Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Missionário na Síria teve dentes arrancados e boca costurada, mostra foto #boato

Missionário na Síria teve dentes arrancados e boca costurada, mostra foto #boato

Boato – Foto mostra missionário cristão que teve os dentes arrancados e a boca costurada por tentar pregar a palavra de Deus na Síria. A perseguição já começou.

Outrora um dos temas mais populares nas fake news da internet, religião perdeu espaço para política (uma vez que muitos religiosos também começaram a levantar bandeiras políticas). Mesmo assim, ainda aparece, de vez em quando, um boato para deixar a “igreja em alerta”.

A última história que circula online dá conta de que um missionário cristão teve os dentes arrancados e a boca costurada. De acordo com a mensagem que acompanha a foto, o motivo foi uma tentativa de pregar a palavra de Deus na Síria. Leia a mensagem que circula online:

Missionário na síria teve os dentes arrancados e a boca costurada por pregar a PALAVRA DE DEUS… Aqui no brasil temos livre arbítrio,vamos aproveitar cada segundo, anunciando a vinda de CRISTO JESUS,pois sua JUSTIÇA é certa e nao falhara… Desperta igreja a perseguição já começou compartilhe

Foto mostra missionário que teve os dentes arrancados e a boca costurada na Síria?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O que não faltou foi gente compartilhando essa informação. Vimos postagens no Facebook que falaram da história e prints das postagens viralizando em grupos no WhatsApp. Mas será mesmo que a imagem mostra um religioso que foi punido por pregar o cristianismo? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Ao ter acesso à mensagem, já ficamos desconfiados. Para começar, o texto tem as principais características de boatos online: vago, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e sem citar fontes confiáveis. Junte isso ao fato de que nenhum veículo de mídia confiável publicou qualquer informação a respeito.

Outro fator deixa a história “um pouquinho” mais suspeita. A mesma história de religioso agredido junto a uma foto bizarra já passou aqui pelo Boatos.org. Em 2014, desmentimos uma história que apontava que uma missionária teve os olhos e a boca costurada na Arábia Saudita.

As suspeitas de que se trata de um boato viram certeza quando descobrimos de onde saiu a tal foto. Ela não é de nenhum missionário e tampouco da Síria. A imagem é do jogador sul-africano de Rúgby Hacjivah Dayimani. Em 2017, ele publicou uma imagem de protesto pelo silêncio contra a violência contra as mulheres. No link, você pode ver as fotos (não deu para saber se é edição ou maquiagem) e a mensagem:

O seu silêncio é a grande arma deles. Denuncie o abuso contra as mulheres. Só porque não acontece com você não significa que você tem que ficar calado.

Resumindo: a história que aponta que um missionário na Síria teve os dentes arrancados e a boca costurada por pregar a palavra de Deus é falsa. A imagem é do jogador sul-africano de Rugby Hacjivah Dayimani (que está muito bem, obrigado, após a performance) em protesto contra a violência contra a mulher e foi utilizada de forma indevida em uma fake news.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.