Pastor atira mulher no chão durante culto e ela fica tetraplégica #boato

Boato – Durante um culto na cidade de Carauari (AM), o pastor José Raimundo da Silveira atirou Juliana Martins Costa no chão. A queda fez com que a mulher ficasse tetraplégica.

O dia 1º de abril já passou, mas algumas “balelas” da data ainda continuam fazendo sucesso na internet. Aliás, o grande problema é que muitas delas saíram em sites em que “todos os dias são 1º de abril”. E alguns desses sites estão viralizando uma história um tanto quanto curiosa.

De acordo com a notícia, um culto acabou de forma trágica para uma fiel. Juliana Martins Costa teria ficado tetraplégica ao ser jogada no chão pelo pastor José Raimundo da Silveira. O caso teria acontecido na cidade de Carauari (AM). Leia trechos da notícia que circula online:

Pastor joga mulher ao chão para curá-la e ela fica tetraplégica: Juliana Martins Costa, 28 anos, ficou tetraplégica depois de ter sido jogada no chão pelo pastor José Raimundo da Silveira, de 42 anos, para segundo ele, curá-la de um problema na coluna. O pastor José Raimundo da Silveira, de 42 anos, foi indiciado pela Polícia de Caruari, que fica a 702 quilômetros de Manaus, por lesão corporal a uma fiel da igreja evangélica.

Segundo relatos de fiéis que presenciaram a cena, Juliana estava sentindo dores na coluna quando o pastor José Raimundo, durante o culto, resolveu jogar a jovem no chão para mostrar o poder da fé dele. José Raimundo disse que ela seria curada se ele a jogasse no chão. Usando sua força e a sua fé o pastor elevou a mulher no alto e a tacou no chão. Juliana está tetraplégica – perdeu o movimento das pernas. A família da vítima procurou a polícia para denunciar o pastor por lesão corporal dolosa – quando há intenção de matar, mas a polícia registrou o caso apenas como lesão corporal.[…]

Pastor atira mulher no chão em culto e ela fica tetraplégica?

Como dito antes, a notícia circulou muito em sites, blogs e até páginas políticas não muito simpáticas a evangélicos, que aproveitaram para condenar a forma que “pastores tratam fiéis”. Mas será mesmo que a história é real? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Ao “bater o olho” na informação já ficamos desconfiados de que se tratava de uma fake news. Temos alguns motivos para isso: O primeiro é que o texto tem alguns erros de informação. Em algumas versões, a cidade está descrita como “Caruari”. Outro erro está no tipo de crime descrito. A lesão corporal dolosa não é, como descrita no texto, quando há intenção de matar. Ela se configura, como o próprio nome diz, quando há intenção de machucar.

Achamos também muito estranho o site “original” (que volta e meia publica fake news como, por exemplo, o “acidente grave de Day McCarthy”) ter com tantos detalhes uma “aspa” do pastor sendo que Carauari fica a 700 km de Manaus. Tudo isso ainda no dia 1º de abril (data da publicação). Junte isso ao fato da história não ter saído em nenhuma fonte confiável na mídia e temos quase certeza de que é um boato.

Para conferir, tentamos falar com a mídia da cidade amazonense. Em uma cidade de 28 mil habitantes (dados do IBGE) a história teria se espalhado de forma rápida. Entramos em contato com os administradores do Jornal Folha de Carauari (que não tinha publicação alguma a respeito) para saber se o assunto estava na “boca do povo”. A resposta foi negativa: “A princípio é um fake”.

A certeza se concretiza quando procuramos pela imagem: a foto do homem erguendo a mulher (e só há esse ângulo do caso. Caramba!) é utilizada há algum tempo como meme na internet. Um deles é esse com a frase “o pastor disse: tragam seus problemas e entreguem à Deus.!”.

Resumindo: fonte não confiável, história que não circulou na região citada, texto com diversos erros de informação e imagem que circula desde antes da notícia. Junte tudo isso e temos mais um boato que circula na internet. Não caia nessa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

8 comentários em “Pastor atira mulher no chão durante culto e ela fica tetraplégica #boato

  • 06/04/2018 em 14:57
    Permalink

    Outro detalhe da falsa notícia é que ela disse que a mulher ficou tetraplégica e que perdeu os movimentos das pernas. Ora, a pessoa que fica tetraplégica, perde sim, os movimentos das pernas e braços, ou seja dos quarto (tetra) membros.

    Resposta
  • 05/04/2018 em 00:50
    Permalink

    Gostei muito do seu blog/ site vamos fazer uma parceria?

    Resposta
  • 04/04/2018 em 07:00
    Permalink

    A Rede Massa (afiliada ao SBT) disse que essa notícia é verdadeira, então neste caso a matéria do boatos é que seria fake news.

    Resposta
  • 03/04/2018 em 23:53
    Permalink

    Só baboseira…. Não provou que se é verdade nem mentira. Só para fazer o leitor perder tempo lendo as mesma coisas que estão nos outros site. Lixo

    Resposta
    • 05/04/2018 em 02:13
      Permalink

      A notícia é mentira só, a própria notícia conprova.

      Resposta
  • 03/04/2018 em 15:42
    Permalink

    Mas a foto e verdade afinal de contas qual o motivo dele suspender a mulher ?

    Resposta
    • 04/04/2018 em 11:42
      Permalink

      A foto mostra ele suspendendo ela, em nenhum momento mostra o arremessando no chão.

      Resposta
    • 04/04/2018 em 11:55
      Permalink

      Amiga, photoshop puro, e mal feito ainda. Só de olhar dá pra perceber…

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)