Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Flor Sangue de Cristo só floresce na Semana Santa #boato

Flor Sangue de Cristo só floresce na Semana Santa #boato

Boato – Na Nova Zelândia existe uma flor chamada Sangue de Cristo. Ela tem esse nome porque só floresce na Semana Santa.

A Páscoa está chegando e tem muita gente pensando em mais coisas do que só chocolate. Para os cristãos (sejam católicos, evangélicos ou de outras correntes), a Semana Santa é uma das mais importantes datas para se reforçar os laços com a fé.

Aproveitando o “clima pascoal”, muita gente tem postado uma imagem que tem chamado atenção na internet. É de uma flor vermelha. De acordo com o texto que acompanha a foto, ela se chama Sangue de Cristo e só floresce na Semana Santa. Leia o texto que circula online:

Esta flor é da Nova Zelândia e chama-se Sangue de Cristo! Só floresce na Semana Santa! Veja a cruz em seu interior! FOI POR AMOR QUE ELE DOOU SUA VIDA!

Flor Sangue de Cristo só floresce na Semana Santa?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

É claro que a imagem da bela flor (de fato, o interior dela lembra uma cruz) foi muito compartilhada na internet. Mas será verdade mesmo que existe uma flor chamada Sangue de Cristo e que ela só floresce na Semana Santa? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Para começar, afirmar que algo “só acontece na Semana Santa” é um tanto quanto impreciso. Isso acontece porque a cada ano, a Semana Santa acontece em datas diferentes. Salvo a hipótese que o florescimento da tal planta segue o calendário lunar, seria totalmente abstrato dizer que a flor só desabrocharia “na Semana Santa”.

Divagações à parte, o fato é que a tal planta Sangue de Cristo não existe. A imagem que está circulando na internet é de um metrosídero (pelo menos assim ela é chamada em Portugal) ou pohutukawa ou, ainda, árvore de natal da Nova Zelândia.

É verdade que essa árvore é, como o próprio nome diz, é típica da Nova Zelândia. Porém (como já adiantamos dois parágrafos acima), não é fato que ela floresça apenas na Páscoa. Também como o próprio nome diz, ela costuma florescer no período de final de ano. Este link do governo da Nova Zelândia confirma a informação.

Resumindo: a imagem da flor até que é bela. Porém, nem o nome dela é Sangue de Cristo tampouco ela floresce apenas na Semana Santa. Isso é só mais um boato que circula na internet.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.