Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Jeremias Steepek: pastor que se disfarçou de mendigo #boato

Jeremias Steepek: pastor que se disfarçou de mendigo #boato

Boato – No dia em que iria ser apresentado como pastor de uma igreja, Jeremias Steepek se disfarçou de mendigo e ensinou lições de humildade para as pessoas da congregação.

Histórias que envolvem religião ou que apontam para “lições de vida” são algumas das mais populares em redes sociais. É uma pena que nem todas são verdadeiras. Este é o caso de uma mensagem que circula em diversos idiomas pela internet. O texto conta a história do pastor Jeremias Steepek.

De acordo com o texto, que começou a circular em julho de 2013, o pastor Jeremias foi escolhido para ser o pastor principal de uma igreja de 10 mil pessoas. No grande dia, ele se disfarçou de mendigo e começou a circular pela congregação. Jeremias foi ignorado e ninguém lhe deu nenhuma esmola. Ao entrar na igreja, tentou se sentar na parte da frente. Mas foi impedido pelos diáconos (espécie de ajudantes da congregação).

Na parte do culto em que seu nome foi anunciado, Jeremias se revelou. Leu uma passagem da bíblia de Matheus, que cita a humildade, e contou o que lhe aconteceu naquela manhã. As pessoas se envergonharam do que haviam feito e o texto termina falando o verdadeiro sentido de ser cristão.

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

A história realmente é linda, mas não é real. O primeiro furo está no próprio nome do pastor. Na internet, não há nenhuma referência sobre Jeremias Steepek. Além disso, a versão em inglês cita o pastor como Jeremiah Steepek. Qual seria a pessoas certa¿ Além disso, o texto não cita qual é a congregação de 10 mil pessoas (que com tantos fieis, seria bem significativa).

Porém, o maior furo está nas fotos utilizadas nos boatos. Três imagens são populares nas histórias sobre Jeremias. Mas as três imagens são sobre pessoas diferentes. De acordo com o E-farsas, uma das fotos é de um fotógrafo americano, outra de um ator brasileiro que vive em Portugal e a última de um pastor brasileiro, que realmente se vestiu de mendigo em algumas ocasiões.

Publicações internacionais, como o Huffington Post, também citam a história como hoax. Mas o que chama atenção é que apenas um site de notícias cristãs não comprou a história como verdade: o Gospel Prime. Dezenas de outros sites deram a história como verdadeira sem checar. Por isso, não se surpreenda se a linda história de Jeremias Steepek for contada como verdade em algum culto pelo mundo.

Leia na íntegra a história do pastor Jeremias Steepek, que se vestiu de mendigo