Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Papa Francisco está sendo operado; cirurgia de hérnia é a 2ª em um mês #boato

Papa Francisco está sendo operado; cirurgia de hérnia é a 2ª em um mês #boato

Boato – Papa Francisco está sendo operado de uma hérnia, oremos! Vamos chegar a dez milhões de Ave Maria pelo papa.

Francisco já é de casa. O carisma e a simpatia do pontífice conquistaram o mundo e arrastam seguidores até de outras religiões.

Neste mês, o papa Francisco completa quatro anos na liderança Católica com um pontificado marcado por reformas e quebra de tabus. Neste período, ele foi responsável por momentos históricos: acordo de retomada de relações entre Cuba e Estados Unidos, o encontro com o patriarca de Moscou e a participação nas celebrações dos 500 anos da Reforma Luterana e o apoio às negociações de paz na Colômbia e na Venezuela.

Mas, uma notícia tem abalado as comemorações dos seus quatro anos de papado. De acordo com as informações, ele está sendo operado de uma hérnia e é a segunda vez em um mês. Confira na íntegra:

Estão operando o papa de uma hérnia, oremos! Francisco sofreu uma indisposição e é a segunda em um mês. As pessoas ao seu redor dizem que é para a atividade vertiginosa. Ele  tem apenas um pulmão e precisa, mais do que nunca, para ficar melhor e se recuperar.

Pedimos, por favor, a todos, católicos e não-católicos, elevar uma oração para Francisco prosseguir suas reformas e continuar sendo o líder da humanidade ajudando os pobres e, sobretudo, para que algo mude nesta sociedade.

Nossa meta é chegar a dez milhões de Ave Marias. Esta campanha está apenas começando, compartilhe esta mensagem, para fortalecemos o trabalho do papa Francisco.

Papa Francisco está sendo operado da hérnia?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

É claro que a mensagem causou um rebuliço na internet. Mas será mesmo que o papa está sendo operado? A resposta é categórica: não. Vamos aos fatos.

Apesar das informações serem um tanto preocupantes (principalmente se você é católico e/ou fã do papa), é pouco provável que elas tenham saído de uma fonte confiável. Para começar, o texto possui as características clássicas de um boato: alarmista, sem datas e fontes e pedidos de compartilhamento.

Para além da característica textual, a mensagem já é velha e foi desmentida pela própria Igreja Católica. Ao que tudo indica, o boato nasceu em 2014 quando o papa teve uma leve indisposição. Pois bem, atente-se para o fato de que foi apenas uma “indisposição” e não um problema de hérnia, como indica o texto. Com uma simples pesquisa no Google é possível perceber que o papa não está sendo operado.

Só para terminar, o papa foi, de fato, submetido a uma cirurgia quando jovem para retirar uma  parte (e não o pulmão inteiro) de um dos seus pulmões em decorrência de uma infecção. Mas, segundo especialistas, essa condição não impede o Pontífice de realizar normalmente e nem diminui sua expectativa de vida.

Resumindo: o papa Francisco não está sendo operado de uma hérnia e não é a segunda vez em um mês. Ou seja, deixemos o papa em paz e pare de compartilhar boatos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.