Inri Cristo morreu: corpo de Álvaro Thais foi encontrado na Colômbia #boato

Boato – Álvaro Thais, conhecido como Inri Cristo, morreu em plena sexta-feira santa. Corpo do religioso foi encontrado na Colômbia.

Sexta-feira Santa. Também conhecido como o dia que Jesus foi crucificado. O que você me diria se eu te contasse que a história do homem mais importante de todos os tempos se repetiu em pleno Século XXI?

Circula na internet uma notícia que aponta que o religioso Álvaro Thais, mais conhecido como Inri Cristo, foi encontrado morto na cidade de El Calvario, na Colômbia. A notícia foi publicada em um blog famoso de política de 2018 e viralizou. A história chegou a virar Trend Topic no Twitter. Leia a notícia:

Inri Cristo morreu – Diário de Pernambuco, Álvaro Thais, conhecido como Inri Cristo, morreu nesta sexta-feira na cidade de El Calvario, localizada no departamento de Meta, na Colômbia. Inri estava em uma peregrinação solitária pela América Latina. Ele era fundador e líder da Suprema Ordem Universal da Santíssima Trindade (SOUST), instituição religiosa que agrega cerca de 12 pessoas em todo o país.

As circunstâncias de sua morte ainda não foram esclarecidas, mas a polícia local trabalha com a hipótese de assassinato. “O corpo não apresentava sinais visíveis de violência, mas a colina em que foi encontrado é local de desova de corpos das vítimas executadas pelo cartel de narcotraficantes Los Romanos. […]

Corpo de Inri Cristo foi encontrado na Colômbia? Ele morreu?

Como dito antes, a história viralizou muito na internet. Mas será mesmo que o corpo de Inri Cristo foi encontrado na Colômbia? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

A resposta para o “mistério” se resolve em uma rápida busca na internet. Apesar de a história circular na internet em 2018 e ter a fonte atribuída ao jornal Diário de Pernambuco, a “notícia” é de 2013 e foi publicada no site Diário Pernambucano. Se você não sabe, o Diário Pernambucano é um site de humor e tem a seguinte descrição na seção Quem Somos:

Acompanhe as notícias mais verossímeis que uma realidade absurda é capaz de produzir! Fique tranquilo, nós somos um site de notícias meio fake (falsas), meio reais. Falsiê talvez seja o melhor conceito. Nossas notas não são fonte de informação (não de informação usual). Não somos um site que produz somente mentiras ou mera desinformação. Trabalhamos com verdades incômodas e com mentiras convenientes.

Deu para entender o que aconteceu? Um site de humor publicou a informação (ótima sacada, aliás) em 2013. Em 2018, um site que (teoricamente) só publica verdades copiou a matéria, publicou como se fosse verdadeira e fez o assunto viralizar no Twitter.

Só para garantir que a história falsa não virou realidade, resolvemos buscar informações de como Inri Cristo está nesta Páscoa. Tanto nas redes sociais (Facebook e Twitter) como no site oficial, não há nenhuma informação sobre a morte de Cristo (pelo menos não do brasileiro). Apenas mensagens sobre a Sexta-Feira Santa.

Resumindo: a história que aponta que o religioso Inri Cristo morreu e teve o corpo encontrado na Colômbia é falsa. Trata-se de uma história criada em um site de humor que foi divulgada como verdade em 2018.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

3 comentários em “Inri Cristo morreu: corpo de Álvaro Thais foi encontrado na Colômbia #boato

  • 01/04/2018 em 18:26
    Permalink

    INRI CRISTO é vida jamais morre pois o PAI É ETERNO.

    Resposta
  • 31/03/2018 em 13:44
    Permalink

    Se realmente ele morreu, esperem que ressuscitará amanhã.

    Resposta
  • 31/03/2018 em 02:38
    Permalink

    Infelizmente tem muito site sensacionalista que ganha em cima dessas mentiras, obrigado por compartilhar sobre esse boato.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)