Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Bebê cristão é pisado por extremista do Estado Islâmico #boato

Bebê cristão é pisado por extremista do Estado Islâmico #boato

Boato – Grupo extremista Estado Islâmico estaria promovendo esmagamento de crianças. Bebês estariam sendo pisoteados por serem cristãos.

Além do vírus ebola, um dos assuntos que mais têm dominado o noticiário internacional é a crise que ocorre na Síria e no Iraque com o crescimento do Estado Islâmico. Formado por opositores dos governos nos respectivos países, o grupo tem provocado a barbárie no Oriente Médio e fez tropas internacionais começarem a organizar ataques na região.

Uma das formas de terror dos grupos é a divulgação de vídeos e imagens de pessoas contrárias a sua doutrina sendo mortas. Os casos dos jornalistas James Foley e Steven Sotloff e do voluntário britânico David Haines sendo decapitados chocaram o mundo. Imagens com crianças vítimas do grupo também são recorrentes na internet.

Uma dessas fotos tem começado a circular na internet pelo Brasil. Ela mostra uma crianças sendo pisoteada por um rebelde do Estado Islâmico. O texto que acompanha a imagem fala do terror promovido pelo Estado Islâmico:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

HORROR! Terroristas do Estado Islâmico estariam esmagando bebês cristãos até a morte. Grupo é o mesmo que decapitou um jornalista norte-americano e divulgou vídeo. Os terroristas do ISIS (sigla que no original quer dizer Estado Islâmico no Iraque e na Síria), organização nascida no seio da Al Qaeda, atualmente opera de forma independente sendo muito mais radical. Após decapitarem jornalistas e divulgarem vídeos bárbaros na Internet, agora chega a informação de que eles estariam matando bebês cristãos.

Ao contrário do que diz o texto, a veracidade das imagens não só não foi confirmada como foi, inclusive, refutada. Os grandes amigos do Snopes (um Boatos.org norte-americano) que mataram a charada.

A mensagem, que começou a circular com força em blogs em inglês, é de um maluco que se dizia curandeiro chamado Amzad Fakir, de Bangladesh. O “pisoteamento do bebê” nada mais é do que parte do ritual. Ele acabou sendo preso pelas práticas nada ortodoxas de cura. Mas nunca fez parte do Estado Islâmico.

Essa não é a única foto que envolve bebês e o Estado Islâmico que tem feito sucesso na internet. Outra imagem que tem viralizado é essa, que mostra um bebê sob a mira de três rifles. Descrições apontam que seria de um bebê que havia virado refém por ter se tornado cristão.

Resumindo: temos certeza de que não a imagem do bebê sendo esmagado não faz parte do Estado Islâmico. Por outro lado, ainda não conseguimos provas conclusivas se a foto do bebê com rifles é verdadeira ou falsa. Conto com a ajuda de vocês.