Pastor morre afogado ao tentar imitar Jesus e andar sobre águas, diz balela

Boato – O pastor evangélico Franck Kabele morreu em uma praia de Libreville, no Gabão, ao tentar andar sobre as águas e imitar Jesus.

Grande parte das mentiras da internet são desmentidas com a ajuda dos ditos “meios de comunicação confiáveis”. Mas o que acontece quando um boato se espalha justamente com a ajuda desses sites gigantes. Esse é o caso de uma história que supostamente teria acontecido na África.

Pastor morre afogado ao tentar imitar Jesus, diz boato
Pastor morre afogado ao tentar imitar Jesus, diz boato

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Um texto que circulou em sites como o Yahoo! e NE 10 aponta que o pastor evangélico Franck Kabele morreu após tentar imitar Jesus e andar sobre as águas em uma praia localizada na cidade de Libreville, no Gabão. A matéria aponta que o pastor rumou junto com fieis para águas profundas usando um barco e entrou no mar, afundou e nunca mais voltou. Leia o texto retirado do Yahoo!

Um pastor evangélico morreu afogado em uma praia de Libreville, no Gabão, após garantir aos seus fiéis que, assim como Jesus, era capaz de andar sobre as águas. De acordo com ele, bastaria ter fé para andar sobre as águas, em referência ao trecho do livro bíblico de Mateus, capítulo 14, versículos de 22 a 33, onde está o relato do feito de Jesus.

De acordo com o jornal local Daily Glasgow Record, o pastor Franck Kabele e seus seguidores se afastaram da praia em um barco e navegaram por 20 minutos. Ao entrar no mar, o pastor afundou e nunca mais voltou.

O evangélico tinha 35 anos e garantiu por diversas vezes que seria capaz de repetir o milagre bíblico. “Ele assegurava que havia tido um revelação e que era possível caminhar sobre a água como Jesus”. Verdade ou boato? Você acredita em milagres?

Respondendo a penúltima pergunta do texto do Yahoo!: boato! O primeiro indício que aponta que tudo não passa de um boato é que esta seria a segunda vez que Franck Kabele morre ao tentar andar sobre as águas. Apesar de o texto não apresentar datas (o que tira ainda mais a credibilidade da história) pressupomos que se virou notícia, aconteceu recentemente. Porém, em 2006, a mesma história circulou na internet. Leia neste link. 

Resolvemos buscar a tal notícia no site Daily Glasgow Record. A única coisa que achamos foi uma retrospectiva de 2006 de um humorista. Aliás, a piadinha é bem “britânica”:

Um padre se afoga na África Ocidental depois de tentar demonstrar como Jesus andou sobre as águas! Poderia ter sido ainda mais trágico, suponho. Pelo menos 5.000 de seus companheiros não morreram de fome.

Será que se a notícia fosse verdadeira, seria tratada desta forma? Provavelmente, não. Como prova final se o caso aconteceu ou não, resolvemos procurar notícias sobre o pastor Franck Kabele em sites do Gabão. Nada foi encontrado. Raciocine, caro leitor: se a notícia fosse verdadeira, será que não seria primeiro publicada em âmbito local para depois ganhar o mundo?

Ok. Concordamos que é um boato. Mas como chegou até o Yahoo! em 2013? Pesquisando na web, descobrimos que a história do pastor voltou a ganhar vida no final de 2013 no site MJ Celebrity (página que não é nada confiável). Depois disto, foi para o site Christian Post, foi traduzido pelo site Gospel Mais e foi até o Yahoo!.

Só para constar, a notícia falsa já foi copiada por diversos blogs. Muito provavelmente, de pessoas não muito chegadas às igrejas cristãs. Tanto que até um site ateu pediu para as pessoas pararem de compartilhar a notícia falsa. 

Concluindo e resumindo: a notícia é falsa, criada em 2006, revivida no final de 2013 e, graças ao telefone sem fio que é a internet, publicada como verdadeira em 2014. 

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

4 comentários em “Pastor morre afogado ao tentar imitar Jesus e andar sobre águas, diz balela

  • 04/11/2016 em 17:38
    Permalink

    Mas o padréco dos balões foi direto para o céu!!!

    Resposta
  • 18/08/2016 em 23:19
    Permalink

    Não me convenceu vcs não tem provas suficientes

    Resposta
  • 09/06/2016 em 11:36
    Permalink

    Esse poder Deus so concedeu a Jesus Cristo seu unico filho e a mais ninguem

    Resposta
  • 08/06/2016 em 16:44
    Permalink

    pastor ,bricandeira ,DEUS ,FEZ A COISA CORRETA ,IUNICO ,CUE ANDOU ,EM CIMA DAS SO ,TEVE UM ,O, RESTO ,NAO ESISTE ,PERFEITO ,,,,,,

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)