Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Marcha para Satanás 2016 acontece em São Paulo #boato

Marcha para Satanás 2016 acontece em São Paulo #boato

Boato – Marcha para Satanás vai acontecer em São Paulo no dia 17 de janeiro de 2016 e terá milhares de pessoas satanistas.

Desde 2013, quando aconteceram as jornadas de junho, o brasileiro tem se tornado cada vez mais engajado. É difícil ter algum dia que não haja um protesto. Tem protesto contra o governo, a favor do governo e contra Cunha, em defesa a uma classe etc. Mas em 2016 um evento tem chamado atenção: a “Marcha para Satanás”.

Marcha para Satanás não é marcha para Satanás
Marcha para Satanás não é marcha para Satanás

Desde novembro de 2015, uma página do Facebook tem apontado que uma marcha em defesa ao diabo está marcada para acontecer no dia 17 de janeiro de 2016. O local seria o vão do Masp, em São Paulo. Leia trecho do texto que circula online:

Marcha Para Satanás 2016

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Primeiramente, O EVENTO NÃO É FAKE. VAMOS SIM PARA AS RUAS. Se cristãos estão fazendo o mal em nome de Jesus, nós vamos fazer o bem em nome de Satã. Crentelhos que vierem postar pornografia serão BANIDOS, e quantas vezes tentarem derrubar, é quantas vezes vamos voltar.

Irmãos, mais uma vez chega a hora de marcharmos nas ruas em glória a nossa pai, Satanás. Depois de todo o sucesso estrondoso do evento do ano de 2014, a Marcha está de volta para todos juntos como um só ser exaltarmos nossa adoração por Belzebu e todas as maravilhas que ele nos traz. Chamem seus amigos e entes queridos.

Gostaríamos também que Malafaia, Feliciano, Edir Macedo e Cunha cometessem suicídio pra ir encontrar logo o deus deles.

Pois então. O texto segue com diversas “provocações” aos mais conservadores. E parece que as provocações foram “bem aceitas”. A grande maioria das publicações sobre o assunto não é de quem apoia as causas da marcha (e nem estamos falando no diabo) e sim de sites de conteúdo gospel. Alguns falam que “milhares” vão à Marcha.

Mas aí fica a pergunta: será que satanistas vão realizar uma marcha para o diabo no dia 17 de janeiro de 2016? É bem claro que a história é uma ironia com coisas que evangélicos e outros defensores da moral e bons costumes. E o final do texto do Facebook (será que ninguém leu isso) mostra o verdadeiro objetivo da marcha e derruba a tese que a marcha será realmente para satanás:

Obs: Caso você não tenha entendido, isto não é um evento satânico de verdade, a idéia é juntar pessoas divertidas em nome da piada. Ah sim, e irritar crentes aqui no facebook.

Não é a primeira vez que a convocação da Marcha para Satanás acontece no Facebook. Em 2013 e 2014, o mesmo texto chamando para a tal manifestação aconteceu. E teve marcha? Se teve, foi bem pequeninha.

Conclusão: há um evento marcado no Facebook para o dia 17 de janeiro. Porém, não deve juntar tanta gente assim e também não tem “objetivos satânicos”. Na realidade, o objetivo da marcha já foi alcançado: irritar os mais conservadores.

Em tempo: a página do Facebook da Marcha para Satanás de São Paulo foi deletada. Em seu lugar surgiram páginas similares por outras capitais. Isso faz o evento de SP ficar com mais cara de fake.  Mesmo assim, será que milhares se arriscam a ir ao evento do dia 17/01?

PS: Esse artigo foi uma sugestão dos leitores Arlindo Renascer e Cláudia Andrade. Se você quer sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.