Hoax – Mulher se levanta de túmulo e anuncia vinda de Jesus em Toraja, Indonésia

By | 26/08/2013
Boato aponta que mulher se levantou de túmulo para anunciar vinda de Jesus

Boato aponta que mulher se levantou de túmulo para anunciar vinda de Jesus

Boato – Após 7 dias morta, uma mulher de Toraja, na Indonésia, se levantou do túmulo e anunciou a vinda de Jesus. Depois de duas horas, ela morreu novamente.

Esse boato não é novo. A nada agradável foto que está ao lado já foi utilizada, em 2010, para a descrição de um boato de que na cidade de Toraja zumbis estavam se levantando das covas. Já em 2013, religião entrou na história. A curta mensagem que tem circulado em redes sociais é a seguinte:

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

MULHER SE LEVANTA DO TUMULO.

Apos 7 dias de morta mulher se levanta em Toraja, na Indonésia, e anuncia a vinda de Jesus . (Essa geração não passara antes da volta do mestre ) e assim depois de 2 horas morreu . A bíblia fala que no fim dos tempos aconteceram muitas coisas .

E AI VAI FICAR DE BOBEIRA LONGE DE JESUS?

Quem acompanha as postagens do Boatos.org sabe que este tipo de mensagem é característica de um hoax. Textos sem fontes, muitas letras maiúsculas, erros de concordância, ortografia e acentuação dão a tônica do texto.

Mas bem, vamos aos fatos. Ao que parece, a foto realmente foi tirada em Toraja, na Indonésia. Neste ponto, há duas possibilidades. Ou ela não está morta e está muito doente (talvez com uma doença de pele) ou ela morreu ou o corpo faz parte de um ritual tradicional da região.

Em Toraja, há um grande ritual para enterrar as pessoas. Por mais inverossímil que possa parecer, o corpo do falecido fica por um período na casa das pessoas. Para o dia da cerimônia, são sacrificados vários animais e ele é enterrado. Este vídeo do National Geographic (em inglês) mostra.

Uma vez por ano, o corpo é desenterrado e a roupa do morto é trocada. E, de acordo com o Daily Mail (jornal de notícias bizarras da Inglaterra), o corpo é levado para “dar uma volta” pelo vilarejo. Esse outro vídeo mostra cenas do ritual. 

Sendo assim, tanto a história do zumbi como a da ressucitação da mulher que anunciou a volta de Jesus são falsas.

Um detalhe: existe uma doença chamada catalepsia, no qual as pessoas ficam como “mortas” por horas e depois voltam ao normal. Alguns casos de “pessoas que voltaram à vida” conhecidos aconteceram por causa de sintomas da patologia.

46 thoughts on “Hoax – Mulher se levanta de túmulo e anuncia vinda de Jesus em Toraja, Indonésia

  1. Julio

    Kuro, não sei porque tantos estão falando de você. Deus vai mostrar a você que Ele existe. Até hoje só soube por um amigo de uma pessoa que até o fim, mesmo com câncer, negou a existência de Deus. Me lembro até hoje de uma pregação de um pastor de outra nacionalidade que tinha vizinhos que afirmavam que Deus não existia. Esses mesmos vizinhos, quando houve um terremoto na mesma hora falaram “Meu Deus, me ajude!”. Deus vai mostrar a você que existe simplesmente porque Ele o ama. Kuro, não fosse pelo seu comentário eu não teria lido todos os comentários até o fim. Deus o abençoe abundantemente porque Ele o tem usado mesmo nessa situação, assim como usou a Saulo e está registrado até hoje. Um forte abraço a todos e que Deus os abençoe. Ah, sobre o texto não vou comentar mais nada, não preciso.

    Reply
  2. Camila

    Eu não sei se esta noticia é verdade ou não quando deus quer ele fas é pronto ele não precisa da opnão de ninguem não ( Kuro antes de falar as coisas vaii primeiro ir a uma igreja Pede perdão a deus pq se nao fosse po ele vc nao estaria vivo Mas que deus te abençoi “”

    Reply
    1. Magali Franco

      Gostaria de saber se para ser crente é obrigatoriedade ser ignorante também, porque vamos combinar que TODOS os crentes que aparecem em comentários da internet escrevem errado.

      Reply
      1. Life Coach

        Magali, verdade!

        Começo a questionar se é pré-requisito para ser “cristão”, não ter ido à escola. Não é possível!
        Fico envergonhado com tanta falta de concordância, vocabulário, etc, etc, etc… Impressionante!

        Reply
        1. Antonio Sucar

          Na verdade, o pré-requisito é ter um coração disposto à entregar a vida à Cristo. Isso significa se converter dos seus maus caminhos passando a ter humildade, amor ao próximo e aos seus inimigos, dentre tantos outros chamado que Jesus faz. É uma caminhada bastante árdua, o caminho é estreito e a perfeição só um detém, DEUS!
          Por sua vez, quanto aos erros ortográficos no meio cristão/evangélico/religioso (como queira chamar) não passam do reflexo do nível do ensino que o Brasil oferece aos brasileiros. Por incrível que pareça, existes milhares de brasileiros que sequer sabem ler. Entretanto, infelizmente essa realidade não vai mudar enquanto os que discorrem com louvor, escrevem com concordância nominal e verbal, impõem sentido coerente aos seus textos se limitarem a observar e criticar. Acredito que o privilégio de deter parcela considerável de conhecimento deve ser utilizado para benefício próprio e de sua família, porém muito mais em favor da sociedade. Resumir-se a permanecer na plateia apenas julgando é a posição mais fácil e mais pobre que um ser humano pode exercer. Gostaria de ver todos eles “colocar as mãos na massa” (figura de linguagem) e produzir algo louvável em favor da sociedade junto a um trabalho social de combate à corrupção na educação de sua cidade, dar aula particular de português básico a estudante de baixa renda que esta iniciando e enfrenta dificuldade, bem como tantas e tantas outras atividades que não a de apenas expor uma pessoa na rede mundial de computadores.
          Longe de mim imaginar que minha opinião seria aceita por todos, contudo não podemos negar que o Cristianismo precisa ser Relevante.

          Atenciosamente,

          Antonio Sucar

          (Obs.: erros de português fazem parte de minha vida, nunca fechei uma redação de concurso. Por essa razão, desde já peso desculpas por tais erros.)

          Reply
  3. Camila

    Eu não sei se esta noticia é verdade ou não quando deus quer ele fas é pronto ele não precisa da opnão de ninguem não ( Kuro antes de falar as coisas vaii primeiro ir a uma igreja Pede perdão a deus pq se nao fosse po ele vc nao estaria vivo Mas que deus te abençoi

    Reply
  4. wagner william

    Deus e fiel conhecereis a verdade e a verdade vos lhe bertara,,uma coisa sei temos rq esta focados em jesus cristo seguindo ele de todo o nosso coracao amar o proximo irmos mediante a Palavra Deus Amem!

    Reply
  5. Edison

    as pessoas acreditam em tudo que vê na internet né?, a primeira vez que vi essa foto com esse texto, logo reconheci, essa foto ja circula na internet a muito tempo, é sobre uma cidade onde os familiares não enterram seus entes queridos, eles conservam os mortos deixando eles em posições confortaveis dentro de casa como se ainda estivessem vivos, é tradição, para quem não conhece a História procure no google sobre (toraja mortos vivos)
    qualquer dúvida, sempre busque uma segunda informação para ter certeza sobre oque acreditar.

    Reply
  6. Emerson Peressuti Weller

    Olha só por que eu não acredito nisso:

    Lucas: 16. 27. Disse ele então: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, 28. porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham eles também para este lugar de tormento. 29. Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. 30. Respondeu ele: Não! pai Abraão; mas, se alguém dentre os mortos for ter com eles, hão de se arrepender. 31. Abraão, porém, lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.

    Reply
  7. Daiane

    Bom… Quem sou eu para tentar explicar ou ateh mesmo intender… So sei q realmente Jesus está voltatando e para ser sincera, nem sempre vamos compreender certas coisas que acontecem mas elas estao ai. Vai depender de nos entender e compreender…
    Que Deus abençoe a todos e fikem na paz Dele. Amén

    Reply
  8. esther

    Resumindo, Vcs NÃO sabem sobre a veracidade da história. Vcs nao sabem quem sao as pessoas na foto e i que esrava acontecendo. Vcs apenas levantaram HIPÓTESES que pudessem explicar a foto e a notícia. Apenas pq uma história ultrapassa seu horizonte cognitivo não significa que seja necessariamente falsa.

    Reply
    1. Henrique Pratis

      “Dessa geração não passará”.
      Cristo nunca diria isso.
      Ele mesmo disse:
      Ninguém sabe nem o dia e nem a hora. Nem mesmo o Filho.

      Se Cristo assumiu que ele não sabe quando irá voltar então como pode dizer que não vai passar dessa geração?

      Reply
  9. João Victor

    so deus na tua vida kuro.
    arrepende-te enquanto é tempo, pois ja é chegada a vinda do filho do homem.
    peço aos demais q não comentem mais os postes desse blog pois só servem pra tirar a paz dos que creem e divertir os que nao creem como essa pessoa “kuro”.
    que deus abençoe a todos vocês e que possamos nos encontrar na gloria ao lado do pai pois só sera festa para nós fieis.

    Reply
  10. Roosivelt

    Quando o sr Deus levou o profeta para o vale de ossos secos. ELE PERGUNTA pode esses voltar há ter vida e o profeta assim Tu dizes.Pois ali ele começa a contemplar o ressurgimento dos nervos em volta dos ossos, até ele voltar por completo todo o corpo que ele via.e isso foi mais difícil do que essa sra.que está aí mais meu estimado pesquisador o Senhor fala que a sabedoria do homem é loucura para Deus. Pois não sabe aonde leva pois ele o homem é limitado. Então critique as coisa de Deus apenas Observe calado e nas suas orações peça entendimento de Deus,

    Reply
  11. rafaela

    pois bem em apocalipe fala de coisas espantosas que acontecera na terra e no ceu e que seu povo iria ver muitas coisas.tbm a biblia manda a gente vigiar com falsos profetas e etc.o que mais nos vemos em sites e redes socias sao essas noticias,a cada dia uma nova.e muitas vezes acreditamos,agora eu te pergunto:se aparecesse na internet que jesus ja voltou e esta na terra?acreditariam ou se enganariam com rumores.acautelai_vos igreja ele de fato esta voltando e sera que se ele voltar vai nos achar ligados nele ou em noticias de internet.orem mais jesus os ama.vao ler mais a biblia e tenham mais tempo pra deus do que em internet.grata.

    Reply
  12. Adalberto Fernandes Alexandre

    Adalberto
    10 de junho de 2015
    Your comment is awaiting moderation.
    Coisas esquesitas do nosso mundo…vai entender…me interesso mais por permanecer mais tempo vivo….

    Reply ↓

    Reply
  13. Adalberto

    Coisas esquesitas do nosso mundo…vai entender…me interesso mais por permanecer mais tempo vivo….

    Reply
  14. sara

    Pessoas que não acreditam em Deus esta muito longe de ser alguém inteligente acredito que aqueles que não tem fé em DEUS como esse KURO um merda que acha que esta na terra pq? acha que veio de lambreta? seu otário não sabe nem o que fala suas palavras ainda iram próprio te ferir ira pedir perdão pelas palavras ditas um dia contra o todo Poderoso Deus e seu filho Jesus Cristo tenho so algo a dizer **PENA** sem mais.

    Reply
  15. Simone

    Isso não é limpeza de mortos ,ela está de pé o homem que a segura não coloca força suficiente nota -se que esta de pé por força própria,se o ritual é feito após um ano ,então como o corpo dela não está totalmente degradado porque depois de um ano o corpo já estaria numa fase super avançada se degradação ,custa tanto admitir que Jesus existe e que talvez esteja voltando ???? pensem nisso nem tudo que acontece no mundo há uma explicação física ou científica .

    Reply
    1. FACTER

      e voce acha que a gente, como voce se atualiza com apenas uma foto, ou rumor. estude sobre o assunto, e refaça seu argumento.

      Reply
  16. Tita

    Se ela estivesse morta não parceria estar andando, se estivesse morta estaria sendo carregada. Seja lá o que for, Deus é Deus!
    Ele pode tudo!

    Reply
  17. Gilberto

    Se é ritual como é que o corpo esta em pé sozinho ?
    Ninguem o está segurando .

    Reply
  18. MARCOLINO

    SÓ QUE NÃO!!!
    ISSO É UMA TRADIÇÃO EM QUE ELES LEVAM OS CORPOS MORTOS ANDANDO ATE SUA CIDADE NATAL

    Reply
  19. carlos coutinho

    Pessoal? Não falemos coisas loucas.Leiam com bastante calma: JOÃO 11, O rito entre JESUS e LAZARO, LAZARO morreu com o consentimento de DEUS, e JESUS o ressuscitou.Quando JESUS “morreu“ na cruz, muitos mortos ressuscitaram naquela hora. Estudem a biblia que é melhor para todo mundo.Deus Abençoe…

    Reply
    1. FACTER

      Estude mais a palavra, releia a noticia, estude o assunto, recomente se capaz.

      Reply
    1. Edson dos Santos

      gente, não deem atenção para o que diz , este tal kuro, se ele fosse muito importante , o nome dele, não começaria com kú valeu?????????

      Reply
  20. Fernanda

    Se é verdade ou não esta notícia eu não sei, porém nada é impossível para Deus! Ele já me provou isso em diversas situações na minha vida e em testemunhos que já presenciei o milagre e o amor de Deus. Mas isso só acontece quando acreditamos verdadeiramente no sobre natural e peço que Deus tenha misericórdia das pessoas que nunca tiveram uma experiência com Deus e ainda assim escandalizam o seu nome! Se você não crê, peça para Deus te dar sinais, confesse ao pai os sentimentos de seu coração e aguarde uma resposta que com certeza ele vai te dar, mas primeiramente mostre interesse em conhece-lo, pois ele é educado e somente habita na vida daqueles que querem a presença dele.

    Reply
  21. ana paula

    se é verdade que ela ressucitou ou não ,eu não sei ….só sei que DEUS escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar as sabias e se os vivos muitas vezes estão ocupados demais para pregar o evangelho porque o SENHOR não poderia usar os mortos….bom mesmo assim é bem verdade também que nos ultimos dias o inimigo vai tentar enganar até mesmo os ecolhidos.Fica pra nós o alerta seja como for verdadeiramente JESUS ESTA VOLTANDO e ninguém pode negar isso os sinais estão ai.

    Reply
    1. Tiago

      concordo plenamente, como a palavra diz que se agente não fizer a obra ate as pedras clamarão, mas a vinda de DEUS ninguém sabe nem os anjos do céu, só sei que se aproxima, e cada dia os sinais já testificam, e precisamos levar a mensagem. gloria a DEUS.

      Reply
  22. maria bernarda

    Acredito sim!Si DEUS usa até um jumento para falar com um homem,pk não levantaria um morto da sepultura?Ele é DEUS ele pode tudo!!Ainda mais que o relato diz que ela levantou de pois de 7 dias,deu o recado e voltou depois de 2 hrs,ela não pregou,apenas deu o recado,quem creu,recebeu;quem não creu,ficou polenizado.Mas que esse DEUS É PODEROSO PRA ISSO ELE É,E MUITO MAISS.

    Reply
  23. heldonele

    concordo!que objetivo DEUS teria em ressucitar uma pessoa para pregar o evangelho?
    a historia do rico e lázaro por exemplo,deixa bem claro que quem esta do outro lado não pode mais voltar.depois da morte segue-se o juizo!

    Reply
  24. Paulla Soares

    Verdade! O no livro de Mateus no Novo Testamento, relata todos os sinais que irão ocorrer antes d volta de CRISTO. O SENHOR irá voltar sim, e em breve, mas quem vai anunciar somos nós sere vivos, o SENHOR não utiliza de pessoas mortas pra anunciar sua volta, de que adianta algo que já se foi? De que adianta ressurgir se a porta da graça já se fechou pra ela? Nada adiantará, então DEUS não tem necessidade disso.!

    Reply
    1. rick

      se não sabem essa parada ai tem a ver com ritual d magia negra na indonésia, nada a ver com coisas de evângélicos sei lá..

      Reply
    2. Kuro

      Manola…desculpa a minha franqueza mas…Deus não existe :)

      Reply
      1. euamominhafamilia

        Vc deve esta possuida pelo demonio mais q deus te abencoe

        Reply
      2. max

        Seu ou sua idiota deus existe sim e elle vai vin buscar em que belle acredita..

        Reply
        1. BV

          Não vai, não, Tiago. Ninguém vai. Morreu, acabou. Ponto final.

          Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *