Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Traficante Faísca do Borel ameaça metralhar igrejas e é morto #boato

Traficante Faísca do Borel ameaça metralhar igrejas e é morto #boato

Boato – Faísca do Borel, traficante do Rio de Janeiro, ordena a morte de cristãos e a depredação de igrejas evangélicas e acaba morto. 

Após à guerra do tráfico no Rio de Janeiro ter se intensificado, uma nova onda de violência se iniciou na cidade maravilhosa. Entre as vítimas, estão centros espíritas, de umbanda e candomblé. Porém, parece que o traficante Faísca do Borel não pretendia deixar essa perseguição terminar.

Em um áudio que anda circulando no Whatsapp, alguém que se diz Faísca do Borel dá a ordem a todos os comparsas: matar os cristãos e depredar as igrejas evangélicas no Morro do Borel. Pouco tempo depois, um novo áudio envolvendo o traficante começou a circular nas redes sociais: uma mulher afirma que Faísca do Borel teria sido morto por castigo divino. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Aí ó, o problema é o seguinte: mete a mão na arma e sai atropelando tudo o que é Igreja. Aqui é o Faísca do Borel. Pode meter a mão no fuzil e quebra, derruba, mata tudo que é cristão. Igreja por Igreja. Pode derrubar. Pode dizer que fui eu, Faísca do Borel. Valeu, mano? Passa na porta e vai metralhando todo mundo. Mata um por um.

Né, Sandra. Te mandei a foto do tal do Faísca. A minha colega lá do Morro do Vidigal, pela misericórdia do Senhor, tava conversando com ela e ela disse que o Senhor falou: quem é ele pra dizer que vai fechar as igrejas? Que ia descer ele ao pó da terra. Aí, eu tô te enviando a foto. Já mataram ele, viu?

Traficante Faísca do Borel ordenou perseguição às igrejas e foi morto?

Bom, as destruições de terreiros em favelas no Rio de Janeiro criaram um estado de alerta nos moradores. E isso colaborou para a criação de histórias que não são verdadeiras. É o caso destes áudios. Isso mesmo: a história do traficante Faísca do Borel é falsa. E confere comigo o porquê!

Primeiro, o áudio alertando sobre a perseguição do traficante pede compartilhamentos e apresenta informações vagas. Ou seja, cria medo e pânico, além de pedir por replicações, para atingir o maior número de pessoas. Todas essas características também foram identificadas em outros boatos que andaram circulando pela internet.

Além disso, ao procurar por alguma referência sobre o traficante, não encontramos nenhum resultado para o nome Faísca do Borel. E dado o fato de que ele ordenou a perseguição e morte de cristãos, só poderíamos estar falando de um chefe do tráfico. Sendo assim, alguma referência deveria existir.

Sobre a perseguição às igrejas evangélicas e aos cristãos do Morro do Borel, o próprio pastor de uma das igrejas que ficam no Morro, Jonathan Souto, fez um vídeo para desmentir a história. Segundo ele, diversos pastores, inclusive de fora do Estado, fizeram contato para saber o que estava acontecendo no Morro. Mas, segundo Jonathan, a história não passou de boato.

Logo, a morte do traficante Faísca do Borel também é falsa. Mas e a imagem do homem que aparece morto? A vítima, na realidade, não atende pelo nome Faísca do Borel, nem mora no Rio de Janeiro e a morte, muito menos, foi recente. O homem da foto tinha o apelido de ‘Coruja’, morava em Salvador (BA) e era suspeito da morte de um policial militar. A morte de ‘Coruja’ aconteceu em 2014, após uma troca de tiros com policias.

Portanto, nada da história é real. São invenções atrás de invenções para causar pânico e medo. Então, já sabemos onde colocar essa história, não é mesmo? Na estante de boatos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.