Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Fotos mostram mansão de Edir Macedo em Campos do Jordão (SP) #boato

Fotos mostram mansão de Edir Macedo em Campos do Jordão (SP) #boato

Boato – Uma série de fotos mostra a luxuosa mansão do bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, na cidade de Campos do Jordão (SP).

Na internet, o que não falta é riqueza atribuída a quem não é o verdadeiro dono dela. Por inúmeras vezes, falamos de fazendas atribuídas a políticos (como a fazenda e os carros de Lulinha). Hoje, vamos falar de uma mansão atribuída a um religioso. A última história que circula online (na verdade, é antiga, mas tudo bem) dá conta de que Edir Macedo, fundador da Universal, é dono de uma casa de tirar o chapéu.

A mensagem, que está viralizando por meio de um arquivo PDF no WhatsApp, mostra as imagens de uma suntuosa mansão e faz mistério sobre o dono. No final, a mensagem aponta que a casa fica em Campos do Jordão (SP) e que o dono é Edir Macedo. Leia a mensagem que circula online:

A quem pertence esta opulenta, magnífica, maravilhosa, deslumbrante, extraordinária mansão? Não há palavra que possa qualificar beleza, ostentação e magnificência desta residência pessoal, digna de um rei. Vamos ver se você acerta. Esta mansão pertence a: 1. Um bilionário norte-americano? 2. Um príncipe saudita? Mais fotos… Ainda tem dúvidas? Seria essa mansão do Luiz XIV da França? Uma ajuda: Essa mansão é de um brasileiro… que foi digamos… de uma classe média… Uma foto a mais… RESPOSTA:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Essa é apenas uma, sim uma das mansões do “bispo” EDIR MACEDO, dono da da Igreja Universal, vulgo pastor dos pobres, dono do grupo de comunicações Record. Acredita??? Pelo menos é o que circula na internet. A casa está localizada em Campos do Jordão, e segundo fontes, possui 2.000 m², 35 cômodos distribuidos em 4 andares sendo 18 suítes com banheira de hidromassagem, um jardim réplica do Monte das Oliveiras de Jerusalém, adega, sala de cinema, quadra de squash e elevador panorâmico.

Foi trazido da Itália 600 m² de mármore botticino com um custo de R$240.000. Ainda há dois pequenos viadutos de 200 metros para acesso à rua. O bispo ainda tem outra casa em Campos do Jordão de 4.000 m2, com 15 cômodos e 6 suítes, academia de ginástica e heliporto, foi adquirida em 1996 por mais de R$1 milhão. Lamentavelmente ainda existe gente que crê nesses monstros hediondos. Quantas bocas deixaram de comer? Quantas pessoas humildes deixaram de comprar um par de sapatos, para doar suas moedas a este Hitler moderno? Lastimável.

Fotos mostram mansão de Edir Macedo em Campos do Jordão (SP)?

As tais imagens viralizaram para valer na internet. Mas será mesmo que se trata da mansão do pastor Edir Macedo em Campos do Jordão? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

De cara, achamos um “detalhe” um tanto quanto estranho. Nunca vimos uma imagem sequer de Edir Macedo na tal mansão ou mesmo outras fotos da casa em Campos do Jordão. Vamos combinar que uma casa dessas viraria atração turística na cidade. Ao buscar sobre o assunto, não achamos nada (além do mesmo texto) que ateste que a casa das imagens seja do fundador da Igreja Universal. Ou seja: o assunto não é balizado por fontes confiáveis.

Resolvemos, então, buscar pelas fotos. De cara: chegamos a duas conclusões. 1) As imagens da casa não são do Brasil (muito menos de Campos do Jordão). 2) A propriedade do local já foi atribuída a “meio mundo”. Em uma rápida pesquisa, encontramos informações de que a casa era do ator indiano Shahrukh Khan, do presidente do Paquistão e do ex-ditador do Zimbábue Robert Mugabe, entre outros nomes.

Em meio a tantas versões, fazemos a mesma pergunta que “o PDF” faz: A quem pertence esta opulenta, magnífica, maravilhosa, deslumbrante, extraordinária mansão? A resposta é (também como diz o texto) a um bilionário norte-americano.

Quando desmentiu o boato sobre Robert Mugabe, o Snopes apontou que a mansão é uma casa em Los Angeles alugada para filmagens de cinema. As imagens foram tiradas de um anúncio de aluguel (que já saiu do ar). Buscando um pouco mais sobre o assunto descobrimos que se trata da mansão Fleur de Lys e pertence a Michael Milken, investidor norte-americano.

Resumindo: a história que mostra um monte de fotos de uma mansão e aponta que ela pertence a Edir Macedo é falsa. Nem o fundador da Universal é o dono da casa luxuosa nem ela fica em Campos do Jordão. Boato!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.