Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Jesus Cristo abre olhos em igreja do México #boato

Jesus Cristo abre olhos em igreja do México #boato

Boato – Vídeo mostra estátua de Jesus Cristo abrindo os olhos na Capela de Saltilla, em Coahuila de Zaragoza, no México.

Todo mundo já deve ter ouvido histórias de santas que choram sangue, lágrimas e que abrem os olhos. Multidões fazem romarias e novenas toda vez que um desses “milagres” acontece.

E como esperado, dessa vez, não foi diferente. De acordo com uma notícia compartilhada na web, um vídeo mostra a estátua de Jesus Cristo abrindo os olhos durante uma missa na Capela de Saltilla, em Coaheila de Zaragoza, no México. Assista:

O vídeo, que tem gerado discussões entre fiéis, está em baixa qualidade, mas permite visualizar no 1m05s o momento em que supostamente a estátua abre e fecha os olhos. As imagens foram registradas em junho deste ano e viralizaram na internet após ser divulgado pelo canal Adimensional Paranormal.

Jesus Cristo abre os olhos?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Ainda bem que quando esses fatos acontecem, sempre tem um “Tomé” pra duvidar.  E se você é um desses “Tomés”, já deve imaginar que essa história é falsa. Mas, se você não entendeu o porquê dessa história não passar de uma balela, a gente te ajuda.

Primeiro, apesar, do site afirmar que o vídeo foi analisado por mais de 20 especialistas, incluindo sacerdotes, a igreja se recusou a assistí-lo e, muito menos emitir uma declaração sobre o episódio. Parece estranho, não?

Como já era de se esperar, as imagens estão em baixa qualidade, escuras e desfocadas. É uma pena porque com essas “características”, o vídeo só fica mais suspeito. Pois bem. Devemos notar que quando a estátua abre e fecha os olhos, todo o vídeo fica comprometido.

Ao analisar o vídeo, percebemos que não só os olhos de Jesus se deformam, como também seu rosto. Além disso, quando o fenômeno acontece há uma mudança no foco, na nitidez e saturação do vídeo. O canal do Youtube Australian Fenômenos produziu um vídeo onde é possível notar as mudanças. Confira:

Para sacramentar: o “Snopes”, site americano que desmente boatos, também investigou o caso. Caso seja de seu interesse, este tutorial, do canal Austin Newell, também ajuda a desvendar o caso. O vídeo mostra como criar efeitos nos olhos com o uso de softwares de edição de imagens.

Sendo assim, podemos afirmar que a história da estátua de Jesus Cristo abrindo e fechando os olhos é falsa. Tudo não passa de mais um desses vídeos com montagens bem amadoras.

Ps.: Esse artigo foi uma sugestão dos leitores Paulo Sollo, Nathyelle Mello e Milena Johnston. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org entre em contato pelo site ou Facebook.