Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Cristãos são queimados vivos por muçulmanos na Nigéria #boato

Cristãos são queimados vivos por muçulmanos na Nigéria #boato

Boato – Imagem macabra mostra um grupo de cristãos que teria sido queimado vivo por muçulmanos sunitas na Nigéria.

Esse é mais um boato envolvendo o suposto assassinato de cristãos por muçulmanos. Assim como no caso das pessoas que foram mortas por muçulmanos na Costa do Marfim, a mensagem que está sendo compartilhada nas redes sociais e blogs mostra uma imagem chocante. A foto mostra muitos corpos carbonizados de pessoas e é acompanhada pelo seguinte texto:

Confira o desmentido em vídeo:

“Cristãos queimados vivos por muçulmanos sunitas da Nigéria. Notícias como essa, que deveriam estampar a primeira página dos jornais, são solenemente ignoradas pela grande mídia. Vamos divulgar!!! Merece a atenção e divulgação de todo aquele que professa a fé em Jesus Cristo!!! Um verdadeiro absurdo! Triste demais, mas a pura realidade! Divulguem. Espalhem esta notícia. Vamos fazer a nossa parte!”

Vamos lá povo de Deus, somos muito mas rápido que a globo! Se a imprensa ignora, podemos colocar a boca no tronbone mesmo sem o apoio da imprensa, e divulgar! Pois Deus é maior!

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Primeiro vamos aos fatos da mensagem. É difícil precisar de que caso eles estão falando na mensagem. Não há informação de quando isso aconteceu, nem em que cidade. As únicas informações são relacionadas a ataques de sunitas a cristãos na Nigéria.

Buscando informações sobre o assunto na internet, realmente chegamos a algumas notícias. A que mais se assemelha ao caso descrito na mensagem aconteceu em 2012 quando 50 cristãos foram mortos em um ataque suicida em duas igrejas na cidade de Kaduna. Essa matéria da CBS fala sobre o assunto.

Porém, o grande furo da mensagem está na foto. Apesar de relatar um fato que pode ter realmente ocorrido, a imagem não é relacionada a um ataque a cristãos na Nigéria. Na realidade, a foto aponta para um acidente que aconteceu na República Democrática do Congo em 2010. De acordo com esta matéria do Estadão, cerca de 230 pessoas morreram por uma explosão de um caminhão tanque no país. Esta matéria mostra imagens do acidente.

Apesar de realmente existir ataques a cristãos na Nigéria, a imagem não é relacionada a um genocídio de cristãos no país africanos e sim a um acidente de caminhão na República Democrática do Congo. Ou seja, a mensagem fala meia-verdade.