Informação de que Cid Moreira se batizou na IASD em Itajaí-SC é falsa

Cid Moreira e Fátima Sampaio teriam se batizado na Igreja Adventista
Cid Moreira e Fátima Sampaio teriam se batizado na Igreja Adventista

Boato – Cid Moreira e a sua mulher, a jornalista Fátima Sampaio, teriam se batizado na Igreja Adventista do Sétimo Dia em Itajaí-SC no dia 10 de agosto de 2013.

Mais um boato que envolve religião se espalhou em blogs e redes sociais. Começou a circular no início de agosto de 2013 a informação de que o jornalista Cid Moreira iria tomar uma decisão importante na vida. Ao lado da esposa Fátima Sampaio, ele iria se batizar na Igreja Adventista do Sétimo Dia em Itajaí-SC.

A data seria no dia 10 de agosto às 15 horas. A curta mensagem, que pode ser lida aqui, noticia que o jornalista iria participar de uma cerimônia do Pr. Raimundo Gonçalves da Silva. Por fim, o texto chama as pessoas a se batizarem também na Igreja de Deus.

Obviamente, juntar o nome de alguém como Cid Moreira (também conhecido por gravar áudios sobre a Bíblia) à fé fez com que a mensagem bombasse em redes sociais. O único problema é que o tão falado batismo simplesmente não aconteceu.

O fato foi desmentido por Siloé Almeida, amigo de Cid Moreira. De acordo com mensagem postada no Facebook, Cid estaria no exterior com a esposa e não em Santa Catarina, como foi dito. Siloé disse que a foto foi tirada em Israel, onde o casal fez um “batismo turístico” no Rio Jordão.

Procurando na internet, é possível achar uma reportagem da Revista Caras sobre a viagem, que ocorreu em 2009. No texto, Cid e Fátima afirmam que não fazem parte de igreja alguma, apesar de manter uma crença em Deus.

Por fim, o próprio Pr. Raimundo Gonçalves da Silva acabou, de certa forma, desmentido o boato. Pelo Twitter, o pastor postou uma foto do evento em Itajaí-SC com as pessoas que iriam se batizar. Nenhuma delas é Cid Moreira ou sua esposa e o cenário não lembra a foto do hoax.

Após alguns esclarecimentos, algumas versões do boato pararam de dar a informação pontual sobre Itajaí-SC. A mensagem passava a dizer que Cid tinha se convertido recentemente, informação que continua sendo errada.

Leia o texto que fala que Cid Moreira se batizou na Igreja Adventista

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

12 comentários em “Informação de que Cid Moreira se batizou na IASD em Itajaí-SC é falsa

  • 15/05/2014 em 18:36
    Permalink

    O que acontece hoje em dia, é que queremos que a bíblia se adapte ao nosso estilo de vida, e não nós, ser-mos obediência a palavra do senhor. Não convêm discutir, a porta da graça ainda está aberta á todos. Aceite a Jesus e seja obediente e ele lhe mostrará o caminho.

    Resposta
  • 25/03/2014 em 02:51
    Permalink

    vejamos a Bíblia.

    Quando examinamos a linguagem original da Bíblia, encontramos que a palavra batismo significa, literalmente, “afundar, mergulhar, imergir”. Isso apoia a idéia de que o batismo no qual se é completamente submerso sob a água representa o verdadeiro significado da palavra batismo.

    Um argumento ainda mais forte para o batismo por imersão é encontrado nos exemplos bíblicos:

    Mateus 3:16 diz-nos que Jesus “batizado, saiu logo da água”, concluindo-se que Ele tinha entrado na água.

    João 3:23 nos diz que João batizou em Enom “porque havia ali muitas águas”. Se ele estivesse apenas borrifando ou derramando para batizar, por que teria sido necessária muita água?

    Em Atos 8:38-39, encontramos Filipe e o eunuco entrando na água. Novamente, isso reforça o fato de que o batismo por imersão é exigido do crente.

    Paulo compara o batismo a um sepultamento (Colossenses 2:12, Romanos 6:3-6). Não sepultamos um corpo atirando apenas uma pá de terra sobre ele nem tentaríamos sepultar o velho homem do pecado simplesmente com umas poucas gotas de água.

    A imersão está no plano de Deus para o batismo do crente.

    Você não vai encontrar nenhuma passagem na Bíblia que sustente outro tipo de batismo.

    Resposta
    • 06/04/2014 em 14:45
      Permalink

      Jesus mandou os Apóstolos batizarem com água, em nome do Pai, Filho e Espírito Santo. Não disse a idade, nem falou no Rio Jordão, como também não disse que era por imersão ou aspersão. São Paulo batizou o carcereiro no cárcere, e lá não tinha nenhum rio. Batizou a família de Estéfanes, e naturalmente haviam crianças. O Batismo é um sacramento instituído por Jesus Cristo em substituição a circuncisão que no judaísmo ainda existe, pois os judeus não reconheceram Jesus como sendo o “Messias”, e ainda o estão esperando, tanto é que o portão, em Jerusalém está fechado, e segundo os judeus, só será aberto quando o Messias chegar. Obs: Ler o livro de Atos dos Apóstolos com atenção para não se deixar alienar por esses falsos ” profetas”

      Resposta
      • 15/05/2014 em 13:18
        Permalink

        Estude melhor os textos na itegra sem procurar interpreta;los a biblia foi feita para se estudar e entender. e nao para ser interpretadae é muito claro quando se entede o significado da palavra batismo que é baptismo significado imersao como ja disse o irmao acima. Jesus nao necessitava de batismo e o fez para nos dar o exemplo, portanto o fez por imersao e isso nao nos deixa duvida na biblia se alguem o tem é porque nao quer aceitar a verdade como regra de vida.

        Resposta
  • 11/01/2014 em 03:02
    Permalink

    É, sendo notícia de tamanha repercussão, de bom alvitre, consultar os citados diretamente. Caso contrário, estaremos sujeitos aos vagalhões da mentira difamatória.

    Resposta
  • 30/10/2013 em 15:52
    Permalink

    Agora circula nas redes sociais (Facebook) que Cid Moreira agora é pastor auxiliar da igreja onde congrega. Isso é boato também? Que fonte boatos.org usaria para provar o contrário? Ora de repente isso pode ser um grande boato também…

    Resposta
    • 09/11/2013 em 22:58
      Permalink

      se for verdade acho muito bom p ele, pq jesus foi batizado no rio jordão então é uma honra ser batizado no mesmo lugar, eu sou catolica e li aq na biblia, que quem nao crê no coração que jesus ta vivo e não se batizar por imersão não será salvo.

      Resposta
      • 27/11/2013 em 14:29
        Permalink

        claudia, na verdade não esta escrito assim, mas esta escrito dessa forma : QUEM CRER E FOR BATIZADO SERÁ SALVO, PORÉM QUEM NÃO CRER JÁ ESTA CONDENADO. Precisamos prestar atenção que o batismo é ordenança, que todos tem que se batizar para tomar a ceia do senhor, e nos tornarmos membros, mas não justifica que o batismo salva não, no texto que vc leu comprova que quem não crer já se fez condenado, e nem foi Cristo e sim a própria pessoa que se condenou por não crer em Deus.

        Resposta
      • 06/04/2014 em 14:26
        Permalink

        Jesus mandou batizar com água, em nome do Pai, Filho e do E. Santo. Não disse que era por imersão ou aspersão, nem falou no rio jordão, como também em idade. São Paulo batizou o carcereiro no cárcere, e lá não tinha rio, como também, batizou a família de Estéfanes, e naturalmente existiam crianças. O batismo é um sacramento instituído por Jesus em substituição da circuncisão que era usado, e ainda é, pelos judeus, pois eles ainda estão esperando o “Messias”, ( não reconheceram Jesus) Ler o livro de atos dos Apóstolos.

        Resposta
        • 02/09/2014 em 21:32
          Permalink

          Mria infelizmente nesse ponto você esta equivocada. Como já foi dito apalavra batismo d fato significa no original grego imergir ou afundar, o carcereiro batizado e a família que pedro batizou foram também batizados da mesma forma embora a bíblia não deixe isso claro, pois a bíblia não precisa dizer tudo pormenorizadamente. Mas pela própria palavra baptismo já se entende o que de fato aconteceu.
          Não é obvio que tinha crianças a bíblia não diz isso, mas talvez de fato tivesse. Porem, o batismo como se ve no caso de Jesus e dos apóstolos, são apenas para pessoas que possam tomar consciêntemente uma escolha de servir a Cristo, uma criança de 10 anos poderia fazer esta escolha, mas nunca uma de 1, 2, 3, 4, anos e ai por diante. Neste caso batiza-los estaria errado, caso contrario poderíamos batizar alguém que esta em coma, e quando ele tonasse diríamos, oi você esta servindo a Jesus desde tal dia, sua vida deve ser assim e assim, isto eu lhe digo seria muito errado. Não podemos de forma alguma tomar decisões espirituais por outrem, pois isso Deus não aceita, Ele quer que a pessoa decida sozinha o que de fato quer de sua vida.
          Que Deus abençoe a todos vocês

          Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)