio César fez a mensagem viralizar, a mensagem fez com que se falasse mais no caso. Só há um detalhe nisso: o arquivo não foi gravado por ele. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

De fato, o vídeo retratou uma angústia real de um líder de uma igreja e até pode ser (ou também pode não ser) que Júlio César também estivesse passando por problemas com o cargo. Mas o fato é que a filmagem que viralizou é de um líder de uma igreja do interior de São Paulo e não tem nada a ver com o caso. Assista ao vídeo completo abaixo:

Outro detalhe: o vídeo postado acima, também por outro pastor, tem dois anos de publicação. Ou seja, é impossível que tenha sido pouco antes do religioso tirar a própria vida. A filmagem é antiga.

Atualização: achamos outra versão do vídeo (enviada por uma leitora nossa no WhatsApp), postada há mais de cinco anos no Youtube. Ou seja: o vídeo tem, no mínimo, cinco anos de existência.

Resumindo: a história que aponta que o pastor Júlio César gravou um áudio no WhatsApp antes de tirar a própria vida é falsa. O áudio foi retirado de uma pregação antiga em outra igreja. Mais importante do que tudo isso é o fato que, mesmo que alguém esteja sofrendo, não há e nem se deve ter justificativas para o ato de se suicidar.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

46 comentários em “Pastor Júlio César gravou áudio no WhatsApp antes de se suicidar #boato

  • 18/12/2017 em 10:10
    Permalink

    Olha só irmãos. Não dar pra entrar na presença do rei sem ser chamado . Todos nós temos que esperar o nosso chamado .já pensou si jo resolvesse si matar por ter perdido os filhos . E a doença. E a fortuna. Não sei qual era a dor dele .mas sei que meu Deus tem poder pra ajudar ele a sair dos problemas. Amém

    Resposta
    • 21/12/2017 em 10:26
      Permalink

      Não é questão de ser matar por ter perdido filhos ou casa emprego… mas é uma dor tão grande na alma, um desespero tremendo, que nem morfina ou tranquilizante pode ajudar. É uma decisão muito difícil de se tomar. Jesus disse que no final dos tempos a amor se esfriaria, pois é isso que está acontecendo! As pessoas julgam, criticam, te enterram viva se puderem. O egoísmo tomou conta da sociedade. Próprios irmãos da fé em Jesus esqueceram o amor. A depressão é fato, só Jesus pra nos ajudar! Vamor orar uns pelos outros, pefir ao senhor que derrame o Grande Amor em nossos corações!

      Resposta
  • 18/12/2017 em 09:59
    Permalink

    É fácil julgar, criticar, mentir, levantar falso testemunho, caluniar, desde que o problema não seja meu e a vida não seja minha.

    Meus queridos, todos nós estamos sujeitos em algum momento a tomarmos decisões difíceis e irreversíveis. Que cada um possa olhar para si mesmo. Se não for a misericórdia de Deus, todos nós estaremos perdidos! Deus abençoe a todos!

    Resposta
  • 18/12/2017 em 09:02
    Permalink

    O mais interessante nos comentários, é que às pessoas não ouviram nada que ele disse, pelas palavras dele , ele precisava de ajuda, tanto que acabou dessa forma, e mesmo com tudo que ele desabafou às pessoas continuam julgando e cobrando dele mesmo depois de morto. O suicídio é pecado, mas não um ato de covardia e sim de desespero e de muita coragem para tirar a própria vida, que Deus que não nos condena, pois é muito misericordioso, possa absolver ele desse pecado, cometido por tanto sofrimento interior, e os que julgam peça o mesmo para si ou também vão para o inferno, pois a palavra diz que não temos esse direito só Deus. Meus sentimentos a família.

    Resposta
  • 18/12/2017 em 06:40
    Permalink

    Ele não deveria ter feito isso. Não há o que falar. Mas que ele TÁ muito errado tá. E tem muito caroço nesse angu.

    Resposta
  • 18/12/2017 em 03:33
    Permalink

    Com todo respeito a família do pastor, mas não acredito que ele tenha se suicidado, porque no país, em que vivemos com toda lama que já desceu da política brasileira, é muito possível, que ele tenha sido assassinado por outras pessoas, da mesma forma como aconteceu com Jetulio Vargas. Nesse sentido devemos aguardar as provas do fato e não sair acreditando nas primeiras informações do ocorrido, pois não devemos julgar, para não sermos julgados. Mas que o nobre pastor descanse em paz com Jesus cristo.

    Resposta
  • 18/12/2017 em 02:46
    Permalink

    Verdade é que às pessoas em excessoes visa líderes espirituais como super heróis e deixa de ajuda los e reconhece los como seres humanos, mais isso não justifica o suicídio, para pastores ou qualquer outro cidadãos, a minha jusgestao é que a polícia em vestique o caso, está me parecendo mais homicídio do que suicídio redes sociais querem ibope, porém nada justifica o suicídio a quem quer que seja. Mais todo caído na fé desacreditá do poder soberano de Deus que acha que a solução está na morte. Mais morte sem ser salvo em Jesus Cristo é horrível pois todo sofrimento dessa vida não se compara com dois reinos céus ou inferno, o pastor é um ser que chama atenção da sociedade, e por certo que um assassinato contribui se muito bem para esse caso, estamos orando a pela família, nossas condolências. Não conhece MOS fatos, mais redes sociais muitas vezes traz favorentizi mo o seu ibope e esquece do respeito humano, por favor amigos
    Cristãos orem para que a verdade seja descoberta e o pastor já descansar em paz, infelizmente quem não aceita isso vai ter que provar os verdadeiros fatos, Deus é verdade e a mentira só dura até a onde ainda não chegou a verdade,estou conviqto da minha expressão de liberdade, sinto muito se alguém não concorde isso não significa que o público esteja comigo, mais se você pensa o mesmo te sua opinião por favor, não podemos calar perante casos como estes fica na paz e não anule minha jusgestao por favor, peço as audoridades justiciarias que investique o fato, muito obrigado. Robson e Laura

    Resposta
  • 18/12/2017 em 01:57
    Permalink

    Todo aquele que por amor a Deus abdicar de si será também crucificado, Jesus assim foi e não teve para si ousadia desfrutes, homem algum conseguiu semelhança com ele até mesmo na morte porque Deus é espírito e nós somos carne e fracos perante a carne

    Resposta
  • 18/12/2017 em 01:47
    Permalink

    O julgamento não cabe a nenhum de nós . Mas de fato no momento que se aceita salários aceita se um emprego e temos tribulações imperfeições s

    Resposta
  • 18/12/2017 em 01:29
    Permalink

    Amados antes de ser um pastor é um homem de carne como qualquer um de nos ,o julgamento pertence a Deus amados,por isso que na própria blibia mesmo nos diz ,em 1 Timóteo, capítulo 2,1ADMOESTO_TE pois,antes de tudo,que se façam,orações, intercessões, e ações de gracas por todos os homens, o pastor e um homem, vamos orar por todos homem pastores e por Israel amém

    Resposta
  • 18/12/2017 em 01:15
    Permalink

    Falar e fácil como ele mesmo disse ..qro ver viver ou passar por o que ele passou …nada justifica o que ele fez ..Deus conforte a família dele ..perdoe o que ele fez .

    Resposta
  • 18/12/2017 em 01:12
    Permalink

    Criticar e fácil ..difícil é viver a vida da pessoa.lógico que não justifica tirar a vida .mais quem somos nós pra falar ..Deus perdoe ele por tirar a vida

    Resposta
  • 18/12/2017 em 01:07
    Permalink

    Por favor não julguem para não serdes julgados.

    Resposta
  • 18/12/2017 em 00:16
    Permalink

    Lamentável mesmo é achar que o povo deve ser escravos do sistema religioso e ficar a mercê dos líderes…
    O suicídio é fruto de uma doença psicológica.
    Obviamente, que espiritual e integralmente devemos estarmos sempre em vigilância… O nosso Deus está dentro de nós mesmos…
    Está mais que na hora de despertar para a realidade dos fatos…
    Igrejas e templos religiosos, juntos com seus líderes, nada mais são que uma mesquinha e inútil mentira espiritual…
    Os verdadeiros sábios espiritualistas não vivem em constante conflitos… Não há a necessidade de convencer um indivíduo baseando-se em metáforas sem sentido e pretensiosas…
    Tem que ensinar o caminho da luz que está dentro de cada um de nós.

    Resposta
  • 17/12/2017 em 23:13
    Permalink

    Aceita receber salário. Aceita ser empregado,m da igreja. Profissão pastor é assim como qualquer outra profissão … hoje pergunte a cada pastor pra ver se ele nao te responderá que a profissão dele é pastor … tem muito mais coisa por trás dessa história

    Resposta
    • 18/12/2017 em 02:22
      Permalink

      A paz do Senhor Jesus. me perdoe não concordo com isso porque nem todos recebe da igreja. dirijo uma igreja e nao recebo salário. faço por amor e nao por dinheiro .

      Resposta
    • 18/12/2017 em 00:37
      Permalink

      Não pode chamá-lo de ladrão pois eu garanto que ele não tirava o dinheiro do povo de elas querem eles davam

      Resposta
    • 18/12/2017 em 01:12
      Permalink

      Que Deus tenha misericórdia da sua alma!!

      Resposta
  • 17/12/2017 em 21:51
    Permalink

    Perdoe-me si estiver sendo injusta,mais acredito eu que ele foi totalmente fraco,por te o conhecimento perante a palavra de Deus,acho que ele foi pelo lado pessoal demais ,pois precisamos olhar pra jesus é não para um ou outro o que fala,si fosse assim muitos de nós não aguentaria tanta pressão que passamos em nossas vidas,pessoas que não tem o conhecimento como ele tinha já teriam tirado suas vidas,eu já tinha tirado ,vc que está lendo já teria tirado sua vida.mais tenho certeza de uma coisa que não adiantou nada anos sendo cristão pregando a palavra de Deus e depois si entregar na mão de satanás.e onde ele está agora.poistirou a própria vida e lógico que quem não acredita nisso como outras religiões vão me criticar,mais não sou eu que digo e a própria Bíblia sendo ela evangélica ou católica diz a mesma a coisa que si fala em suicídio.

    Resposta
    • 18/12/2017 em 00:53
      Permalink

      Realmente foi muita fraqueza da parte dele e ninguém tem o direito de tirar a própria vida. Deus não aprova isso.

      Resposta
    • 18/12/2017 em 06:19
      Permalink

      Respeitem a dor da família.
      O quem pode julgat é Deus.

      Resposta
    • 18/12/2017 em 10:42
      Permalink

      Na verdade nunca vir relato de posto tira sua própria vida este e primeiro ,sera que ele estava fazendo vontade de deus ? Porque ele sendo conhecedor da palavra deus . isso também está escrito nei todos que fala senhor senhor , entrará no reino do céu

      Resposta
  • 17/12/2017 em 21:34
    Permalink

    Isso é um desrespeito a família do pastor

    Resposta
    • 18/12/2017 em 06:35
      Permalink

      Nada haver. A pessoa diz o que é pra ser dito. Que papel esse pastor passou pra suas ovelhas.

      Resposta
  • 17/12/2017 em 20:36
    Permalink

    Sou católica, fico triste, pois isso não é diferente na comunidade que frequento. É importante que se manifeste a respeito desse fato, para que assim nos tornemos cristãos de fato.

    Resposta
    • 18/12/2017 em 08:24
      Permalink

      Nossa em tudo já assuntos políticos,mas na hora de expulsar está democracia barata ninguém faz nada.
      E trabalhador reclamando de reforma e aposentado reclamando de seus benefícios.
      Só pensam em si.
      Os pastores votaram a favor da reforma pois os pastores são capitalista como a bíblia ensina isto.

      Resposta
  • 17/12/2017 em 19:53
    Permalink

    O diabo colocou pastores falsos na política e todos eles votaram “sim” nas reformas trabalhistas contra o povo.

    Resposta
    • 18/12/2017 em 01:29
      Permalink

      Conta quantos pastores tem lá e quantos dos.seus tem se não é a maioria. Aí vc diz que o pastor votou errado?

      Resposta
    • 18/12/2017 em 02:50
      Permalink

      Colocou a sua avó tambem, fica falando asneira , respeita a familia enlutada, outra coisa a leia a reforma trabalhista antes de reclamar

      Resposta
  • 17/12/2017 em 19:52
    Permalink

    Pastor era falso como os evangélico. Tem aqui tb. Uma enfermeira de s. Gonçalo chamada Simone do Cond. Verde Mar, evangélica. Que transa com homem casado,evangélica, ela deve conhecer o Pastor, os dois vão a igreja mais não tem Deus usam o nome dele.

    Resposta
  • 17/12/2017 em 19:40
    Permalink

    trabalhos investigados ajudam bastantes, porque boatos devem ser verificados.
    valeu ai! audio falso video verdadeiro

    Resposta
    • 18/12/2017 em 03:32
      Permalink

      Infelizmente eles usaram de sensacionalismo no título. Se iriam desmentir o boato, pq a reforçam na chamada? Uma pena enquanto comunicadora lamento que a mídia seja abutre por cliques mesmo em assuntos de tal delicadeza como mencionado no texto. vamos evoluir primeiro enquanto sujeitos e aí isso reflita na nossa poatura social, profissional. bjs

      Resposta
  • 17/12/2017 em 19:08
    Permalink

    Fiqui muito. Triste. In saber. Que um pastor suicidou pois eu. Já. Ouvi. Tanta coisa de. Pasto e sinto. Muito. Muito. Mesmo que. A igreja. Perde. Um. Homem que. Leva. A palavra de Deus .que Deus posa perdoar seu ato. Sou. Católico e credo. In. Deus

    Resposta
    • 18/12/2017 em 04:11
      Permalink

      Vá estudar e aprender a escrever que será muito mais bonito pra você.

      Resposta
  • 17/12/2017 em 18:45
    Permalink

    Nada justifica um suicídio, ainda mais quando conhecemos a palavra Deus a cerca do juízo, daqueles que tiram sua própria vida.

    Resposta
    • 18/12/2017 em 00:59
      Permalink

      Vamos deixar que Deus julgue . sinto piedade dele é de qualquer outro que tiraram a vida até me. Do próprio Judas . Mas repito cabe a Deus julgar . Deus esteja conosco

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)