Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Maré vermelha no Ceará anuncia o fim do mundo, diz hoax

Maré vermelha no Ceará anuncia o fim do mundo, diz hoax

Boato afirma que Maré vermelha no Ceará é sinal do fim dos tempos
Boato afirma que Maré vermelha no Ceará é sinal do fim dos tempos

Boato – Parte do mar fica vermelho na Praia da Barra, no Ceará, e confirma a profecia do Apocalipse bíblico.

Não é incomum em nós, seres humanos, vermos sinais daquilo que acreditamos em toda parte. Quem nunca achou que tinha previsto o futuro quando presenciou algo e teve aquela sensação de ‘eu já vi isso’ (também conhecida como dejavu)?

Quem nunca escutou uma tia avó contar de um acidente que resultou em morte com tom abismado porque a pessoa minutos antes tinha ligado pra casa e se despedido, bem ao estilo ‘ela sabia que ia morrer, por isso se despediu’?

Ou quem nunca depois de assistir O Chamado não ficou impressionado que o telefone tocou, ou depois de ver qualquer filme de terror começou a ouvir barulhos estranhos pela casa?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

O fato é que a nossa mente tem mania de associação. E quando as crenças religiosas estão envolvidas não é diferente. A mais recente tem a ver com uma maré vermelha no Ceará e o apocalipse. Fotos supostamente tiradas da praia da Barra do Ceará, em Fortaleza, causaram frisson na internet quando relacionadas com um trecho do Apocalipse da Bíblia Sagrada.

Acompanhada do seguinte texto, a postagem em um perfil do Facebook rendeu mais de 44 mil compartilhamentos. Confira:

‘ISSO ACONTECEU NESSA SEMANA NA BARRA DO CEARÁ-FORTALEZA….Tem algumas matérias dizendo que foi um fenômeno por conta da areia que tem um tom avermelhado (Mas eu nunca vi areia vermelha)

“Apocalipse C-8:V6 ao 13 “E OS ANJOS QUE TINHAM AS SETES TROMBETAS, PREPARARAM-SE PARA TOCÁLAS,E TORNOU-SE EM SANGUE A TERÇA PARTE DO MAR” Muitos iram falar que é fenômeno, ou coisa parecida, mas os filhos de Deus
sabem o que é isso!

Preparem_se Muita gente vai choraa e muita gente vai sorrir , os q ficarem aki sofrendo vao sentir dor e choraram muito , mais os que serao salvos viveram na gloria e pra sempre feliz ao lado do Senhor Jesus o nosso unico salvador … Isso nao é brincadeira , é simplismente a verdade , sei q ngm vai querer ler isso tudo , mais a verdade é : ‘ .JESUS ESTA VOLTANDO PREPARENCE’

Fatos primeiro. O trecho comentado no texto realmente é do livro de Apocalipse da Bíblia, está lá (sem os erros de ortográficos e gramaticais, claro), basta conferir. O fenômeno realmente aconteceu na praia cearense, e, choquem-se não é incomum.

Agora os esclarecimentos. Não se trata do anúncio do fim do mundo. A maré vermelha é um fenômeno ecológico que não tem a ver com a areia, mas sim com a proliferação anormal de microalgas. Isso ocorre pelo excesso de nutrientes como fosfato e nitrogênio na água que por sua vez proveem de inúmeras situações, como despejo de esgoto no mar e chuvas.

A maré vermelha não só ocorre no Ceará, como em praias do mundo todo pelas mesmas razões. O excesso de nutrientes acelera a reprodução e morte das microalgas e isso modifica a coloração da água. Na Praia do Futuro, também em Fortaleza, é comum que a coloração da água fique marrom por causa de microalgas.

A relação entre a maré vermelha e o apocalipse também foi feita em uma página falsa da cantora Aline Barros e isso, claro, deu mais força ainda para a história. A artista gospel desmentiu a postagem e afirmou no Twitter que não teve nada a ver com comparação feita na página falsa.

Por fim, vale reafirmar que a maré vermelha é passageira e que o fenômeno dura pouco tempo. Além disso, é preciso tomar cuidado, a ingestão da água nessas circunstâncias pode causar mal-estar, diarreia e problemas respiratórios e de circulação.

Como é nosso trabalho, já estivemos aqui algumas (várias, muitíssimas) vezes para esclarecer que nem tudo que reluz é ouro. Nesse caso, nem toda maré vermelha é o fim dos tempos.